Guia dos Solteiros

Como lavar roupa: novas dicas para ajudar os solteiros nessa batalha!

Atendendo a pedidos, trouxemos novas dicas para os solteiros lavarem suas roupas com mais eficácia.

Como lavar roupa: novas dicas para ajudar os solteiros nessa batalha!

Quem mora sozinho sabe que uma das tarefas mais horrorizantes é lavar as roupas. O assunto é complicado mesmo, mas já falamos do mesmo anteriormente nesses 2 posts aqui:

Porém, volta e meia algum leitor ou leitora nos pedem novas dicas. Decidimos então mostrar mais algumas aqui:

1. Escolhendo os produtos para lavar roupa

Tenha muito cuidado para escolher o produto certo. Uma breve explicação sobre o uso de cada um:

Sabões

O sabão é na verdade uma mistura de bases alcalinas e gorduras, ele se degrada bem nos sistemas de esgoto da cidade, não prejudicando o meio ambiente e biodegradável. Sua eficácia é mais sentida na lavagem de roupas à mão, onde é bastante recomendado o sabão de coco. Já na máquina de lavar, o sabão em pó é mesmo o mais recomendado.

Detergentes

Os detergentes são produtos sintéticos, derivados de petróleo e outros materiais não gordurosos. Eles são menos afetados do que o sabão e têm excelente poder de limpeza. Os detergentes contêm um agente umedecedor que desprende a sujeira e ajuda a facilita a lavagem.

Amaciantes

Se você usa máquina de lavar, seu uso é imprescindível. Os amaciantes de roupas adicionam suavidade e maciez, reduzem a eletricidade estática e ajudam a diminuir as “bolinhas” que se formam nas peças.

Alvejantes

O alvejante trabalha junto com o detergente ou com o sabão para remover manchas e sujeiras, deixar mais brancas as peças brancas e tornar as cores de alguns tecidos mais vivas. Ele também funciona como desinfetante suave. Os dois tipos básicos de alvejantes são o cloro e o oxigênio. O alvejante líquido comum à base de cloro é o mais eficaz e o menos caro (água sanitária), mas não pode ser utilizado em todos os tipos de tecidos. O alvejante à base de oxigênio é seguro para todos os tipos de tecidos laváveis, fibras com acabamento resinado e para a maioria dos tecidos coloridos laváveis.

2. Tirando o cheiro de suor na região da axila nas roupas

Com certeza você já passou por isso: você lava a roupa e ela está super cheirosa, mas ao cheirar a parte onde ficam suas axilas, ela continua com cheiro forte, o famoso “cecê”. Para acabar com isso é fácil, antes de levar a roupa à máquina, faça o seguinte:

– Vire a blusa do avesso;
– Joque um pouquinho de detergente de pia, nas cavas e esfregue;
– Jogue água quente com uma colherinha de vinagre (pode ser qualquer tipo) no local;
– E leve à máquina.

Um outro modo que funciona bem é colocar a roupa de molho de um dia pro outro com sabão em pó e vinagre. Para não correr o risco da roupa manchar, adicione uma pitadinha de sal.

3. Lavagens ocasionais

Mantenha na área de serviço uma lista dos itens que são lavados apenas ocasionalmente, como tapetes, cortinas e cobertores. Se em alguma ocasião você precisar lavar uma quantidade de roupas insuficiente para preencher a máquina ou tanque, cheque a lista e adicione à lavagem uma ou duas das peças anotadas. Esse procedimento também fará com que você se lembre desses itens.
Mas, lembre-se: nada de lavar tapete de banheiro misturado com cuecas! Higiene em primeiro lugar.

4. Facilite o processo de passar

Como lavar roupa: novas dicas para ajudar os solteiros nessa batalha!

 

Caso você não goste de passar, lave suas roupas em pequenas quantidades e coloque-as em cabides imediatamente após retirá-las do tanque, máquina de lavar ou secadora de roupas. Deixe que as peças sequem por completo e depois guarde. Dessa forma as vestimentas não ficarão tão amassadas e a tarefa de passá-las será uma opção, ao invés de um dever.

Após lavar e secar suas roupas, passe imediatamente as peças que exijam esse procedimento. Na seqüência, pendure essas roupas em cabides e as guarde no armário. Desse modo você não terá de perder tempo todas as manhãs ou a cada vez em que precisar vestir alguma peça.


Pois é leitores, esperamos que vocês tenham curtido essas novas dicas, e que as coloquem em uso em breve! Se houverem mais sugestões, só deixar aí nos comentários, ok?

Fontes: Organize sua vida e Uol.

4 comentários

  • Parabéns pela postagem, como sempre é um excelente artigo. A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo. Gostaria de lembrar também um ótimo agregador de conteúdos que vem se destacando muito, que é o Pop Blogs.

    Divulgue quantas postagens gratuitamente você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site e aumente muito mais as visitas diárias de seu blog.

  • Felizmente dessa batalha estou livre, tem uma amiga da minha mae que vem sempre, num dia marcado, aqui em casa para lavar as roupas acumuladas por um preco bacana. rs

  • Olá pessoal, quero comprar uma maquina de lavar Roupas, e me indicaram uma Brastemp Ative,
    mais fui olhas para comprar online muitos modelos com o mesmo nome, alguém sabe me dizer qual seria o melhor modelo para minha casa com ( núcleo familiar 2 adultos e 2 crianças).

  • […] Lavar roupa é uma tarefa que quem mora sozinho costuma detestar. Nessas horas, colocar as roupas na máquina de lavar salva a pátria. Mas o grande problema ocorre quando temos algumas roupas com tecidos mais frágeis, que não podem ser lavados na máquina para não pegar pelos de outras roupas, ou porque podem ficar manchadas. Se você não sabe o que fazer nesses casos, vamos mostrar aqui então que cuidados tomar, e o que deve ser feito. […]