Você está na estrada, a caminho de uma viagem que promete ser inesquecível. De repente, um imprevisto: o pneu furou! O que pode parecer à primeira vista um verdadeiro pesadelo, é uma situação fácil de ser controlada. A primeira atitude que tem que ser tomada é sair da pista com precaução e parar no acostamento o mais rápido possível (jamais pare em curvas ou declives).
A primeira coisa que passa pela cabeça é ligar para o seguro ou pedir auxílio a alguém. Porém, é possível resolver a questão: basta ter o equipamento certo e seguir um passo a passo simples para trocar o pneu. Essa preparação, no entanto, deve ser realizada com antecedência: a prevenção evita dores de cabeça e salva momentos difíceis como este. Antes de colocar a mão na massa, faça um check list para tirar de letra essa missão.
Do que vou precisar para trocar o pneu?
Primeiramente, verifique no porta-malas se o estepe está ok e se o kit para troca está completo, com todas as peças. Ele precisa conter:
- Macaco hidráulico
- Chave de roda (chave de porcas ou de cruz)
- Triângulo sinalizador
Uma dica é deixar sempre uma flanela limpa e lenços umedecidos no porta-luvas, para remover os resíduos das mãos após a troca de pneu.
Passo a passo
1º Passo
Você encontrou o local apropriado para trocar o pneu, está com o kit em mãos e agora? Inicialmente é necessário sinalizar para os demais motoristas, posicionando o triângulo de acordo com a quilometragem permitida. Se for uma via de 40 km por hora, o ideal é parar a 40 metros da parte traseira veículo. Se for 60 km por hora, a 60 m e assim por diante. Em dias chuvosos ou com neblina é preciso dobrar as dimensões.
2º: Passo
Retire o estepe, a chave e o macaco hidráulico do porta-malas. Antes de subir o carro com o macaco, remova a tampa e afrouxe os parafusos da roda, girando a chave em sentido anti-horário.
3º Passo
É hora de subir o carro com o macaco. Na parte lateral do carro tem uma seta para ajudar a encaixar o equipamento corretamente. Recomenda-se abrir o macaco a 20 cm antes de encaixá-lo no carro. Certifique-se de que o veículo está firme e estável no solo.
4º Passo
Após encontrar a altura ideal, é hora de tirar os parafusos, que já estão frouxos. Guarde as porcas em um local seguro, para não perder. Agora é preciso colocar o novo pneu, sem aparafusá-lo. É preciso descer o carro com o macaco antes. Após isso aperte bem os parafusos. Após retirar o pneu furado, basta colocá-lo no porta-malas e substituí-lo o mais rápido possível.
5º Passo
Agora que você trocou o pneu, dirija-se à borracharia mais próxima para substituir seu estepe. Tenha muito cuidado com o seu pneu recém-trocado, cuja pressão é menor. Aproveite e calibre os pneus e solicite para o mecânico apertar novamente os parafusos da roda.