Guia dos Solteiros

Dicas básicas para montar uma república

Quem pensa em sair de casa (seja para estudar ou somente para não morar mais com os pais) acaba optando por dividir apartamento com amigos. Sim, é a famosa república.
Mas, para que seja uma experiência agradável e amenizar possíveis discussões, algumas regras são bem importantes.  Veja aqui algumas dicas fundamentais para quem pretende montar uma república:

 

1- Divisão dos móveis:

A dica é cada um ter os seus móveis. Mobília de quarto sempre individual. Outros itens de áreas comuns, podem ser comprados separadamente para montar a casa. Por exemplo: uma pessoa compra o sofá, outra compra a TV, outra a mesa e assim por adiante. Quando alguém quiser sair, basta levar o que é seu sem problemas.

Dicas básicas para montar uma república

2- Contas:

Outra coisa interessante é cada uma das contas ser em nome de um dos moradores. Isso é ótimo, porque todos terão algum comprovante de residência do lugar. Mas, mesmo com essa divisão, o ideal é que uma pessoa seja responsável por organizar as finanças e dividir. Que tal uma caixinha com os comprovantes e contas? É uma ótima maneira de todos verificarem caso queiram também.

 Dicas básicas para montar uma república

3- Compras da casa:

O velho dilema do que deve ser comum e o que deve ser separado na hora de comprar. Bom, o ideal é que materiais de limpeza sejam sempre comprados em conjunto, afinal, todos usarão. Alguns outros itens de cozinha podem ser comprados juntos também. Aí é só chegarem a um acordo do que é de uso comum. O restante é de consumo individual e cada um compra separado.

Dicas básicas para montar uma república

4- Limpeza:

Chega dessa história de que república é bagunçada. A melhor opção é organizar escalas de limpeza, alternando entre os ambientes da casa e os moradores. Mas, caso vocês não queiram limpar, vale contratar uma faxineira 1 vez por semana e incluir essa despesa nas contas em comum.

Dicas básicas para montar uma república

5- Relacionamento:

Por fim, o mais importante em uma vida de república: relacionamento com quem mora com você. Lembre-se, a casa é de todos. Então, seja consciente em respeitar o ambiente do outro e também em sempre contribuir para que o dia a dia seja agradável.

Dicas básicas para montar uma república

Morar em república é muito bom, galera. Mas como tudo nessa vida, precisa de organização. Se você tem mais alguma dica ou um experiência pra contar, deixa aqui nos comentários.

Dicas básicas para montar uma república
5 (100%) 3 votes

Adicionar comentário