Guia dos Solteiros

Saúde: 9 dicas para acabar com a caspa!

A caspa é um problema que afeta uma boa parte da população no Brasil, e embora simples de combater, pode afetar até sua vida social. Afinal, nada mais desagradável do que cumprimentar alguém com a blusa cheia de caspa, não é mesmo? Ou encontrar essa pessoa na fila do self service. Baseado em uma pesquisa e até em experiências próprias, resolvi fazer esse post para ajudar quem, assim como eu, já sofreu com esse problema.

Saúde: 9 dicas para acabar com a caspa!

O que é a caspa?

Os cientistas descobriram que a caspa ocorre quando um fungo semelhante à levedura, chamado malassezia, multiplica-se no couro cabeludo. Esse fungo microscópico, um habitante normal da cabeça de um ser humano saudável, alimenta-se dos óleos gordurosos secretados pelos folículos pilosos no couro cabeludo. Mas, às vezes, por razões ainda desconhecidas, o fungo cresce descontroladamente, causando uma irritação que acelera a troca das células no couro cabeludo.

Shampoos Anti caspa em promoção

A primeira dica de todas, os melhores shampoos em promoção:

Shampoo anti caspa em promoção na Walmart.com.br

Shampoo anti caspa em promoção na Sepha cosmeticos

Saúde: 9 dicas para acabar com a caspa!

Mas se você não está podendo gastar por agora, talvez seja melhor fazer outras tentativas que também podem funcionar.

Sendo assim, vamos a algumas dicas que podem te ajudar:

9 Dicas para ajudar a acabar com a caspa

1. O modo mais eficaz de acabar com a caspa é descobrir o fator que pode estar causando-a, como por exemplo, stress, cabelos mal lavados, ou uma irritação da pele. Desse modo, qualquer tratamento ficará muito mais efetivo.

2. Procure lavar o cabelo com água entre morna e fria, com temperatura por volta de 22ºC. Se você tem caspa frequentemente, evite banhos com água muito quente, pois ela estimula a produção de gordura natural da pele.

3. Alimente-se de forma saudável, evite alimentos gordurosos, beba água e tente evitar o estresse.

4. Nunca, jamais, em hipótese alguma, durma com os cabelos molhados e nem úmidos.

Saúde: 9 dicas para acabar com a caspa!

5. Utilize shampoos anti-caspa específicos para o seu tipo de cabelo, diariamente. Caso necessário, existem condicionadores apropriados para quem tem problema de caspa.

6. Evite receitas caseiras a base de limão e frutas cítricas, pois, ao invés de ajudar, podem irritar o couro cabeludo e causar uma série de alergias.

7. Durante a lavagem do cabelo, não esfregue com as unhas o couro cabeludo, pois isso pode causar feridas e até mais caspa. Apenas massageie suavemente com a ponta dos dedos, em movimentos circulares.

8. Evite o uso de bonés e chapéus, pois o suor e o abafamento do seu couro cabeludo podem causar mais caspa ainda.

9. O melhor horário para lavar o cabelo, com certeza, é pela manhã. O sol matinal irá secar seu cabelo de forma muito mais eficaz.


Obviamente, é importante lembrar que o ideal mesmo é procurar um dermatologista, que pode lhe indicar o melhor tratamento a ser seguido e determinar a causa do seu problema de caspa. O Guia dos Solteiros não se responsabiliza pelo uso das dicas acima.

Tem mais alguma dica para a gente? Já sofreu com esse problema? Compartilha com a gente nos comentários, ok?


Fonte: Mulher beleza e Uol

5.0
01

7 comentários