Guia dos Solteiros

Como devolver cor à roupa desbotada

Acontece até com as donas de casa mais experientes, imagine então com aquele solteirão que acabou de se mudar para um apartamento sozinho: após a lavagem, a roupa desbotou. E agora, Guia? O que fazer?

Simples, meu caro leitor. Tingir! Ao fazer isso, você vai deixar a roupa com aparência de nova.

Calças coloridas
Calças de algodão coloridas (Foto: ties)

Basta comprar tintura de tecido em pó da cor desejada (preferencialmente próxima à cor original da roupa, para evitar surpresas desagradáveis), e fazer um caldeirão de água fervendo. A cor escolhida deverá ser levemente mais escura que a cor original, para que a tinta pegue e fique mais viva.

Aprenda agora como trazer de volta as cores

Se quiser modificar a cor da roupa, lembre-se sempre de como as cores funcionam: uma camisa vermelha, quando tingida de azul, não ficará azul, mas sim roxa. Para tirar suas dúvidas, consulte a tabela abaixo:

Tabela de cores
Tabela com várias cores (Foto: reprodução)

Lembrando que alguns tecidos, como o algodão, são mais fáceis de tingir em casa. Já com tecidos sintéticos ou mistos, o resultado pode não ser o esperado. Se a roupa for muito querida, ou muito delicada, é melhor levar para um tintureiro profissional (o que faz o gasto aumentar, portanto antes de tudo decida se vale a pena).

Material necessário:

  • Corante da cor escolhida;
  • Colher comprida ou bastão para mexer;
  • Sal de cozinha ou fixador;
  • Panela ou caldeirão.

Modo de preparo do produto:

Siga as instruções contidas no pacote do corante. Para uma garantia melhor da fixação da cor, coloque um fixador junto à mistura.

Lembre-se também de que a roupa fica mais escura quando molhada, portanto a cor que você está vendo enquanto prepara a mistura não é o resultado final. Existe alguns produtos, mas o corante com certeza é o que vai funcionar melhor.

Dicas:

  1. Se você quiser que a roupa não fique tão escura, adicione menos corante à mistura ao invés de diminuir a quantidade de tempo do molho;
  2. Utilize luvas de borracha para não manchar as mãos;
  3. Cuidado com as roupas que você está usando para manusear a mistura. Qualquer gotinha perdida pode manchá-las;
  4. Tenha em mente que as panelas e a colher utilizadas poderão ficar “ligeiramente” coloridas após o processo. Portanto é bom que sejam velhinhas, ou que você tenha separado elas para este fim.

Boa sorte com sua roupa “nova”! Não deixe de ver nosso outro artigo ensinando como tirar manchas de roupas. Se tiver mais alguma dica, pode deixar nos comentários.

8 comentários

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade