Guia dos Solteiros

5 Truques de cozinha para quem mora sozinho

Morar sozinho tem suas vantagens e desvantagens. O sossego e a liberdade estão entre as vantagens, mas na hora de cuidar da cozinha, bem, você está sozinho. Mas nem tudo precisa ser difícil ou demorado.

Trouxemos hoje 5 truques de cozinha para ajudar quem mora sozinho a se virar com mais facilidade. Se você aplicar todos em sua vida, vai nos agradecer depois, então, leia até o final.

5 Truques de cozinha para facilitar a vida de quem mora sozinho

1 – Potinhos

Lembra quando sua mãe ficava brava porque sumia um de seus potinhos? Bem, ela tinha razão. Os potinhos são verdadeiros salva-vidas da cozinha e são nosso primeiro truque de cozinha para quem mora sozinho. Eles conservam qualquer alimento durante muito mais tempo.

Você não precisa necessariamente comprar potinhos. Use os de alimentos que vêm em embalagens plásticas, que você pode lavar e reutilizar. Bons exemplos são: margarina, sorvete, biscoitos, doces, entre outros.

2 – Conservando biscoitos e bolachas

Depois de aberto um pacote de biscoitos ou bolachas, a tendência é que eles murchem e percam seu encanto. Mas você pode conservá-los por mais tempo os guardando em potinhos! Assim, eles ficam crocantes por dias e você não precisa acabar com o pacote de uma só vez.

3 – Verduras e legumes

5 Truques de cozinha para quem mora sozinho

Cebola cortada dentro da geladeira não apenas estraga, como faz com que os outros alimentos também apodreçam. Além disso, o cheio dentro da geladeira fica maravilhoso (ironia). Um truque de cozinha para quem mora sozinho conservar melhor os alimentos é simplesmente os guardar em… potinhos!

Veja também: Como ter uma vida mais fácil na cozinha

Lave os legumes e os guarde dentro de potinhos tampados, tanto antes de cortados quanto depois. As verduras devem ser lavadas e guardadas também dentro dos potinhos, sem serem cortadas. Assim, se conservam durante mais tempo.

Uma alternativa aos potinhos são os saquinhos plásticos. A intenção é impedir a circulação de ar que faz o alimento se deteriorar. Os saquinhos plásticos também servem a esse propósito.

4 – Congelar a carne

Voltou do açougue? Mais um truque de cozinha para quem mora sozinho é dividir a carne em porções individuais para depois congelar. Assim, você pode descongelar a quantidade certa para comer. Sem desperdício e sem deixar a carne estragar por ficar muito tempo descongelada.

5 – Arroz mais rápido

Aqui temos 2 truques de cozinha para quem mora sozinho preparar seu arroz mais rapidamente. A primeira coisa a fazer é colocar a água para ferver primeiro. Isso já vai te poupar bons minutos.

A segunda dica é ralar o alho e a cebola ao invés de picar ou triturar. Usando um ralador, você termina o serviço muito mais rapidamente. Use as lâminas grandes para a cebola e as pequenas para o alho.

Refogue tudo em outra panela e, quando terminar, a água já estará fervendo. Basta despejar a água e colocar o sal. A porção ideal de arroz para quem mora sozinho é de 1 a 2 copos (variando de pessoa para pessoa). Se você quiser guardar para esquentar no micro-ondas mais tarde, já sabe o que fazer, certo?

Dica bônus – Sem abridor de garrafa

Você chamou aquela pessoa especial para jantar e beber um vinho em ótima companhia, mas esqueceu que não tem abridor de garrafa. E agora? Calma, outro truque de cozinha para quem mora sozinho (e tem memória fraca) é usar um isqueiro para abrir a garrafa.

Basta colocar a chama próxima à lateral do gargalo, sem encostar na rolha. O calor vai aquecer o ar dentro da garrafa e a pressão vai empurrar a rolha para cima. Só tome cuidado com as lâmpadas.

Gostou dos truques de cozinha para quem mora sozinho? Compartilhe com os amigos!

Em breve, traremos mais dicas de cozinha para você.

2 comentários