Você já parou para pensar por que os homens fazem xixi em pé?
Diferente das mulheres, os homens têm a facilidade de fazer xixi em pé, sem precisar sentar no vaso sanitário. Indubitavelmente uma vantagem, especialmente quando se trata de urinar em locais fora de casa.
Mas você já parou para se perguntar o por quê de isso ser assim?
Existem alguns motivos anatômicos que justificam esse comportamento, mas não são apenas eles que designam o hábito masculino.
Hoje você irá entender um pouco mais sobre os motivos que fomentam esta atitude dos homens e justificam o ato de fazer xixi em pé.
Por que homens fazem xixi em pé
A anatomia masculina permite algumas opções extras sobre o ato de urinar como, por exemplo, a escolha da posição na qual o ato irá acontecer.
Isso acontece principalmente porque a uretra, canal por onde o xixi passa, está posicionada dentro do pênis, que é um órgão posicionado do lado de fora do corpo, ao contrário do que acontece na vagina.
Esse fato permite que os homens mantenham o controle da direção da urina, fazendo com que (na maioria das vezes) eles acertem o vaso sanitário sem que haja a necessidade de sentar. Basta segurar o órgão e mirar para o alvo a ser atingido.
A lógica é bastante simples e comprova que, anatomicamente, é mais fácil para as pessoas do sexo masculino fazerem xixi em pé.
É mais saudável que os homens façam xixi em pé ou sentados?
Apesar da autonomia, o que pode-se observar sobre o ato de urinar em pé é que ele se apresenta mais como um hábito do que uma necessidade física propriamente dita.
O que se compreende é que, por ser mais prático, o comportamento acabou por tornar-se comum e popular entre os homens.
Mas, fora o cunho comportamental, você sabe se o hábito proporciona algum prejuízo para a saúde do homem?
A questão tem sua relevância tão marcada que movimentou até um estudo sobre. Foi publicano no seminário científico Plos One um estudo sobre o tema.
Suas conclusões foram um tanto quanto interessantes: primeiramente, observou-se que em homens saudáveis, a posição na qual o xixi é feito não interfere em absolutamente nada. Ao menos até o momento não há nenhuma conclusão sobre reais interferências.
Como o hábito é visto em homens com alguma doença no trato urinário
Em homens com problemas no trato urinário e/ou na próstata, a questão muda de figura.
Foi observado que, em casos de próstata inflamada, os homens que faziam xixi sentados apresentavam uma melhora do quadro frente aos que faziam xixi em pé.
Em situações de doenças do trato urinário, especialmente no terço inferior, a melhora do perfil urodinâmico em homens que faziam xixi sentados também se mostrou mais significativa que nos que seguiam fazendo em pé.
O que concluir diante disso
Por conclusão temos que, exceto em situações específicas de doença, a escolha da posição na qual o homem irá fazer o xixi não provoca nenhum malefício (nem benefício) ao seu corpo.
Em outras palavras, ela costuma ser um hábito originado pela facilidade da posição do pênis, o que propicia a chance de mirar a urina para onde for necessário, sem muita explicação física.
Dessa maneira, cabe a cada um escolher como se sente mais confortável para urinar e ser feliz assim. Só não custa lembrar que, independente da escolha, o importante mesmo é acertar o xixi dentro da privada.