Cada pessoa tem um macete para descascar e cortar cebolas sem abrir o chororô. Se você quer usar o corte da cebola como desculpa para chorar todas as suas pitangas sem ninguém questionar, siga em frente. Se não, vem com a gente e aprenda alguns macetes para não ficar com o olho cheio d’água!
1. Ponha a cebola pra nadar
Corte as duas pontas da cebola e mergulhe ela por 15 minutos em uma vasilha com água. Isso teoricamente dilui o líquido ácido que a cebola libera e faz com que ele não afete tanto os seus olhos.
2. Finja que você vai nadar
Coloque óculos de natação ou de mergulho e finja que vai nadar. Garanto que a cebola não irá conseguir ultrapassar onde cloro não passa. Esse pode ser seu novo modelito para cortar cebolas! Chique, né?
3. O ventilador é seu amigo
Coloque um ventilador apontado para a direção em que você está cortando cebola. O vento irá carregar as partículas para longe do seu rosto, e assim seus olhos estarão livres.
4. Passe a faca no azeite
De alguma forma o azeite colabora para diminuir a liberação dos gases que a cebola libera quando é cortada.
5. Encha a boca com água
Não sabemos exatamente porque esse truque funciona, mas sabemos que ele funciona! Encha sua boca com água e fique segurando a água dentro da boca enquanto você corta a cebola. É mágico, não?
6. Masque chiclete
Essa dica não é extremamente eficiente, mas se você não tiver alternativa, talvez seja bom considerá-la.
7. Congele a cebola
Muitas pessoas em todos os lugares dizem que é bom congelar a cebola antes de cortá-la e que isso pode te ajudar muito. De certa forma pode ser verdade: como o congelamento cria uma camada de água congelada em volta da cebola, isso diminui a eliminação dos gases como o enxofre, diminuindo também a irritação nos olhos.
Conclusão
Pesquisamos as dicas que mais funcionam e certamente são as 3 primeiras opções: proteger seus olhos, deixar a cebola de molho e utilizar o ventilador para dispersar todo o gás que a cebola solta ao ser cortada. Além disso, mantenha o rosto distante da tarefa ao ser executada. Una as dicas e é certeza de que você não terá que passar mais pelo sofrimento de ter os olhos ardendo e acabar “chorando”.