Café faz bem para a saúde?

2 votes

Se você no é um viciado em café, tenho certeza de que conhece alguém muito próximo de você que seja. Com um consumo diário imenso, ele chega a ser uma paixão nacional que pode ser até equiparada a cerveja.

Mas você sabe se ele faz bem ou não para a sua saúde?

Bom, para esclarecer essa dúvida que assola boa parte dos apreciadores dessa iguaria tão querida aqui no Brasil e no mundo todo, selecionamos alguns dos principais benefícios que esta bebida pode trazer para o seu organismo.

Claro, tudo que é em excessivo, não faz bem, mas na medida correta, veja só no que o café pode beneficiá-lo.

O café ajuda na concentração

Café faz bem para a saúde
Café faz bem para a saúde

Rico em cafeína, esta é uma bebida que tem a capacidade de agir como um poderoso estimulante no nosso organismo.

Isso permite que os níveis de concentração sejam alcançados em níveis mais altos por colocar o corpo em estado de alerta, melhorar a memória e também diminuir o sono.

Faz bem para diabéticos

Você pode até já ter ouvido isso e achado que é desculpa de quem toma muito café, mas a verdade é que ele faz sim bem para diabéticos do tipo 2.

Isso acontece por conta de substâncias observadas no grão (ácido clorogênico e trigonelina alcaloide) que têm o poder de auxiliar o pâncreas na redução de glicose e insulina.

Café ajuda no metabolismo

Se você quer dar uma mãozinha na dieta para perder uns quilos extras, o café pode sim ser um grande aliado da sua empreitada.

O que acontece é que, por ser termogênico, ele dá um up no metabolismo, aumentando o gasto calórico e fazendo com que você queime umas gordurinhas a mais.

É possível aliar o café no combate ao câncer

Células saudáveis estão suscetíveis ao danos dos radicais livres. Com o consumo do café, antioxidantes como o ácido clorogênico e ácido cafeico ajudam aconstruir uma proteção a mais.

Claro, não é como um impedimento, de fato, porém as substâncias agem como uma barreira a mais no embate contra o aparecimento da doença.

Café Faz bem para o coração

Os mesmos antioxidantes que protegem contra o câncer também podem agir diretamente no coração dos consumidores.

Aqui, o papel deles é fazer com que as artérias estejam ok e permitam com que a circulação sanguínea ocorra de forma leve e natural, sem maiores impeditivos provocados pelos radicais livres.

Saiba dosar o seu café

É importante ressaltar que todos os benefícios obtidos acontecem com um consumo adequado da bebida.

Exagerar na dose do seu cafezinho diário pode não apenas excluir os benefícios citados aqui, como também trazer alguns prejuízos para o seu organismo.

A OMS indica que a ingestão seja de até 200mL de café por dia, o que daria mais ou menos até 4 xícaras (pequenas) diárias.

Além disso, é indicado que mulheres grávidas e crianças não tenham o hábito do consumo durante este período da vida.

Já indivíduos com problemas no estômago, questões de ansiedade e osteoporose devem consultar o médico antes de consumir qualquer quantidade.

Se você não se encontra nos grupos que necessitam de atenção, faça do café mais que uma simples e deliciosa bebida: faça do café um aliado!

Fonte/imagens: unsplash
Postagens Relacionadas