Prouni: veja como estudar mesmo sem grana!

0 votes

Atenção solteiros que querem estudar e não tem grana, veja como o Prouni funciona e pode te ajudar!

Quem mora sozinho, que sempre passa aperto para pagar as contas e estudar. Por isso hoje vamos falar de uma iniciativa do governo que deve ajudar bastante.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2004 pelo Governo Federal a fim de democratizar o acesso à Universidade para cursos de graduação ou sequenciais. O objetivo do programa é custear bolsas, que podem chegar a até 100 % do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino superior à alunos de baixa renda e que não poderia ingressar na Universidade sem o programa. Desde a sua criação o Prouni já possibilitou que milhões de alunos concluíssem cursos de graduação e pós-graduação em faculdades particulares.

Como Funciona o Prouni?

prouni

Para concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo Prouni o candidato deve ter cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas, estaduais, municipais ou federais, ou em escolas particulares, mas com bolsa de 100% o valor da mensalidade.

As bolsas oferecidas pelo Prouni podem ser parciais, de 25%, 50% ou 75%, ou integrais, de 100% do valor mensal do curso.

Para participar do Prouni os alunos não podem ter diploma de nível superior, ou seja, devem estar tentando uma bolsa para sua primeira graduação. Todos os candidatos do Prouni devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter tirado nota maior que 450 pontos e não ter zerado a prova de redação.

Quem pode fazer?

Podem concorrer a bolsas do Prouni todos os estudantes brasileiros ou estrangeiros naturalizados no Brasil, que atendam aos requisitos impostos pelo programa, e que tenham realizado a prova do Enem do ano anterior ao processo seletivo.

Alguns dos requisitos para concorrer a bolsas do Prouni são

  • Renda bruta familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa, o que da direito a concorrer a uma bolsa de 100% da mensalidade.

  • Renda bruta Familiar de até três salários mínimos por pessoa, que da direito a bolsa de 50% da mensalidade.

  • Ter cursado ensino médio em escolas públicas, ou em instituições privadas com bolsa integral.

  • Ser pessoa com deficiência

  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em exercício, e estar concorrendo à vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

Inscrições Prouni

As inscrições para o Prouni são realizadas exclusivamente pela internet, sem pagamento de taxas, no site do programa, http://prouniportal.mec.gov.br/ . As inscrições ocorrem após a divulgação do resultado do ENEM, em datas pré determinadas pelo Governo Federal.

Os candidatos têm direito a escolherem até cinco opções de cursos, instituições e turno, de acordo com sua preferência e nota. A nota de corte é divulgada diariamente e os candidatos têm o direito de trocar o curso escolhido por outro, ou outra instituição, que sua nota seja suficiente para ganhar a bolsa.

Resultado

Após o resultado do Prouni, os candidatos selecionados as bolsas devem comparecer a instituição de ensino selecionada para que seja feita a aferição dos documentos que comprovem que ele atende aos pré-requisitos impostos pelo programa.

É de responsabilidade de o aluno apresentar os documentos necessários para matrícula, caso não apresentem podem perder o direito à vaga e a bolsa do Prouni.

Gostaram das dicas? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Postagens Relacionadas