Guia dos Solteiros

Como dar ponto em roupa

Aquela roupa que você adora descosturou um pedaço: pronto, já é o suficiente para bater o desespero. E agora? É um pedaço muito pequeno para levar na costureira e gastar dinheiro, mas não é pequeno o suficiente para usar a roupa normalmente como se ela estivesse 100%. Mas o que fazer?

Simples, pequeno gafanhoto. Nós do Guia vamos te ensinar hoje a dar ponto simples na sua roupa para que você consiga se virar com isso e que possa usufruir da sua querida roupa por muito mais tempo e sem depender de mamãe nenhuma consertando o que você mesmo consegue fazer. Vem com a gente:

O que você precisa:

  • Agulha;
  • Linha da cor do tecido ou parecida (se não tiver certeza sobre qual cor de linha usar, vire a roupa do avesso e veja qual a cor utilizada. Caso ainda não saiba que cor utilizar, leve a roupa em um armarinho e mostre para o(a) vendedor(a). Assim ele(a) irá comparar cores de linha com a cor da linha da sua roupa e te dará uma mais aproximada).

linhas

Como preparar a agulha e a linha:

  1. Corte um tamanho de linha considerando que você irá dobrar essa linha ao meio e que você precisa de espaço para “manobrar” a agulha. Geralmente para dar ponto em um furo pequeno em uma roupa fina você vai precisar de mais ou menos uns 3 palmos de linha (pra garantir que não vai faltar linha no meio da operação);
  2. Passe a linha no furo da agulha até a agulha ficar no meio exato da linha;
  3. Una as pontas e dê um nó.

no-na-linha

Como dar o ponto

Pronto, linha e agulha preparadíssimas. E agora?

  1. Vire a roupa ao avesso (você vai costurar a parte de dentro dela);
  2. Enfie a agulha até sair do outro lado;
  3. Volte com a agulha para o lado de cá;
  4. Vá fazendo isso por toda a extensão do rasgo;
  5. Ao terminar, dê 2 nós passando a agulha por entre a linha e o tecido antes de puxar.

Caso tenha alguma dúvida, assista ao vídeo abaixo e veja como é super fácil!

Dicas

Cuidado para:

  • não furar os dedos;
  • não costurar o outro lado da roupa – juntando os dois lados – senão você não irá conseguir usar sua roupa querida mais e irá ter que refazer tudo novamente;
  • não fazer isso pegando muito tecido, pois o resultado final irá ficar grosseiro. Costure somente o suficiente para esconder o rasgo.

 

E aí? Fácil, né? Tem outras dicas para os nossos leitores? Deixe nos comentários e ajude outros solteiros a se virarem melhor sem depender de mais ninguém!

5.0
71

Adicionar comentário