Veja por que dar atenção ao lazer e a um hobby é importante para sua saúde do corpo e da mente.
Se você é uma pessoa que mora só, sabe que nunca é bom ficar com a mente desocupada. Claro, o ser humano tem a tendência de sempre somatizar os problemas que encontra em seu cotidiano, ou como sua vó sabiamente deve ter lhe dito: cabeça vazia, oficina do diabo. Pois é, essa frase da sabedoria popular não poderia estar mais certa. Estudos médicos apontam que pessoas que não desenvolvem hobbies, são mais propensas ao surgimento de doenças psicossomáticas e depressão. Vamos entender um pouco melhor sobre isso?
O que é um hobby?
Bom, de acordo com nossa querida amiga Wikipedia:
” Um Hobby é a denominação dada a uma atividade de entretenimento livre que o indivíduo desenvolve sozinho ou coletivamente. Um passatempo pode manifestar-se de várias formas: desde uma atividade prática (culinária, esporte, modelagem, pintura) até uma pura e simples atividade intelectual (escrever, ler, filosofar). O passatempo não deve ser confundido com jogo, que é uma diversão envolvendo regras predeterminadas e objetivos.”
Basicamente, coisas que você faz por prazer, distração e diversão. Mas ao contrário do que se pensa na sociedade, ter um hobby não é vagabundar, nem ser uma pessoa a toa que ocupa seu tempo. Na verdade, dar vazão a essas atividades, faz bem , muito bem para sua saúde física e mental, veja a seguir por quê.
Por que é importante ter hobbys em sua vida?
Existem 2 tipos de benefícios que podemos identificar:
Benefícios Físicos
Os resultados positivos físicos podem incluir aumento da força muscular, melhora as taxas cardiovasculares, maior flexibilidade e equilíbrio e resistência aumentada. Além disso, até sua imunidade pode aumentar , com a produção de mais endorfina, substância que nos dá sensação de prazer e ansiedade.
Benefícios Mentais
De acordo com a psicóloga, consultora e palestrante Meiry Kamia, o hobby, ao repor a energia perdida por causa do estresse, ajuda o corpo e a mente a entrarem em harmonia e a se fortalecerem.
”É justamente este vigor que é capaz de manter a pessoa sempre disposta e feliz independentemente de idade, profissão, sexo”, afirma.
Para quem mora sozinho então, manter a mente ocupada ou mesmo o corpo, é sempre benéfico. O mais importante é escolher atividades que fazem bem e tornam a vida mais divertida. Os médicos são unânimes em reconhecer a sua grande utilidade para a saúde. Seria ideal que cada pessoa tivesse pelo menos dois passatempos, um que a ocupasse em casa e outro que a entretivesse ao ar livre, ambos suscetíveis de lhe dar plena satisfação. Tirar fotos, pintar, surfar, nadar, dançar, costurar, jogar cartas, ler, cozinhar, tocar um instrumento musical e até andar de bicicleta, entre infinitas opções, qual é a sua? Se estiver em dúvida, não hesite em pesquisar entre as várias atividades que existem até achar uma que te contente e sirva a todos os propósitos, o objetivo aqui é se divertir sem regras!
Conclusão
Pois é, viram como é importante não abandonarmos aqueles hobbies que nos divertem e nos ocupam? Pode parecer besteira, mas com certeza ter um hobbie fará com que você se sinta com mais satisfação e muito mais disposição no seu dia a dia.
Se você quer opinar sobre o assunto, os comentários estão à disposição!
Referências: Mais saúde
Meu robby é escrever coisas na internet