O stress é considerado um dos maiores problemas da sociedade atual. Em praticamente todos os países, os números são alarmantes. Um estudo realizado pelo IPCS (Instituto de Psicologia e Controle do Stress) levantou dados significativos para o país. A pesquisa foi realizada em 2014 e a tendência é que esses números tenham aumentado.
Segundo a pesquisa, 50% da população está num nível de stress de 7 a 10 (numa escala de 1 a 10). Entre os problemas causados pelo stress, estão a gastrite, hipertensão, ansiedade, depressão, pânico e crises respiratórias.
10 dicas para evitar o stress
Pensando em lhe ajudar a combater o stress, elaboramos uma lista com 10 dicas. Não importa se você é solteiro, casado ou enrolado, em qualquer um dos casos pode precisar de alguma “ajuda extra” na hora de lutar contra o stress.
1 – Seja good vibes
É difícil falar isso em tempos tão conturbados, porém uma mudança de visão pode fazer toda a diferença. Muitos problemas podem ser evitados com o diálogo e como diz o ditado, quem morre de véspera, é peru. Não crie problemas antes do tempo e tente encarar as situações do cotidiano com mais leveza e naturalidade.
Pode parecer um discurso vazio e pacifista, no entanto uma autoavaliação e mudança de postura, pode ser fundamental para reduzir os níveis de stress.
2 – Alimentação saudável
A alimentação saudável é muito importante para a redução dos níveis de stress. Manter uma dieta saudável e balanceada fará com que os elementos necessários para a regulação do humor estejam presentes e auxiliem no momento conter excessos.
3 – Alimentação regular
Em razão da rotina acelerada, algumas pessoas acabam ignorando importantes refeições do dia ou até mesmo comendo com espaços de tempo grande. Isso não é recomendado e pode fazer com que os níveis de stress aumentem em determinados momentos do dia.
Tente fazer todas as principais refeições e ter alguns alimentos a disposição nos intervalos de tempo.
4 – Esportes
A prática de esportes é fundamental para diminuir o stress. Tenha uma rotina de exercícios, fazendo com que níveis maiores de endorfina sejam liberados e o humor melhorado.
5 – Lazer
Não se prive de momentos de lazer durante a semana. Encontre algum momento para ler, escutar música ou assistir um bom filme. Essas atividades são refúgios para a rotina e ajudam a dar fôlego para as tarefas do dia a dia.
6 – Encontre hobbies
Os hobbies são muito interessantes. Se os exercícios ou atividades de lazer ajudam a encontrar um “refúgio”, os hobbies podem te transportar para um outro universo, seja ele relacionado a games, carros, filmes ou qualquer outra atividade. Até mesmo uma horta pode lhe ajudar a reduzir o stress.
7 – Períodos de descanso
Atividades ininterruptas costumam ser muito mais desgastantes. Programe seu dia com pequenas pausas, fazendo com que essas lacunas tornem-se aliados no relaxamento e diminuição da tensão.
8 – Durma bem
O sono é fundamental. Algumas pessoas acreditam ser perda de tempo, porém é um período de plena recuperação do corpo. A falta de sono é uma das causas mais graves de stress. Faça pelo menos 6 horas de sono por noite, sendo que o recomendado é 8 horas. Menos que 6 horas é arriscado para a saúde mental.
9 – Organização
O stress pode ser causado por sua falta de organização. Não deixe para depois, o que pode ser feito tranquilamente agora. O acúmulo de tarefas pela falta de organização e foco, faz com que as atividades fiquem atrasadas e necessitem de ações rápidas.
10 – Vida social
Ter uma boa vida social, conviver com os amigos, sair para lanchar, executar as atividades mais despretensiosas, tudo isso ajuda na redução do stress. Conversar e desabafar é ótimo para encerrar ciclos e iniciar novos períodos. Aproveite os tempos com os amigos, com a família e interaja com as pessoas. Ver outras realidades é muito bom para entender quais são nossas prioridades.