Geralmente, quando digo às pessoas que ganho a vida com blog, elas reviram os olhos. “Isso é tão fácil”, dizem eles. “Você recebe pagamento por ficar sentado na internet o dia todo e escrever sobre qualquer coisa. Um macaco consegue fazer o seu trabalho!”
É quando eu reviro meus olhos também. Veja, as pessoas são rápidas em considerar o blog como um trabalho simples. Mas quando eles realmente resolvem escrever seus primeiros posts, isso os atinge: Isso é muito mais difícil do que eu imaginava. Como qualquer pessoa que comece um novo emprego, eles estragam tudo.
Tudo bem – isso acontece com praticamente todos os novos blogueiros. Felizmente, é muito fácil evitar esses obstáculos se você souber que eles estão vindo.
Então, para todos vocês, blogueiros iniciantes, que estão procurando se atualizar rapidamente, continue lendo. Abaixo estão 5 erros comuns que a maioria dos iniciantes faz e algumas dicas sobre como evitá-los.
Erro 1: Sua escrita é muito “séria”?
Escrever um post no blog é muito diferente do que escrever um artigo. Mas quando os blogueiros começam, eles geralmente só têm experiência com o último. O problema? O estilo de escrever a partir de um trabalho de conclusão de curso não é o estilo de escrever que as pessoas gostam de ler.
Sejamos honestos: a maioria das pessoas que veem o seu post não vai ler a coisa toda. Se você quiser mantê-los interessados, você tem que obrigá-los a continuar lendo, escrevendo em um estilo que é fácil de ler .
Solução: Escreva como você fala.
Não há problema em ser mais conversador na sua escrita – na verdade, nós o encorajamos. Quanto mais acessível for a sua escrita, mais as pessoas irão gostar de lê-la. As pessoas querem se sentir como se estivessem fazendo negócios com pessoas reais, não com robôs.
Então relaxe sua escrita. Jogue em contrações. Livre-se do jargão. Faça um trocadilho ou dois. É assim que pessoas reais falam – e é isso que as pessoas reais gostam de ler.
Erro 2: Você pensa em ideias que só interessam a você?
Por mais que você leia e releia seus posts depois de publicá-los, você não é o único leitor ou o leitor pretendido.
Quando você começar a blogar, as ideias virão para você em momentos aleatórios – no chuveiro, em uma corrida, enquanto está no telefone com sua mãe. Embora as ideias possam surgir em momentos aleatórios, as ideias em si nunca devem ser aleatórias. Só porque é uma boa ideia em geral – ou algo que lhe interessa pessoalmente – não significa que seja uma boa ideia para a sua empresa/negócio.
Solução: crie postagens de blog que atendem aos objetivos de sua empresa.
A razão pela qual você está blogando é para resolver problemas para o seu público e, finalmente, para expandir seus negócios. Assim, todas as suas ideias de postagem de blog devem ajudar a atender a essas metas de crescimento . Eles devem ter conexões naturais para problemas em seu setor e abordar questões específicas e preocupações que seus possíveis clientes têm.
Precisa de ajuda para descobrir quais são esses objetivos e como resolvê-los? Converse com seu gerente sobre os objetivos maiores da empresa e, em seguida, agende uma reunião com alguém da equipe de vendas para saber quais perguntas são feitas com mais frequência. Após as duas reuniões, você deve saber quais metas você precisa atingir e ter algumas ideias sobre como alcançá-las.
Erro 3: Você acha que as pessoas se importam com você como escritor?
Parece duro, mas é a verdade: Quando as pessoas começam blogs, eles pensam que o seu público vai ser inerentemente interessado em suas histórias e seus interesses … mas isso não é o caso. Não é uma batida contra eles como pessoa – é só que quando você é novo, ninguém está interessado em você e em suas experiências. As pessoas se importam muito mais com o que você pode ensinar.
Solução: mostre sua personalidade.
Mesmo que as pessoas realmente não se importem com o fato de você estar escrevendo o artigo, você pode inserir partes de sua personalidade em seus textos para que se sintam mais à vontade com você. Como você faz isso é inteiramente com você. Algumas pessoas gostam de fazer piadas, outras gostam de fazer referências à cultura pop, e outras têm uma maneira de descrever vivamente.
Para infundir personalidade em sua própria escrita, tente procurar maneiras de se relacionar com seus leitores sobre o assunto sobre o qual você está escrevendo – depois escreva na primeira pessoa como se estivesse saindo com eles e conversando sobre isso. Torne seu tom pessoal, acessível e envolvente, exatamente como faria em uma conversa face a face.
Erro 4: Sua escrita é um despejo cerebral?
Às vezes, quando tenho uma ótima ideia, estou animado, é realmente tentador apenas sentar e deixar fluir para fora de mim. Mas nem sempre o que vem a mente é o suficiente.
Por quê? O estilo de escrita de fluxo de consciência não é realmente um bom estilo para postagens de blog. A maioria das pessoas vai escanear suas postagens do blog, não lê-las, então precisa ser organizada muito bem para que isso aconteça.
Solução: use um tipo de postagem específico, crie um contorno e use cabeçalhos.
A primeira coisa que você deve fazer é escolher o tipo de postagem no blog que você vai escrever. É um post de instruções? Uma postagem baseada em lista? Um posto de coleta com curadoria? Uma apresentação do SlideShare? Quando você tiver decidido qual modelo usar no post, será mais fácil escrever seu esboço.
Escrever um esboço faz uma grande diferença. Se você colocar o tempo na frente para organizar seus pensamentos e criar um fluxo lógico no seu artigo, o resto se torna fácil – você basicamente está apenas preenchendo os espaços em branco.
Para escrever um esboço de post de blog, primeiro elabore uma lista dos principais tópicos que você deseja que seus leitores recebam do seu artigo. Em seguida, divida esses tópicos em cabeçalhos de seção maiores. Quando você coloca um cabeçalho de seção em intervalos de poucos parágrafos, seu blog se torna mais fácil e mais agradável de ler. (E mais, o texto do cabeçalho com palavras-chave é bom para SEO.) Quando você finalmente começa a escrever, tudo o que precisa fazer é preencher essas seções.
Erro 5: Você não usa dados como prova?
Digamos que eu esteja escrevendo uma postagem no blog sobre por que as empresas devem considerar o uso do Instagram para marketing. Quando estou fazendo esse argumento, o que é mais convincente?
- “Parece que mais pessoas estão usando o Instagram hoje em dia.”
- “A base de usuários do Instagram está crescendo muito mais rápido do que o uso de redes sociais em geral no Brasil. O Instagram crescerá 15,3% este ano , comparado a apenas 4,2% de crescimento para o setor de redes sociais como um todo”.
O segundo, claro. Argumentos e reivindicações são muito mais atraentes quando enraizados em dados e pesquisas. Como profissionais de marketing, não precisamos apenas convencer as pessoas a ficar do nosso lado em relação a um problema – precisamos convencê-los a agir. O conteúdo orientado por dados chama a atenção das pessoas de uma forma que os argumentos fofos não atraem.
Solução: use dados e pesquisas para demonstrar qualidade em suas postagens.
Em qualquer boa história, você oferecerá um argumento principal, estabelecerá uma prova e terminará com um argumento para o público. Você pode usar dados em postagens do blog para apresentar seu argumento principal e mostrar por que ele é relevante para seus leitores, ou como prova disso em todo o corpo do post.