Guia dos Solteiros

Diarista ou empregada fixa? Conheça as vantagens de desvantagens de cada uma!

Explicamos as diferenças entre empregada fixa e diarista e quais as vantagens desvantagens de ambas para você que é solteiro(a). Confira!

Um dos grandes dilemas das pessoas que moram sozinhas e precisam de uma ajuda pra organizar sua bagunça diária, é se contratam uma diarista ou se optam por uma empregada doméstica fixa. São muitos prós e contras, com certeza não é uma equação fácil e há muito o que se pensar. E para ajudar a vocês solteiros e solteiras que nos acompanham, vamos dar uma boa explicação nesse artigo, mostrando quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade. Obviamente, não temos como dizer qual a melhor ou pior escolha, pois é algo bastante particular, mas podemos fornecer bons argumentos para que sua escolha seja bem feita.Vamos lá?

diarist

Diarista ou empregada fixa – como escolher?

Diarista

A diarista é uma pessoa que recebe apenas para ir em determinado dia em sua casa, fazer a faxina e ir embora ao fim do dia. Algumas empresas que você contrata, elas encaminham cada vez uma diarista diferente, o que não gera vínculos empregatícios para quem faz essa contratação.Veja as vantagens e desvantagens disso:

Vantagens

Custo – A diarista recebe pelo dia trabalhado, então se em determinado mês você se apertar, é só não combinar dela ir até sua casa.Assim você pode deixar para chamá-la só quando estritamente necessário.Além disso o custo com encargos, 13 salário e demais obrigações legais inexiste , o que é a maior vantagem de todas.

Alimentação- dependendo do combinado, a diarista já traz a própria comida de casa, não lhe dando trabalho neste aspecto.

 

Desvantagens

 

Legislação- mesmo tomando cuidado, algumas pessoas acabam tendo problemas ao chamarem a mesma diarista duas vezes na semana, pois alguns juízes consideram que 2 vezes na semana já é um vínculo empregatício.Voc6e pode acabar tendo que pagar todos os direitos do mesmo jeito.Por isso, varie sempre a pessoa e assine recibo ao final do trabalho.

Mobilidade- É preciso ficar em casa enquanto ela está lá, você perde o dia todo supervisionando-a já que não pode deixá-la sozinha.

Segurança- é sempre complicado ter toda semana uma pessoa estranha em casa, e se você escolhe a mesma de sempre cai no problema da legislação já citado.

 

Empregada doméstica

 

Vantagens

Segurança- normalmente as domésticas são contratadas com cartas de recomendações, e após anos de trabalho, vamos conhecendo a pessoa, ao contrário da diarista que cada semana há uma pessoa desconhecida em sua casa.

Cozinha- Como a empregada doméstica costuma cozinhar, os custos com alimentação caem já que ela pode deixar uma janta pronta para você só esquentar no microondas e comer.Bem mais saudável do que ir comer x burguer na rua ou viver a base de miojo.

Mobilidade- Como se trata de uma pessoa que você já confia, é possivel sair de casa e ir ao mercado, ou passear e até viajar sem se preocupar, ao contráriod a diarista, que é preciso ficar vigiando já que você não a conhece direito.

 

Desvantagens

 

Custos – Hoje, o patrão paga efetivamente, além do salário, o INSS, as férias, o 13º e o vale transporte.Existe um projeto de lei para que seja obrigatório o pagamento de FGTS e muitos outros direitos trabalhistas, o que encarecerá ainda mais o custo de quem quer ter uma empregada doméstica em casa.

Intimidade excessiva– como a pessoa passa bastante tempo na sua casa, acaba participando da sua vida e sabendo de tudo que se passa em sua casa, acaba tirando um pouco a privacidade, que é justamente uma das maiores vantagens de se morar sozinho.Além disso, se você não está em casa pode se surpreender com a conta do telefone.

Alimentação- Como ela almoça sempre na sua casa, acaba gastando um pouco com a comida dela.

 

Conclusão

Bom caros leitores e leitoras, espero que nossos dados tenham ajudado a sanar suas dúvidas.Sabemos que é uma decisão difícil e que cada caso deve ser bem analisado, sabemos que uma doméstica nem sempre cabe no orçamento de todos, e ao mesmo tempo, ter uma pessoa estranha diferente toda semana em sua casa, pode ser complicado.

E na sua casa? Como você lida com isso? Existe uma diarista ou uma empregada doméstica fixa?

Referências: Revista Exame & Previdencia.gov.br

1 comentário

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade