Guia dos Solteiros

Aprenda a fazer feijão – muito simples!

Parece difícil, mas não é. Fazer um feijão delicioso não é nada complicado, tudo é uma questão de tempero (amor, como já dizia a propaganda do Sazon). Você que é solteiro também pode aprender a fazer essa deliciosa receita

Você sabia que o feijão de difere das outras plantas por ter vagens com sementes dentro deles? Pois é… além do feijão, outras leguminosas possuem essa característica.

Como fazer feijão
Feijão pronto (Foto: los40)

Mas chega de conversa, chegou a hora de colocar a mão na massa, pois para muitos separar os ingredientes e colocar em prática a preparação do feijão, não é uma tarefa muito simples. As vezes é por falta de experiência, outras vezes é apenas insegurança mesmo, não importa se é feijão carioca, preto, macassar, branco, mulatinho, entre outros.

Portanto, não se preocupe, pois a partir de agora você vai aprender como preparar o seu feijão gostoso de forma fácil:

Como fazer feijão

Ingredientes

  • 2 copos de feijão (cerca de 500 gramas)
  • 1 litro e meio de água
  • sal a gosto
  • calabresa (opcional) a gosto
  • bacon (opcional) a gosto
  • salsinha picada (opcional) a gosto
  • cebolinha picada (opcional) a gosto
  • 2 folhas de louro

Modo de preparo

  1. Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas.
  2. Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto.
  3. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu.
  4. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Para garantir, você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.
  5. Fatie a calabresa e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos. Depois junte o feijão e o louro.
  6. Adicione o sal (geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente). Se você colocou a calabresa e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados (cuidado com a pressão alta, minha gente!).
  7. Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos.
  8. Agora o feijão está pronto. Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto!

Separamos um vídeo que ensina como fazer na prática, caso a receita de feijão acima ainda tenha te deixado com algum tipo de dúvida. Alguns ingredientes podem mudar, mas a ideia é a mesma:

Chega de insegurança e chegou a hora de fazer o seu feijão da maneira certa, aproveitando todos os nutrientes dessa leguminosa que é sucesso em mesa. Agora é só deliciar essa maravilha, bom apetite! Espero que tenha gostado da receita, pois é tudo feito com muito carinho!

Fonte da imagem em destaque: foodandtravel

5/5 (1 Review)

11 comentários

  • se não gosta de feijão requentado, congele porções do feijão cozido sem temperar. depois é só ir descongelando (deixe fora da geladeira por algumas horas ou de um dia pro outro na parte de baixo da geladeira) e continue as etapas do tempero, que pode ser até com alho picadinho frito e sal apenas.

  • receitinha idiota hein… que simplicidade é essa de botar de molho… de colocar tudo a gosto? vou colocar 5 litros de agua ou mesmo 200 ml… vai funcionar? vou juntar tambem 700 gm de calabresa e meio quilo de bacon… coloque dosagem minha gente o grande problema das receitas para os leigos sao as quantidades de temperos e nao tempo de preparo…

  • Lucas, se observar , durante o preparo,ela falou as quantidades sugeridas, mas no final das contas é você quem tem de decidir se gosta mais salgadinho…ou com mais bacon,etc

  • Muito boa a receita. Meu pai aprendeu a cozinhar desde cedo e eu não quero ficar para trás dependendo de alguém que prepare meu almoço todos os dias, essa é a importância de se aprender a cozinhar. Parabéns pelo blog e sucessos pra vocês.

  • O molho tem que ser de no mínimo 7 horas e é para quebrar o ácido fitico que contém nos grãos, não para amolecer o grão.