Guia dos Solteiros

Como retirar o amarelado das roupas brancas

Nem sempre temos aquele dinheiro sobrando para comprar produtos de limpeza caros. Aqui no blog já ensinamos algumas técnicas para substituir produtos que compramos à toa, pois na verdade já temos em casa.

Agora vamos ensinar a clarear suas roupas brancas com produtos alternativos! Chega de roupas amareladas deixando o seu guarda-roupas feio!

Como retirar o amarelado das roupas brancas
Roupas brancas no varal (Foto: lavozdelmuro)

 

Água sanitária: usar ou não?

A solução ideal para clarear as roupas nem sempre é utilizar água sanitária (muito cuidado nessa hora!). A água sanitária pode manchar suas roupas, enfraquecer o tecido e danificar as fibras.

Então além de não depender de alvejantes caros, agora também vou aprender a não utilizar água sanitária para clarear minhas roupas, Guia?

Exatamente!

Mas então, o que eu faço para tirar o amarelado das roupas?

Roupas amarelas e o antes e depois
Antes e depois de roupas amarelas (Foto: thrivinghomeblog)

Fique ligado(a) que agora você vai aprender como tirar o amarelado de uma vez por todas! Lucy Mizael, Organizadora de Espaços, criou algumas receitas alternativas ao uso de água sanitária e alvejantes caros:

Desencardir roupas claras sem usar alvejante (cloro)

  1. Coloque sua roupa de molho em água quente (o suficiente para cobrir a peça);
  2. Para cada litro de água, adicione 2 colheres(sopo) de bicarbonato, 1 copo de álcool e 2 colheres(sopa) de sabão em pó ou sabão de coco.

Manutenção das roupas brancas (não precisa da água quente)

Nesse caso você vai utilizar a máquina de lavar, por isso não vai precisar de água quente. Segue os produtos a seguir:

  • Álcool
  • Sabão de coco
  • Bicarbonato de sódio

Como retirar manchas amarelas de guardado

É hora de aprender algumas técnicas para tirar as manchas amarelas em suas roupas brancas, no caso dos tecidos de fibra natural, como é o caso do algodão e linho.

Método 1:

  1. Coloque a sua roupa de molho em água que seja suficiente para cobri-la;
  2. Para cada 5 litros de água, coloque 5 colheres de sopa de açúcar, ½ copo água sanitária e pode deixar de molho por cerca de 2 horas;
  3. Esfregue a roupa suavemente e enxágue e lave em seguida (pode usar o sabão que preferir).

Método 2:

  1. Ferva a peça por meia hora em um balde/vasilha de alumínio cheio de água, contendo 1 colher(sopa) de bicarbonato e 1 colher(sopa) de sal;
  2. Logo que passar as meia hora, pode jogar a água fora e enxaguá com água corrente até sair todo produto.

Roupas de seda branca (novo método)

  1. Coloque a peça de molho no leite cru por 24 horas;
  2. Enxague bastante até sair todo o leite;
  3. Lave a roupa utilizando sabão líquido para roupas delicada e depois enxágue bastante para que não fique com cheiro de leite. Seque a peça na sombra.

Quando a roupa é de Lycra branca

  1. Lave a roupa com sabão líquido para tecidos delicados (não pule está etapa);
  2. Quando for enxaguar, coloque 1 colher(sopa) de bicarbonato;
  3. Coloque para secar à sobra.

Quando a roupas de nylon branco (super dica)

  1. Utilize sabão líquido para tecidos delicados na hora de lavar a peça;
  2. Enxágue bastante a roupa;
  3. Coloque novamente água em um balde até cobrir a roupa;
  4. Adicione 1 colher(chá) de fermento;
  5. Esprema com cuidado para não danificar e seque à sombra.

Essa dica veio do Fausto, um leitor assíduo e contribuinte do Guia dos Solteiros. Valeu, Fausto! Se você gostou das dicas de como clarear as roupas brancas utilizando alguns produtos do dia a dia, deixe sua opinião abaixo, teremos o maior prazer em receber!

