Guia dos Solteiros

Como lavar roupas na máquina corretamente?

Lavar roupas na máquina parece algo simples. Basta colocar as roupas, o sabão e o amaciante em seus compartimentos, selecionar o modo de lavagem e pronto. Certo? Errado! Existem detalhes que muitas pessoas deixam passar na hora de lavar roupa na máquina de lavar.

Felizmente, estamos aqui para te ajudar a ter roupas mais bem conservadas, limpinhas e cheirosas toda vez que for lavar. Então acompanhe essas dicas e truques para lavar roupas na máquina de lavar corretamente.

Dicas e truques para máquina de lavar

1 – Separação de roupas

separe as roupas

Na pressa do dia a dia, acabamos jogando todas as roupas sujas que temos dentro da máquina sem prestar atenção ao que são. Isso é um erro, pois certos tipos de roupas não podem ser misturados.

Além disso, cada programa da máquina de lavar age de forma diferente, não sendo indicado para todos os tipos de roupas. O ideal é separar as roupas por tipos. Para começar, separe as brancas, pretas e coloridas, cada uma com suas semelhantes.

Em seguida, separe as mais novas das mais velhas. Isso porque geralmente as mais novas soltam mais tintura, enquanto as mais velhas já não têm esse problema. Lave primeiro as mais novas.

Nunca lave brancas junto a coloridas, muito menos pretas. As coloridas podem ser lavadas com as pretas se as pretas já não soltam mais tintura, porém, cuidado para não misturar tecidos felpudos como lã ou moletom com jeans e algodão.

2 – Limpe o filtro da máquina

Sua máquina de lavar provavelmente tem um filtro para limpar a água de pelinhos e bolinhas. Limpe este filtro sempre antes da próxima lavagem. É muito comum esquecermos de limpar o filtro e ele ficar semanas com pelinhos acumulados.

Se o filtro estiver sujo, ele não fará sua função corretamente. Então, sempre limpe o filtro antes de uma nova lavagem.

3 – Feche zíperes e botões

Calças devem ser abotoadas e ter o zíper fechado antes da lavagem. O mesmo vale para camisas, jaquetas ou qualquer outra roupa que tenha esses detalhes. Isso porque peças com zíper ou botões podem enroscar umas nas outras ou na própria hélice da máquina, causando danos.

Elas não vão necessariamente se rasgar, mas podem repuxar o tecido, fazendo com que ele fique mole com o passar do tempo. Evite isso fechando zíperes e botões para lavar roupas na máquina corretamente.

4 – Desdobre barras e mangas

Outro erro de quando jogamos todas as roupas de uma vez na máquina para lavar é que deixamos passar barras e mangas dobradas. Seja uma dobra natural de quando tiramos a roupa ou uma dobra feita por detalhes na vestimenta, ela deve ser desfeita antes da lavagem.

Lavar roupas na máquina corretamente significa que a lavagem será capaz de levar a sujeira embora. Se houver muitas dobras nas roupas, a sujeira pode ficar entre essas dobras e se recusar a ir embora. Para evitar isso, desdobre tudo!

Isso também vale para meias, que são comumente colocadas na máquina em formato de bolotas, do jeito que saem dos pés! Isso é um erro. Além de não limpar direito, podem deixar um cheiro desagradável no tecido.

5 – Escolha o programa correto

Se você vai lavar jeans, lave apenas jeans. Se vai lavar tecidos frágeis, lave apenas frágeis. Isso porque, conforme o programa de lavagem da máquina, a lavagem será mais agressiva ou menos.

Se você misturar os tipos de roupas, estará inutilizando os programas de lavagem. Para evitar que isso aconteça, lave sempre roupas semelhantes. Isso aumenta a vida útil tanto das roupas quanto da máquina.

Ah, e enxágue extra só deve ser utilizado para roupas extremamente pesadas, como jaquetas e cobertores, ok? Vamos economizar água!

Compartilhe com seus amigos para que eles também saibam como lavar roupas na máquina corretamente.

Como lavar roupas na máquina corretamente?
5 (100%) 50 votes

Adicionar comentário