Guia dos Solteiros

5 dicas para você aprender a cozinhar

#3 Vida nova na cozinha também

Quem acabou de sair da casa dos pais, pode ser que nunca tenha colocado os pés na cozinha.
Se você não quer e/ou não pode viver de delivery, vai precisar de muita disposição e de algumas dicas pra se virar sozinho.

Eu nunca fui um desastre na cozinha, mas também nunca tive o hábito de cozinhar. Desde que me mudei, descobri que cozinhar é uma das coisas que mais gosto de fazer!

Essas são as minhas dicas gerais quando você for se aventurar:

Siga a receita: receitas existem por um motivo e, no começo, os improvisos costumam dar errado. Deixe essa parte para quando tiver mais experiência.

Concentre-se: toda vez que a cozinha está cheia de gente e eu me preocupo em cozinhar e conversar, alguma coisa dá errado. Reserve esse tempo pra você e as panelas.

Pesquise sobre a receita: na internet, é difícil saber em que confiar. Eu procuro ler os comentários de quem testou e também comparar a mesma receita feita de maneiras diferentes.

Chame os seus amigos para comer: essa é a principal motivação para cozinhar. É ótimo receber pessoas para comer algo que você preparou especialmente para elas!

Ouse: não tenha medo da cozinha! Eu sempre achei que doce de abóbora, por exemplo, era algo muito elaborado que só as avós sabiam fazer. Fui pesquisar, tentei, e saiu de primeira. Quer tentar? Olha só que fácil:

A receita eu descobri no site Diga Maria. A Maria, descobriu com a Palmirinha.

Ingredientes
1 kg de abóbora de pescoço, descascada e cortada em cubos (eu fiz com um pouco menos, e diminui também os outros ingredientes)
1/2 kg de açúcar refinado
2 pedaços de pau de canela
3 cravos da índia
1/2 xícara de coco ralado

Coloque numa panela a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos e leve ao fogo médio:

Mexa sempre, até a abóbora começar a soltar água.

Abaixe o fogo, mexendo de vez em quando, até a abóbora ficar bem macia e a calda levemente encorpada.
Saber que a calda está encorpada é complicado para quem não tem experiência na cozinha. Eu aconselho fechar os olhos e tentar lembrar bem de um doce de abóbora delicioso que você comeu. É mais ou menos quando a abóbora vai se desfazendo e o doce se unindo, e você já consegue dissolver a abóbora apertando com a colher.

Nesse ponto, amasse a abóbora com com uma colher de pau ou um amassador pra purê. Junte o coco e mantenha em fogo baixo, mexendo com mais frequência, por cerca de 10 minutos.

Deixe esfriar e guarde na geladeira em um pote esterelizado e tampado.

Que tal? Fácil né?

0/5 (0 Reviews)

4 comentários

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade