Aprenda a fazer feijão – muito simples!

Fique até o final deste artigo para aprender a fazer um feijão verdadeiramente delicioso!

Prato de feijão preparado
1 vote

Como fazer Feijão: Apenas uma curiosidade antes de prosseguir com a receita: Você sabia que o feijão de difere das outras plantas por ter vagens com sementes dentro deles? Pois é… além do feijão, outras leguminosas possuem essa característica únicas.

Prato de feijão preparado

Delicioso feijão pronto (foto: servethiswiththat)

Mas chega de conversa, chegou a hora de colocar a mão na massa, pois para muitos separar os ingredientes e colocar em prática a preparação do feijão, não é uma tarefa muito simples. As vezes é por falta de experiência, outras vezes é apenas insegurança mesmo, não importa se é feijão carioca, preto, macassar, branco, mulatinho, entre outros.

Portanto, não se preocupe, pois a partir de agora você vai aprender como preparar o seu feijãozinho gostoso de forma fácil:

Ingredientes

  • 2 copos de feijão (cerca de 500 gramas)
  • 1 litro e meio de água
  • sal a gosto
  • calabresa (opcional) a gosto
  • bacon (opcional) a gosto
  • salsinha picada (opcional) a gosto
  • cebolinha picada (opcional) a gosto
  • 2 folhas de louro

Modo de preparo

  1. Separe e lave o feijão. Deixe-o de molho em uma bacia com água de um dia para o outro. Se estiver com pressa pode ferver 1 litro de água e deixar o feijão de molho nessa água por cerca de 2 horas.
  2. Despeje o feijão amolecido em uma panela de pressão e complete com água até a metade da panela. Se você não tiver uma panela de pressão, pode usar uma panela comum, porém vai levar mais tempo para o feijão ficar pronto.
  3. Tampe a panela de pressão e deixe em fogo alto. Quando começar a apitar conte 20 minutos. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e vá provando o feijão pra ver se amoleceu.
  4. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa. Tome cuidado nesse passo pra não explodir sua cozinha! Para garantir, você pode colocar a panela debaixo da torneira, mas não faça isso logo depois que retirou ela do fogo, espere sempre ela dar uma esfriada antes.
  5. Fatie a calabresa e corte o bacon em cubinhos. Coloque ambos em uma panela e deixe fritar por alguns minutos. Depois junte o feijão e o louro.
  6. Adicione o sal (geralmente 1 colher de sopa não muito cheia é suficiente). Se você colocou a calabresa e o bacon, diminua no sal, pois eles já são salgados (cuidado com a pressão alta, minha gente!).
  7. Deixe o feijão no fogo alto até abrir fervura e vá mexendo aos poucos.
  8. Agora que a sua receita está pronta. Na hora de servir basta jogar a salsinha e a cebolinha picadas por cima pra dar um visual diferente e pronto!

Separamos um vídeo que ensina como fazer na prática, caso a receita de feijão acima ainda tenha te deixado com algum tipo de dúvida. Alguns ingredientes podem mudar, mas a ideia é a mesma:

Não esqueça: para temperar feijão, vai do gosto pessoal também, por isso é importante usar a criatividade nessa hora. Portanto, deixe a insegurança de lado, pois chegou a hora de fazer o seu feijão da maneira certa, aproveitando todos os nutrientes dessa leguminosa que é sucesso em mesa.

Agora é só deliciar essa maravilha, bom apetite! Espero que tenha gostado da receita, pois é tudo feito com muito carinho! Se desejar conheça outras receitas feitas com feijão.

Editor do blog.

8 Comments

  1. liliam Réplica

    se não gosta de feijão requentado, congele porções do feijão cozido sem temperar. depois é só ir descongelando (deixe fora da geladeira por algumas horas ou de um dia pro outro na parte de baixo da geladeira) e continue as etapas do tempero, que pode ser até com alho picadinho frito e sal apenas.

  2. lucas Réplica

    receitinha idiota hein… que simplicidade é essa de botar de molho… de colocar tudo a gosto? vou colocar 5 litros de agua ou mesmo 200 ml… vai funcionar? vou juntar tambem 700 gm de calabresa e meio quilo de bacon… coloque dosagem minha gente o grande problema das receitas para os leigos sao as quantidades de temperos e nao tempo de preparo…

  3. admin Post author Réplica

    Lucas, se observar , durante o preparo,ela falou as quantidades sugeridas, mas no final das contas é você quem tem de decidir se gosta mais salgadinho…ou com mais bacon,etc

  4. André Réplica

    Muito boa a receita. Meu pai aprendeu a cozinhar desde cedo e eu não quero ficar para trás dependendo de alguém que prepare meu almoço todos os dias, essa é a importância de se aprender a cozinhar. Parabéns pelo blog e sucessos pra vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *