Guia dos Solteiros

Quantos ml tem um copo americano?

Descubra quantos ml existe na capacidade total de um copo americano e não erre na medida ao realizar receitas, tomar cerveja, entre outras coisas.

Antes de saber quantos ml tem um copo americano é importante conhecer mais sobre este importante item presente nos armários das cozinhas de grande parte de casas brasileiras, inclusive de pessoas solteiras.

Embora sejam mais conhecidos como copos americanos, o nome abrasileirado do produto é copo lagoinha, uma designação muito utilizada em cidades de Minas Gerais até hoje, principalmente nos estabelecimentos como botecos, bares e padarias.

Quanto cabe em um copo americano?
Um pouco sobre o copo americano (foto: saopauloinfoco)

O valor do copo americano em ml

Um copo americano possui 190 ml (ou, 190 gramas), com certas variações que podem chegar a 200 ml. Se trata do copo mais comum e popular em terras brasileiras.

Geralmente esta produção está composta por vidro transparente, mas em alguns lugares do mundo pode variar, porém com raras exceções.

Tabela com as medidas para vários tipos de situações

Agora que já sabe qual a medida copo americano, resta saber como usá-lo em determinadas situações, dependendo dos ingredientes que você pretende usar:

CopoMedidas
1 copo americano de açúcar140g
1 copo americano de feijão100g
1 copo americano de arroz130g
1 copo americano de óleo120 ml
1 copo americano de leito em pó90g
1 copo americano de macarrão100g

Para que servem os copos americanos?

São várias as funções do copo americano. Por exemplo, ele pode ser usado para tomar cachaças e outras bebidas alcoólicas.

Você sabia que nos anos de 1990 ele foi eleito como a melhor escolha para tomar cerveja no Brasil, tendo em vista que seu formato menor permite que a bebida não fique sem gelo rápido durante o consumo.

Também não é difícil ver as pessoas com copos americanos na mão que têm café, pingado ou chocolate quente, além de o produto ser essencial nas medidas de bolos, sabão em pó e até na panela para fazer macarrão instantâneo.

Exemplo: Para preparar um Nissin Miojo sabor galinha caipira é preciso ferver 450 ml de água, o que se equivale a 2 copos e meio do tipo americano, aproximadamente.

Diferentes usos do copo lagoinha
Alguns usos do copo lagoinha (foto: blog.cachacarianacional)

Dica extra: Aprenda como medir sem medidor

Quando o copo americano surgiu no Brasil?

No final da década de 1940 surgiram os primeiros copos americanos em terras nacionais, uma produção do grupo Cristaleira Americana que teve a ideia de produzir versões que eram fabricadas apenas nos Estados Unidos, com adaptações que atendem aos costumes nacionais.

Na produção existe um design singular com o selo brasileiro de autenticidade reconhecido de modo internacional, desenho cuja patente atual pertence à marca Nadir Figueiredo S/A.

Copo lagoinha ou americano

O verdadeiro copo lagoinha (a primeira versão do copo americano no Brasil) tinha uma capacidade para 200 ml, ao contrário das versões mais atuais de 190 ml.

Conforme parte do folclore que envolve tal tema, o copo lagoinha ganhou este apelido por ser desenvolvido em uma região festeira de BH (Belo Horizonte), ou seja, no bairro de Lagoinha.

Atualmente no mercado você encontra tanto as versões transparentes como edições coloridas para combinar melhor com a decoração da sua cozinha.

O vídeo abaixo mostra na prática quantos ml há em um copo americano:

Curiosidades sobre o copo americano

Em 2009 o copo lagoinha esteve em uma exposição famosa de NY (Nova York), apresentado como criação brasileira.

Ao contrário do que pensam algumas correntes, alguns historiadores apontam que na verdade estes copos se baseiam na criação inspirada nas produções da União Soviética, tendo em vista que nos anos 40 os copos de mesa eram mais populares na região europeia.

Copo americano também é utilizado pelos russos para o consumo de vodca.

Adicionar comentário