Essa receita foi criada pela Maria, que vive fazendo receitas deliciosas (e algumas mais complicadinhas!), mas mereceu atenção especial justamente por utilizar ingredientes do famoso “soborô”. Essa usa aquela linguiça que sobrou do churrasco da virada de ano e não é tão difícil de fazer.
Normalmente se usa vinho branco para fazer um risoto, mas ela deu um jeitinho e usou cachaça mesmo. E não é que ficou bom?
Ingredientes
Caldo
– Um fio de azeite
– Quatro dentes de alho
– Um tomate picado
– Pimenta calabresa
– Sal
– Água
Risoto
– Três linguiças
– Dois punhados de arroz arbóreo
– Uma cebola pequena/média
– Quatro folhas de sálvia
– Uma farta colher de sopa de manteiga
– +/- 100 ml de cachaça
– Queijo parmesão ralado
Modo de Preparo
Tire a pele e pique três linguiças. Em seguida, o tomate e a cebola. Corte quatro alhos em pedaços grandes e colha quatro folhas de sálvia. Refogue o alho em azeite numa panelinha, junte o tomate, o sal, a sálvia e um pouco de pimenta calabresa. Coloque outra panela no fogo com um pouco de manteiga, refogue a cebola, acrescente a linguiça e quando ela estiver cozida junte dois punhados do arroz. Mexa até que os grãos estejam brilhantes e regue a mistura com cachaça. Quando a cachaça evaporar coloque uma concha do caldo que se forma na panelinha (com o tomate). E siga mexendo e colocando mais caldo até que os grãos fiquem macios mas ainda firmes. Desligue o fogo, misture um pouco de parmesão ralado e tampe a panela. Separe os pratos e talheres e sirva com raspas de limão por cima e ervilha em folha cozida bem al dente.
Dicas da Maria para um risoto do bão:
– O arroz tem que ser arbóreo pois esse tipo solta mais amido (e é isso que dá a consistência do risoto);
– Não lave o arroz;
– A qualidade do caldo é muda tudo, portanto tente fazê-lo em casa e esqueça os industrializados;
– Acrescente o caldo aos poucos;
– Mexa sempre;
– O risoto deve ficar úmido e o arroz al dente;
– Deve ser servido quente.
Fonte: Diga Maria!
Risoto é sempre muito bom!