No ano de 2016 os trabalhadores desempregados poderão ter um acréscimo na renda. Em dezembro do último ano, o presidente Michel Temer anunciou que as contas inativas desde dezembro de 2015 no FGTS poderão fazer o saque integral do benefício. Pra você, solteiro e desempregado, um verdadeiro prato cheio.
Segundo levantamento do Ministério do Trabalho, 18,6 milhões de contas se enquadram nesta categoria, sendo que o valor para o pagamento destes trabalhadores é de R$ 41,4 bilhões. A expectativa do Governo Federal é de que pelo menos R$ 30 bilhões sejam sacados e colocados em circulação.
Essa foi uma medida econômica do governo Temer, que pretende dar crédito e colocar capital no mercado, equilibrando a balança financeira do país.
Conta inativa no FGTS: quem tem?
Os trabalhadores que estão desempregados desde 2015 (não tendo trabalhado em dezembro) provavelmente devem ter uma conta inativa no FGTS, desde que tenham sido devidamente regularizados em suas empresas.
Para identificar sua conta inativa no FGTS e consultar o saldo, basta acessar o site do FGTS e prosseguir na área de login. Quem ainda não tem senha de acesso online, pode fazer no próprio site, desde que tenha seus documentos em mãos (principalmente a carteira de trabalho e o número do PIS/PASEP).
Essas consultas também podem ser feitas em agências da Caixa Econômica Federal ou através de aplicativos específicos. O pagamento do FGTS é obrigação de todas as empresas que tenham funcionários em situação regular. Mesmo que seja um direito e obrigação do patrão, recomenda-se que todos os funcionários verifiquem se estão tendo o seu FGTS depositado.
Quem pode sacar o FGTS?
A única regra para este saque é de que o trabalhador esteja com a conta inativa (sem depósitos e movimentações) desde dezembro de 2015. Se enquadrando nisso, será fácil para realizar o saque, sendo apenas necessário esperar pela ordem de chamada, que levará em consideração a data de nascimento de todos os trabalhadores que se enquadram para o recebimento.
Essa nova regra substitui a antiga determinação, que apenas permitia saques por trabalhadores que estivessem por pelo menos três anos com a conta inativa.
Calendário de saques do FGTS inativo
Como são mais de 18 milhões de contas e a expectativa é de pelo menos 10 milhões de saques, o Governo Federal determinou um calendário de pagamentos, muito parecido com o de outros programas. As pessoas serão organizadas por datas em relação ao seu aniversários. Nascidos em determinados meses terão um período específico, fazendo com que os pagamentos sejam gradativos.
Na manhã da terça-feira, 14 de fevereiro, o presidente Michel Temer, acompanhado de autoridades relacionadas aos programas sociais e Caixa Econômica Federal, anunciou os detalhes do pagamento e a importância desta medida para a economia nacional.
Uma página exclusiva para consulta de informações sobre as contas inativas foi criada no site da Caixa. Todas as datas de pagamento também foram liberadas, além de um novo horário de funcionamento das agências neste período inicial.
Período de saque por data de nascimento:
Janeiro e fevereiro – a partir de 10/03/2017
Março, abril e maio – a partir de 10/04/2017
Junho, julho e agosto – a partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro – a partir de 16/06/2017
Dezembro – a partir de 14/07/2017
Ebaaaa!! Dinheiro! rsrsrs