Foto imagem destaque: handymanmagazine

18 comentários

  • Sempre usei água sanitária e nunca nenhuma peça amarelou.
    O problema é que o povo usa cloro falsificado, desses que vendem a 1 real 2 litros. É corante só e corante mancha

  • A água sanitária enfraquece o tecido e danifica as fibras pois, a cada vez que a roupa entra em contato com a água, o hipoclorito reage e é reativado se não for neutralizado.
    Ao usar a água sanitaria para clarear ou descolorir peças de roupas, LAVA-LAS bem por DUAS VEZES SEGUIDAS e, apos esse processo, deixa-las de molho por 30 minutos em água fria com bastante vinagre de alcool para cessar a ação da água sanitária (Hipoclorito de Sódio (NaClO) de 2,0 a 2,5% p-1 + Água Industrial).
    A água sanitária deve ser manuseada com cuidado, porque pode ser corrosiva à pele e tecidos, devido ao seu poder oxidante e à sua alcalinidade. Por isso, preste atenção às dicas:

    – Nunca misture água sanitária com vinagre, ácido muriático ou agente de limpeza. Pode haver liberação de gases prejudiciais à saúde.

    – Nunca use o hipoclorito de sódio direto na pele.

    – Nunca reutilize a embalagem.

    – Mantenha os produtos longe do alcance das crianças e de animais domésticos.

    – Ao comprar água sanitária, leia o rótulo, que deve conter: registro no Ministério da Saúde; nome e endereço do fabricante; nome do produto; data de fabricação e prazo de validade.

    – Guarde a água sanitária em recipiente fechado e em local ventilado e longe de raios solares e do calor.

    Em caso de acidentes:

    – Contato com os olhos – Lavá-los em água corrente por 10 a 15 minutos. Se você tiver a sensação de “areia nos olhos”, “vista embaçada”, procure um oftalmologista; há risco de conjuntivite química.

    – Contato com a pele – Lavá-la em água corrente por 10 a 15 minutos. Use luvas ao mexer com o produto, em caso de pele sensível a produtos de limpeza, porque o hipoclorito de sódio e a água sanitária podem causar vermelhidão, alergia e até queimadura. Caso isso aconteça, procure um dermatologista.

    – Ingestão do produto – Não provoque vômitos, tome gelatina líquida ou clara de ovo e procure um médico.

    – Inalação do produto em ambiente fechado – Saia do local imediatamente. Se você sentir falta de ar e mal-estar, procure um médico.

    Adorei o site, tem excelentes dicas. Parabens.

    • Ollha gente qnd minhas roupas brancas mancham ou ficam amarelas eu faço o seguinte uso sabão de quadro Azul da Ipê com anilina e deixo ficar bastante tempo no sol..e p tirar p rou2 q foi manchada por outra roupa, fervo água desligo o fogo e deixo a roupa de molho.
      Comigo funciona sempre.

  • Não deu certo…tentei muito, mas não desencardiu e nem saiu o amarelo da roupa…e fiz direitinho e ainda esfreguei!!!!!

  • Minha filha foi lavar suas roupas brancas e colocou alvejante Ype na máquina… Manchou tudoooooo….ficaram todas, por inteiro, amarelas!! O q posso fazer?? Obrigada

  • Passei agua sanitária em uma camisa de seda beje e amarelou. O que fazer para tira a mancha, pois já usei mtas coisa e nada funciona. Existe algum produto que tira mancha de camisa de seda beje?

  • Coloquei algumas toalhas de molho ,com agua sanitaria e ficou todas manchadas com manchas oriveis oque fazer agora.

  • Coloquei algumas toalhas de molho todas brancas

    , com agua sanitaria , ficou com manchas escurar oriveis.

  • Olá, eu gostaria de saber se eu posso colocar bicarbornato junto com a candida na maquina,pois não tenho nenhum problema com candida, como dizem que bicarbonato e bom, gostaria de saber se posso acrescentar ?

  • Lavei a minha roupa colorida e esqueci ela por cerca de três horas, se não mais, no sabão em pó e acabou amarelando, o que faço??
    Desde já agradeço

  • Lavei uma bermuda jeans branca do meu filho dai coloquei água sanitária pra sair uma macha,mas a mancha ñ saiu e ainda ficou amarela; o q eu faço?

  • Então, eu sou solteiro, faço o seguinte, apenas em lenços e fronhas brancas, deixo meio dia de molho com bastante água sanitária e pouco de sabão em pó barato, depois quase nem enxaguo e ponho na máquina e deixo lavar, lavo com omo junto de outro sabão barato.. Já fiz muitas vezes, até agora não senti enfraquecer o tecido, e nem amarelo..

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade