Guia dos Solteiros

Otimize seu tempo na hora de limpar a casa

Sabia que é possível manter a limpeza da sua casa gastando menos de meia hora? Criar uma rotina de limpar um cômodo por dia faz com que a faxina de fim de semana seja menos dolorosa e mais prática.

Otimize seu tempo na hora de limpar a casa

 

Tipos de vassoura

Usar o tipo de vassoura certo pode economizar seu tempo:

Superfícies lisas
O tipo de vassoura mais recomendado para varrer partículas finas de poeira em superfícies lisas como as dos pisos ou encerados são as vassouras de cerdas mais curtas e macias.

E vai rolar a festa? Não se preocupe.
Na remoção de sujeira mais pesada (depois de uma festa, por exemplo), bem como de limpeza de pisos ásperos as vassouras de cerdas compridas e duras são mais indicadas.

Sujeira nos cantinhos
Existem modelos de vassouras cujas cerdas duras estão dispostas em um formato mais fino e angular, ideal para limpar cantos e embaixo dos móveis.

Praticidade
Há também a junção dos dois tipos de cerdas em um modelo só. Essas vassouras têm cerdas duras no meio, para retirar a sujeira pesada, e cerdas macias em suas extremidades, para tirar a poeira fina. É ótima para casas que possuem crianças (e para solteiros preguiçosos Smiley de boca aberta).

Sustentabilidade
As vassouras feitas de PET reciclado são mais leves, bastante resistentes, não riscam o chão e como acumulam carga estática, funcionam como imãs para poeira mais fina. Além disso, são ecologicamente corretas.
Outra vassoura amiga do meio ambiente é aquela que possui cerdas naturais, ideal para limpar áreas externas e calçadas.

Varrer ou aspirar?

Otimize seu tempo na hora de limpar a casa

A vassoura possui a vantagem de ser silenciosa. Entretanto, ela não é muito eficiente para retirar cabelos e pelos de animais. Além disso, a poeira mais fina é levantada ao ar, depois essa poeira desce, e é aí que entra o pano de chão para finalizar a limpeza.

Os aspiradores de pó devem substituir as vassouras se houver animais domésticos em casa, pois tornam a limpeza de pelos, cabelos e migalhas muito mais eficaz. Eles também são excelentes para limpar carpetes, cortinas, armários e sofás.
Em casas de fácil manutenção da limpeza, o uso do aspirador faz com que passar o pano de chão seja dispensável na maioria das vezes. Você pode restringir o uso do pano úmido a duas ou três vezes por semana.

Se preferir usar aspirador de pó no lugar da vassoura, escolha uma tomada que esteja no centro de sua casa para ligá-lo. Aspire o que alcançar dali, corredores, áreas comuns e o centro das salas. Isso diminui o tempo gasto com essa tarefa.

Pano de chão ou esfregão?

Otimize seu tempo na hora de limpar a casa

Passar um pano de chão molhado é a garantia de que mesmo o pó mais fino levantado pela vassoura será retirado.

A vantagem de usar os esfregões (mop) em vez de usar rodo com pano de chão é que não é necessário agachar nem molhar as mãos para torcer o esfregão. Isso é feito no balde apropriado para esse tipo de esfregão, basta torcer o cabo pressionando um pouco.

Como já dito anteriormente, não é preciso exagerar no uso de produtos químicos para a limpeza do chão. Pode-se inclusive, utilizar uma mistura caseira bastante eficaz. Para cada litro de água, acrescente:

  • 4 colheres (de chá) de vinagre branco;
  • ½ limão;
  • 2 colheres (de chá) de bicarbonato;
  • 2 colheres (de chá) de amaciante de roupas (neutraliza o cheiro do vinagre).

Mais dicas:

1. Tire o pó dos móveis depois de varrer para retirar a poeira levantada pela vassoura.
2. Concentre-se em um cômodo por vez. Todos os objetos do chão devem ser retirados para facilitar o trabalho de varrer e passar pano. Para limpar os carpetes, varra contra o sentido das fibras e retire toda a poeira, depois varra ao contrário – seguindo o sentido das fibras – para deixá-lo mais bonito.
3. Não exagere no uso de produtos químicos de limpeza. O efeito pode ser contrário, já que a química presente nesses produtos pode danificar seu piso. Se a limpeza de sua casa é feita com frequência, não há motivo para usar grandes quantidades de produtos de limpeza.
4. Escolha um cômodo por semana para realizar uma limpeza mais completa. Assim você cria uma rotina constante de faxina e de manutenção ao mesmo tempo.

Otimize seu tempo na hora de limpar a casa


Fonte: Bbel

Otimize seu tempo na hora de limpar a casa
5 (100%) 5 votes

4 comentários