Economia: 7 novas dicas para o solteiro economizar dinheiro!

0 votes

Para quem vive sozinho, equilibrar as despesas pode ser um verdadeiro desafio.  Existe uma tendência natural e acabar acumulando gastos desnecessários. Por exemplo, cozinhar para apenas uma pessoa é algo que muitos não gostam de fazer e, portanto, podem acabar comprometendo boa parte do seu dinheiro com deliverys.

Assim, as dicas abaixo podem te ajudar a economizar dinheiro de verdade e ajudar bastante no seu futuro em longo prazo.

Não saia de casa levando sempre seus cartões de crédito

Cartões de crédito - evite gastos
Uso de cartã de crédito (foto: thedenverchannel)

Essa dica pode parecer um pouco estranha a princípio. Mas, por mais que você pense que pode ser necessário quando se tem um cartão de crédito em mãos, a tendência é gastar mais.  Afinal, se você passa por algo que deseja e está com o cartão por perto, fica mais difícil de resistir à tentação.

Quando se usa cédulas de papel, a culpa de vê-las saindo da carteira, em algumas situações, pode fazer com que você não gaste tanto. O cartão, por outro lado, só vai fazer a sua ficha cair no mês seguinte, com a chegada da fatura.

Evite o uso do cheque

Uso de cheque
Pagamento com cheque (foto: makaan)

Embora os cheques já estejam ficando um pouco obsoletos, caso você ainda tenha um talão, o recomendado é rasga-lo ou devolvê-lo para o banco. Se por acaso você precisar abrir uma nova conta, especifique que não deseja ter direito ao talão de cheques.

Evite propagandas por e-mail e sites de compra coletiva

Propagandas por e-mail e sites
Propagandas na internet (foto: fabrikbrands)

Ao mesmo tempo em que os sites de compra coletiva podem baratear alguns custos em produtos e serviços que você deseja, eles podem também se tornar um verdadeiro vício e incentivar um comportamento consumista.

Então, procure evita-los e não aceite receber e-mails desse tipo de site. Afinal, se você tiver o acesso facilitado de alguma forma, pode acabar reincidindo no comportamento citado e não conseguirá economizar.

Além disso, é importante destacar que você deve prestar bastante atenção quando estiver pensando em comprar algo através de um desses sites. Por vezes, as ofertas são maquiadas e disfarçadas com uma série de condições e até que você perceba, já comprou algo que não valia tão a pena assim.

Faça uma lista de objetivos

Fazendo lista
Faça sua lista (foto: wired)

Ter os seus objetivos claros e não perde-los de vista pode ser algo bastante benéfico para quem deseja economizar. Assim, escreva tudo o que você deseja conseguir poupando dinheiro e cole essa lista em um lugar que você veja constantemente, como a porta de uma geladeira. Posteriormente, sempre que o pensamento de adquirir algo que você não precisa cruzar a sua mente, olhe para lista e se lembre de que você tem um foco.

Evite revistas da Avon

Todo mundo tem aquela colega de trabalho que vende produtos da Avon, por exemplo, para complementar a renda.

Então, pode ser um pouco difícil desviar por completo delas. Além disso, essas revistas podem ser um verdadeiro paraíso para quem gosta de gastar dinheiro em utensílios domésticos para os quais não terá uso. Portanto, o segredo é evitar essas revistas. Se possível, não olhe nem mesmo de relance.

Estar constantemente endividado não é algo normal

Saindo das dívidas
Dívida financeira (foto: edu.gcfglobal)

É claro que ninguém está livre de eventualmente acabar contraindo dívidas. Entretanto, fazer isso uma constante na sua vida não é algo normal e nem algo que todas as pessoas fazem. É necessário que você afaste esse pensamento de normalidade da sua cabeça para conseguir cortar esse comportamento.

Portanto, caso você já esteja endividado, procure ligar para os bancos e demais estabelecimentos e negociar um parcelamento. Enquanto isso, evite assumir parcelas caras de novas compras.

Pesquise antes de comprar alguma coisa

Pesquisando antes da compra
Pesquisa de preço (foto: homecomfortadvisor)

A pesquisa é a chave para fazer uma boa compra. Atualmente, uma grande aliada para ela é a internet. Muita gente dá preferência para comércios locais pela oportunidade de levar para casa na hora o que deseja.

Entretanto, caso a diferença de preço seja muito grande, esperar será o menor dos seus problemas. Assim, procure pesquisar na internet o preço dos produtos que você deseja antes de efetuar a compra.

Observando essas dicas economizar não parece uma tarefa das mais fáceis, certo? Porém, trata-se apenas de repensar antigos hábitos e reformulas as suas posturas diante do dinheiro. Os impactos positivos que tudo isso vai gerar para a sua vida farão algumas privações valerem a pena.


A conclusão, caros leitores, é que economizar não é fácil. Mas espero que essas novas dicas ajudem vocês, ok? Se tiver mais alguma que não esteja respondida, mandem pra gente!

Imagem destacada: ktovkurse

Postagens Relacionadas

4 comentários

  1. muito obrigada pelas dicas e tenho certeza que não vou esquecer de juntar dinheiro para a minha “geladeira”
    me mande mais destes posts por e-mail viu
    beijos e estou muito grata pelos posts super instrutivos e colaboradores! agora serei muito mais organizada…

  2. Tenho um caderno onde listo todas as minhas dívidas e o valor delas e a data em que devem ser pagas separadas por mês, assim consigo visualizar para onde está indo o meu dinheiro na prática.
    Neste mesmo caderno coloco tudo o que eu pretendo comprar ou fazer que dependem de dinheiro, assim eu listo as prioridades e já consigo ter uma previsão de quando poderei comprar, qual a melhor forma para pagar.
    Sempre compro ou faço as coisas de acordo com a prioridade, então se em um mês paguei todas as minhas dívidas e sobrou um dinheirinho que daria para fazer outra coisa e não concretizar a minha prioridade, me seguro e guardo o dinheiro para o próximo mês quando certamente conseguirei realizar o minha prioridade.

  3. Ótimo artigo galera. Uma dica muito interessante também é sempre antes de fechar negócio fazer pesquisas em sites especializados no que você deseja, assim podemos economizar tempo e o princiapl economizar a grana.

Os comentários estão fechados.