Guia dos Solteiros

O que é St. Patrick’s Day? Como surgiu e como comemorar?

Se por aí nas suas redes sociais você também anda vendo muita gente comemorando esse dia e ainda não sabe o que é, ou se sempre comemora mas não sabe a origem, vem com o Guia que a gente te explica de onde veio e o melhor jeito de comemorar o dia mais verde do ano!

Tem gente que ainda acha estranho comemorar feriados de outros países, e há até quem critique. Mas a verdade é que o mundo está cada vez mais globalizado e não faz sentido deixar de comemorar algo só porque você não nasceu lá. Quem é solteiro está sempre à espera de datas comemorativas, e por isso nada mais justo que aproveitar tudo o que vier!

O que é St. Patrick's Day? Como surgiu e como comemorar?

Um resumo

O Dia de São Patrício (St. Patrick’s Day) é um feriado religioso na Irlanda, comemorado todos os anos no dia 17 de março, em homenagem ao santo conhecido por ter levado a religião católica para o país. Amplamente comemorado em países de imigração irlandesa, como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, é um dia em que todos se vestem de verde, se fantasiam ou pintam trevos no rosto (reza a lenda que São Patrício costumava usar os trevos para explicar a Santíssima Trindade) e vão para as ruas (ou os bares e pubs!) tomar cerveja e se divertir. As crianças também se divertem: quem não estiver de verde, toma um beliscão.

A origem

São Patrício nasceu na Grã-Bretanha por volta do século IV. Até sua adolescencia era considerado pagão, e por isso havia sido preso por seis anos até conseguir escapar. Se converteu ao catolicismo e teve uma epifania: acreditava que seria o responsável por disseminar a religião católica por onde passasse. E realmente o fez, converteu boa parte da população e por isso o consideraram um santo. O dia 17 de março é tido como a data da morte de São Patrício, e por isso, todo mundo resolveu “beber o morto” todos os anos desde 1931, que foi quando foi comemorado o primeiro Dia de São Patrício (apesar dele ter falecido muitos séculos antes).

O que é St. Patrick's Day? Como surgiu e como comemorar?

O folclore

Também são típicos da data: o trevo (que acredita-se que era utilizado para propagar as crenças católicas, mas que também é um símbolo do país em sinal de resistência à cultura inglesa que por muito tempo tentou se impor à irlandesa), o Leprechaun (duente, que não tinha nada a ver com o dia até a Walt Disney lançar um filme relacionando os dois e acabou sendo incorporado), e a cruz celta, que acredita-se ser uma mistura da cultura celta com a católica, utilizada para converter os “pagãos”.

 

Como comemorar

O que é St. Patrick's Day? Como surgiu e como comemorar?

Veja se algum estabelecimento da sua cidade terá alguma programação diferenciada por causa da data. Normalmente os pubs e bares mais hipsters costumam fazer algo diferente. Não achou nenhuma programação especial de St. Paddy’s Day? Não tem problema:

Escolha uma roupa verde, reúna seus amigos e vá para um boteco. Escolha algum prato com batata e carne de boi, que são comidas típicas na Irlanda nesse dia. Pode sim ser bife com fritas, por que não? Se quiser pedir torresmo a gente faz vista grossa. E se quiser dar um toque diferente na sua cerveja ou chope, leve um corante verde e se divirta. O que importa é comemorar.

4 comentários