Guia dos Solteiros

Saúde: veja algumas dicas para se livrar da acne!

Aprenda a cuidar de forma eficaz da acne. Quem sabe você dá adeus à solteirice?

Saúde: veja algumas dicas para se livrar da acne!

Na nossa população, de cada 10 pessoas, 6 sofrem ou já sofreram com a acne (popularmente conhecidas como espinhas). A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Algumas pessoas no entanto, mesmo na vida adulta, continuam a desenvolver a acne, ainda que de forma menos agressiva.

Resolvemos aqui juntar algumas dicas, que vão te auxiliar a enfrentar esse problema. Obviamente, em casos graves um médico deve ser consultado. Mas veja o que pode ser feito desde já:

Saúde: veja algumas dicas para se livrar da acne!

Dicas para se livrar da acne

  • Use sempre um bom protetor solar em gel: evita que a pele fique mais inflamada e previne as manchas causadas pelo sol. Não se trata de frescura, mesmo o pouco sol que você pega do trabalho até sua casa deve ser evitado por quem sofre de acne.
  • Lave bem o seu rosto duas ou três vezes ao dia. Lavar demais seu rosto pode ser prejudicial para sua pele, mas é preciso controlar a oleosidade.
  • Evite qualquer creme ou hidratante que tenha óleo em sua composição, eles não ajudam e ainda deixam a pele mais oleosa, o que produz mais acne.
  • Escolha um sabonete que reduza a oleosidade sem ressecar demais a pele: quanto mais o sabonete resseca a pele, mais gordura a pele produz para compensar a eliminação desta pelo sabonete. Além disso, retira a proteção natural da mesma contra o sol.
  • No caso das mulheres, nunca se esqueça de remover a maquiagem. Os produtos entopem os poros e podem gerar espinhas.

Saúde: veja algumas dicas para se livrar da acne!

  • Tome cuidado ao fazer limpeza de pele. Embora ajude bastante, a limpeza não deve ser feita quando as espinhas estiverem no auge da inflamação, pois cutucá-las pode piorar ainda mais a situação.
  • Aumente o consumo de verduras de cor verde-escura. Brócolis, couve, rúcula, espinafre e outras são ideais, pois são ricas em vitamina A, que reduz a produção de sebo. Além disso, frutas como a maça e ameixa ajudam na cicatrização da pele.
  • Abuse da água, sucos e chás:  a hidratação é fundamental para o equilíbrio do metabolismo, além de diminuir processos inflamatórios como os da acne.
  • Evite comidas gordurosas: esse tipo de alimento ajuda a inflamar mais a pele e acaba permitindo o aparecimento da acne intensa. Ainda não há uma relação totalmente estabelecida entre consumo de gorduras e pele oleosa, mas muitos médicos reforçam essa tese.
  • Use produtos secativos quando alguma acne aparecer, pois o secativo pode ajudar a diminuir a inflamação e a dor da acne.

Essas são só algumas dicas que devem ajudar bastante a quem sofre com a acne. Em todo caso, se o seu problema é mais agressivo, convém procurar um médico, já que em alguns casos pode ser necessária uma intervenção com medicamentos, como o Roacutan (Isotrentinoina). Se tiver mais alguma dica, deixe nos comentários, ok?

Fonte: Dermatologia e Uol

5.0
02

2 comentários