Guia dos Solteiros

A pressão de conseguir tudo aos 20 e poucos anos

Com 20 anos de idade existe uma pressão para a gente ganhar o mundo, quando na verdade às vezes não temos ao menos um emprego decente.

Pressão, ato ou efeito de apertar, comprimir e pressionar. Poucas pessoas no país não se sentem pressionadas no sentido de conseguir sucesso profissional entre os 20 e 30 anos.

Não falo em ter um emprego seguro e uma vida comum, com dinheiro para pagar as contas malditas e os desfalques dos impostos que a cada dia estão mais pesados também à juventude.

Eu me refiro à tensão para a gente ser alguém bem-sucedido rapidamente, como os jovens famosos que alcançam a conta bancária milionária enquanto ainda possuem espinhas nos rostos.

Às vezes a gente não percebe, mas esta pressão por sucesso aos 20 anos é gerada quase de forma automática nas nossas mentes, como se fosse algo imposto pela própria sociedade.

Bem-vindo à realidade

Excesso de pressão pode desnortear os jovens
Excesso de pressão pode desnortear os jovens (Fonte: geralt / Pixabay)

Aos 20 aninhos eu estava longe de morar na mansão que sempre sonhei realmente. Na verdade, com esta idade até o emprego dos meus sonhos não era realidade em minha vida.

Quantas vezes gastei horas em busca de informações na internet sobre os países mais incríveis? Como eu desejava visitar cada uma das nações famosas e ricas, sendo que no ponto de vista real não tinha mínimas condições de viajar sozinho para fora do Brasil.

Enquanto sonhava com Disney, Ponte de Londres, Muro das Lamentações, Torre Eiffel e Taj Mahal ao mesmo tempo estava na chapa de um buffet infantil, fazendo hambúrgueres no trabalho de 12 horas por dia, pensando que tudo valeria a pena se eu estudasse em todo tempo livre. Quem sabe poderia me tornar embaixador do Brasil nos Estados Unidos?

Na época eu morava com meus pais que me pressionavam por todos os lados, como pessoas que caíram na pilha do sistema e pressionam o filho para ele se tornar um Sílvio Santos, Bill Gates ou David Rockefeller, mesmo com apenas 2 décadas de vida.

Ouvia minha mãe dizer para eu limpar o quarto, ir trabalhar, estudar, emagrecer, rezar, encontrar uma alma-gêmea para se casar, enricar, entre outras pressões.

Diante tantos sentimentos e tantas coisas para fazer, eu desisti de tocar guitarra, cantar e seguir em frente junto da banda que tinha na adolescência. Tenho saudades de tocar com os amigos sem outra preocupação a não ser se divertir, usufruindo da liberdade cultural das mentes joviais.

Por que existe a pressão para conseguir tudo aos 20 anos?

Cada vez mais o cargo de CEO é ocupado por jovens
Cada vez mais o cargo de CEO é ocupado por jovens (Fonte: geralt / Pixabay)

Antigamente seres-humanos faziam uma coisa de cada vez sem pressão e se sentiam felizes. No mundo atual os jovens realizam tudo ao mesmo tempo na busca da realização profissional, o que causa ansiedade e depressão.

Entre celebridades e personalidades vemos diversas pessoas alcançarem os milhões de dólares na faixa dos 20 anos. CEO de startups, funkeiros (as), músicos de pop rock, blogueiros (as), youtubers, jogadores (as) de futebol, surfistas e empreendedores digitais que empregam multidões.

Estas pessoas bem-sucedidas viram ícones luxuosos da indústria cultural, isto é, referências para jovens que querem ser como este pessoal famoso quando na verdade estão muito longe de chegarem perto da meta, despertando assim duas condições humanas: Fracasso e raiva.

O fracasso nos leva para a cama, no isolamento, nos estados depressivos e alterados da mente, com risco até de desenvolvermos vícios por drogas lícitas ou ilícitas, um caminho às vezes sem volta.

Raiva impulsiona o jovem a agir sem pensar. Por exemplo, aceitar o primeiro trabalho que encontra e trabalhar 12 horas seguidas ganhando trocados que podem pagar o luxo do financiamento de um carro gerador da imagem de pessoa bem-sucedida, ao invés de investir nos estudos para ingressar à universidade, desenvolvendo uma carreira que transforma em realidade o sonhado legítimo êxito financeiro e profissional futuramente.

É tempo de pisar no freio

Às vezes um passo atrás pode ser dois ou mais para a frente no futuro próximo.
Às vezes um passo atrás pode ser dois ou mais para a frente no futuro próximo (Fonte: silviarita / Pixabay)

Não vale a pena cair na pressão imposta pela sociedade para alcançar o sucesso na juventude. É melhor viver a vida com calma, menos fobias e mais sabedoria em cada uma das decisões que decidem qual será a sua condição no amanhã.

Frear um pouco o ritmo não quer dizer que você deve desistir de alcançar os seus objetivos de sucesso. É preciso tentar quantas vezes forem necessárias, mas com o pensamento de que um erro é apenas uma pedra no caminho e não motivo para ataques de fúria.

A grande parte dos (as) milionários (as) faturou o primeiro milhão muito depois dos 20 ou 30 anos, este povo passou por poucas e boas até chegar na vida milionária, mas nunca desistiu de percorrer o caminho do sucesso por não ter encontrado o pote de ouro no fim do arco-íris durante a juventude. Paciência e perseverança também são importantes para você chegar lá.

Fonte da imagem em destaque: Free-Photos / Pixabay

Adicionar comentário