Coronavírus

0 votes

O que é coronavírus?

Nos últimos dois anos o nosso planeta todo foi assolado por uma mazela como não se via há muito tempo. Um vírus mortal, o coronavírus, se alastrou por todo o território mundial e assustou a todos, indiscriminadamente.

Mas você sabe realmente o que é esse tal de coronavírus? Qual seu poder, suas características e suas ações no corpo de uma pessoa?

Entendendo que boa parte da população sabe apenas o essencial sobre o assunto (que é prudente se precaver contra ele), resolvemos explicar melhor alguns detalhes que são interessantes de se saber.

Quanto mais bem informado você está, mais consegue se proteger contra a doença.

Como tudo começou

Registrado pela primeira vez em 1937, o coronavírus não se manifestou imediatamente da forma como o conhecemos. Isso porque ele não trata de uma doença propriamente dita.

O coronavírus é uma família viral que pode desencadear uma série de doenças, como foi o caso de, em 2019, a Covid-19.

Apesar de a Covid-19 ter apresentado um primeiro momento bastante letal, a maioria das doenças causadas por coronavírus é classificada como respiratória leve. Apenas 20% dos casos costuma ser mais grave e provocar complicações.

Doenças que podem resultar do coronavírus

Por tratar de uma família viral, o coronavírus não provoca um apenas único tipo de doença. Apesar de serem todas ligadas às vias respiratórias, existem diversas enfermidades que o paciente pode desenvolver ao ser infectado. Conheça duas das mais comuns entre elas.

SARS

coronavírus
coronavírus

A sigla significa Severe Acute Respiratory Syndrome, uma doença que também foi catalogada primeiramente na China (assim como a Covid), mas no ano de 2002.

Teve, num primeiro momento, uma taxa de mortalidade de 10%. Por sorte (e competência dos cientistas) logo em 2003 já teve seu controle completamente feito e em 2004 já não havia mais nenhum caso da doença.

MERS

Sigla de Middle East Respiratory Syndrome, esta outra doença originária de um coronavírus surgiu em 2013 na Arábia Saudita . Chamada de síndrome respiratória do Oriente Médio, teve sua disseminação principalmente naquela região.

Como se cuidar e prevenir doenças transmitidas por coronavírus

Por ser um vírus respiratório, as doenças transmitidas por coronavírus são facilmente transmitidas por gotículas suspensas no ar.

Isso significa que o contato direto com o vírus é que pode fazer com que outras pessoas se infectem. Um exemplo é o espirro, que costuma espalhar os vírus de forma bastante exagerada.

Um único espirro é capaz de disseminar milhares de gotículas com o vírus e contaminar diversas pessoas.

Para que isso não aconteça, a recomendação é de que a higiene esteja sempre em dia! Primeiramente a básica, que inclui lavar as mãos com frequência e da forma correta.

Dessa maneira, se você colocar a mão no vírus, irá eliminá-lo antes de leva-las à boca, ou seja, não se contaminará.

Outra recomendação forte é manter a etiqueta frente a sintomas gripais, que são de evitar contato com demais pessoas, em um primeiro momento.

Quando houver a necessidade de interagir, faça isso com certo distanciamento e espirre sempre no cotovelo. Se possível, use máscara de proteção.

Coronavírus: sintomas para ficar atento

O coronavírus é uma família viral que ocasiona uma série de doenças respiratórias. Ele está ainda mais em voga na atualidade por conta de uma variante, a Covid-19, que assolou o mundo todo de uma forma avassaladora.

Atualmente, com grande parte da população vacinada e maior domínio sobre a doença, os quadros têm se manifestado com um pouco menos de gravidade.

Mesmo assim ainda é necessário ficar atento aos sintomas e reportar a um profissional médico quando houver desconfianças quanto a possibilidade de infecção pelo vírus.

Atualmente a disseminação está controlada, mas, a falta de cuidados pode fazer com que uma nova onda se alastre por todo o território global novamente.

Para ajudar você a descobrir se está ou não com coronavírus, separamos alguns dos principais sintomas da doença. Acompanhe.

Dor de garganta

A dor de garganta é um sintoma quase unânime entre os pacientes de Covid-19. O que acontece é que nem todos manifestam todos os indicativos da doença. Porém, nos quadros atuais, as reclamações frente a desconforto na garganta têm sido constantes.

Tosse

A tosse acompanha o sinal anterior, podendo ser em um primeiro momento seca, mas, em casos mais graves, se manifestar de forma mais carregada.

O segundo modelo é um grande indício de piora do quadro geral, então, se sua tosse está mais pesada, procure ajuda médica.

Alteração de olfato e/ou paladar

Também bastante característico da doença, a anosmia a ageusia são características comuns do coronavírus. Na maioria dos casos tudo se reestabelece naturalmente após alguns dias, em outros, é necessária a ajuda de um otorrinolaringologista.

Febre

A febre inerente a Covid-19 costuma ser mais alta, por volta de 39o, mas não persistente. Em cerca de dois dias ela costuma cessar.

Juntamente da febre também é comum o paciente ter calafrios, devendo procurar um médico se não passarem no período citado.

Dor de cabeça

Dor constante na cabeça também pode ser um sinal de que o bichinho do coronavírus está presente. Acompanhe o desconforto e veja se há algo diferente das dores de cabeça anteriores que você já apresentou.

Fadiga e dores no corpo

Muito parecida com uma gripe, a Covid-19 ainda tem como sintoma quase sempre presente a fadiga e dor por todo o corpo. É absolutamente normal se sentir fraco já logo nos primeiros dias, mas a tendência é não perdurar o sintoma.

Não hesite em buscar por ajuda médica se desconfiar estar com coronavírus

Ao menos sinal de dúvida quanto a contaminação, busque o apoio de profissionais de saúde. Os médicos estão aptos a verificar se o que você está sentindo é ou não coronavírus.

Não tenha receio de ir a uma consulta para verificar a sua saúde. Ela é seu bem mais precioso, então, na dúvida, peque pelo excesso.

Tomar conta de si mesmo é um ato não apenas de autocuidado como também de respeito para com o outro, afinal, caso você realmente esteja contaminado, será necessário que faça o isolamento de sete dias para não passar a doença para outras pessoas.

Seja consciente e responsável.

Você pode sanar maiores dúvidas, especialmente sobre a variação atual do coronavírus que é a Covid-19, acessando o site oficial do Governo sobre o tema.

Use Máscara Covid
Use Máscara Covid –  Fonte/imagem: gov.br

Além de outros sites interessantes sobre o tema com o Painel Coronavírus.

Fonte/imagens: unsplash