Guia dos Solteiros

7 profissões do futuro que vão impactar o mundo digital

Não há como não pensar nas profissões do futuro nos dias de hoje, especialmente para aqueles dentre nós que amam ficção científica e especulativa. Afinal, você consegue se imaginar quando era criança fazendo a profissão que tem hoje?

Se você trabalha em uma das áreas que mais sofreu com a mudança da transformação digital, como o Marketing, Direito, Medicina ou Engenharia de Software, provavelmente não.

E mesmo você que está numa carreira estável, provavelmente terá de mudar um pouco a sua projeção de futuro, especialmente porque existem várias profissões automatizáveis que podem desaparecer em alguns anos.

Mas se alguns trabalhos somem, outros aparecem. Quer saber quais são as profissões do futuro que vão surgir no mundo digital em breve? Então siga a leitura abaixo!

1. Engenheiro de lixo de dados é uma das profissões do futuro

Profissão engenheiro de lixo de dados
Analisando dados (foto: ebusinessconsultoria)

Você provavelmente sabe que, hoje em dia, tudo é movido a dados. O Big Dat e o Business Inteligence oferecem ferramentas para que todas as empresas possam otimizar as suas ações logísticas, de marketing e de vários outros setores.

Isso acontece porque, cada vez mais, estamos coletando milhões e milhões de dados sobre tudo e todos. No entanto, estamos coletando tantos dados que a maioria não é útil para absolutamente nada.

O Big Data só é eficaz se for alimentado com dado útil. Por isso, uma das profissões do futuro é o Engenheiro de Lixo de Dados, que vai vasculhar a tonelada de dados criados para gerar algo útil.

Além disso, ele terá de elaborar ações para lidar com as toneladas de informações armazenadas que não servem para nada.

2. Curador de conteúdo será essencial nos próximos anos

Curador de conteúdo
Profissão curador de conteúdo (foto: b-young)

Sabe aquele seu amigo que sempre diz: “Cara, tem uma série que você vai adorar”? É possível que haja um fértil mercado para ele no futuro.
Isso porque a tendência é que Hollywood produza mais filmes e séries do que possamos assistir nos próximos anos, especialmente com a ascensão de serviços de streaming como a Netflix e o Disney Plus.

Por isso, será necessário a criação do curador de conteúdo, alguém que terá amplo conhecimento em conteúdos, psicologia e perfis para recomendar aquela série perfeita para você, especialmente em um momento específico da vida.

3. Desenvolvedor de carros voadores e autônomos é uma tendência do futuro

Desenvolvedor de carros voadores e autônomos
Veículo voador (foto: lesailesduquebec)

Lembra que você imagina quem em 2020 teríamos carros voadores? Pois bem, as Olimpíadas de Tóquio mostrarão um dos primeiros. Depois disso, é provável que eles se tornem mais comuns no dia a dia.

Por isso, engenheiros de carros digitais serão essenciais no futuro, se tornando uma evolução natural do engenheiro de carro autônomo.

4. Engenheiro de energia renovável para abastecer o futuro

Profissão: engenheiro de energia renovável
Engenheiro de energia renovável (foto: aydinmutlu/iStock)

As profissões do futuro serão, quase todas elas, feitas na frente de um computador, provavelmente em um home office.

Para alimentar tudo isso, no entanto, será necessário um exército de engenheiros de energia renovável, focados em arranjar forma de suprir a demanda por energia elétrica sem poluir o planeta.

5. Desenvolvedor de Inteligência Artificial será a maioria no mercado

Profissão desenvolvedor de Inteligência Artificial
Inteligência Artificial(foto: mercadobinario)

Hoje eles já existem, mas como minorias. Dentre as profissões do futuro, o desenvolvedor de Inteligência Artificial serão maioria no mercado de trabalho, já que a tecnologia será de amplo alcance.

Em vez de se limitar aos recursos atuais, no futuro teremos chatbots mais avançados (você não saberá se é um robô ou uma pessoa), androides autônomos e, quem sabe?, inclusive uma inteligência artificial capaz de ser viva como um ser humano.

6. Defensor de identidade virtual para as pressões da Internet

Defensor de identidade virtual da Internet
Defensor de identidade virtual (foto: lawsocietysa)

Em um futuro muito próximo, o mercado de advocacia verá surgir um profissional especializado na Internet. Será o defensor de identidade virtual.

Isso porque a Internet tem se tornado uma espécie de histórico universal de todas as pessoas. Pense o seguinte: se você criou um Facebook em 2011, já são 9 anos de uso só nessa rede social. Nove anos de histórico de opiniões e comentários feitos por você.

O que mudou nesse tempo? Provavelmente muita coisa. Por isso, é possível que qualquer coisa dita no passado seja usada contra você na Internet.

Outro risco são os deep fakes, programas de Inteligência Artificial que colocam o rosto de uma pessoa em um vídeo de forma realista. A qualquer momento, você pode cometer um crime, contar uma mentira ou trair seu cônjuge, tudo fabricado no computador.
Por isso, o defensor de identidade virtual será o advogado que lutará contra esses crimes cibernéticos e protegerá os direitos das pessoas nas redes.

7. Agente de proteção cibernética é uma das profissões do futuro

Agente de proteção cibernética
Proteção cibernética (foto: revistasegurancaeletronica)

Além dos crimes digitais citados acima, ainda existem muitos outros que podem acontecer: invasões de redes de energia, sistemas de segurança, invasões a bancos, ataques digitais…

Os exércitos do futuro, sem dúvida, estarão cheios de agentes de proteção cibernética, defendendo alvos importantes sentados na frente de um computador.

E aí, o que achou da nossa lista de profissões do futuro? Ficou assustado ou animado com os anos que virão? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Origem da imagem destacada: medium

Adicionar comentário