Guia dos Solteiros

Dica: Aprenda a tirar manchas de roupas

Mora sozinho e não tem a quem pedir ajuda na hora de tirar aquela mancha indesejada de sua roupa? Calma, a gente te dá um help!

Como tirar mancha da roupa
Roupa sendo manchada (Fonte: Gazeta Dita / Google)

Perder uma roupa por causa de uma mancha é algo que irrita qualquer pessoa, ainda mais se for uma roupa nova ou que você goste bastante. Confira abaixo como tirar manchas de roupas, de acordo com o tipo de sujeira que caiu na mesma:

Mancha de ovo

  1. Para começar, retire qualquer excesso com uma espátula ou faca de lâmina plana. Em seguida, limpe a área com uma esponja molhada com água fria (nunca use água morna ou quente, pois ela pode ajudar a “cozer” o ovo e dificultar a remoção!).
  2. Em seguida, mergulhe o tecido em água fria e detergente por pelo menos 30 minutos ou durante a noite.
  3. Lave, como de costume em água fria ou morna.
  4. Se houver manchas, mergulhe novamente o tecido e, em seguida, lave como de costume.

Mancha de máquina de lavar

Caso você tenha colocado um peça escura na máquina e por acaso ela tenha manchado outra roupa, jamais deixe a roupa secar estando com a mancha.

Pegue uma panela que caiba a roupa e coloque um pouco de sabão em pó com água. Ferva por um tempo curto e sua roupa estará livre da mancha, caso todo o procedimento tenha sido feito rapidamente.

Para que isso não volte a ocorrer saiba como separar as roupas corretamente para que esse tipo de problema não ocorra mais.

Mancha de batom

Essa dica será rápida: no tecido manchado de batom, esfregue álcool antes de colocar para lavar. Fica perfeito!

Mancha na roupa
Batom vermelho na camisa branca (Fonte: Today / Google)

Ferrugem

Existem algumas formas de tirar a mancha de ferrugem. Confira algumas delas.

  1. Suco de limão e vapor: deixe a área manchada sob uma panela de água fervida . Certifique-se de que o fogo esteja apagado para que você não inicie um incêndio em casa. Espalhe suco de limão em cima da mancha e deixe descansar. Depois de alguns minutos, lave a mancha. Repita todo o processo caso necessário.
  2. Suco de limão e sal: coloque a área manchada sob uma pilha de toalhas de papel. Aplique sal sob o tecido manchado. Esfregue o suco de limão na mancha. Deixe a área suja descansar ao sol, umedecendo a mancha com suco de limão até que ela suma se vez.
  3. Removedor de ferrugem comercial: se por acaso tudo isso falhar, use um removedor de ferrugem comercial (esses vendidos em supermercado). Não custa muito caro, e é quase garantido que funcione. Siga as instruções com atenção, pois muitos removedores de ferrugem são tóxicos.

Bebidas Alcoólicas

Na maioria das vezes, essas manchas saem com éter. Após isso, enxágue com água. Faça em local ventilado, pois o éter é forte e pode levar a desmaios.

Mancha de vinho
Camiseta suja de vinho (Fonte: Consumer Reports / Google)

Graxa ou gordura

O que você precisar

  • Detergente líquido à base de petróleo
  • Máquina de lavar

Instruções

  1. Agindo na graxa: Coloque o detergente diretamente na mancha de graxa. Esfregue bastante o detergente na área afetada e deixe descansar por alguns minutos.
  2. Lavando: Lave a roupa conforme indicado na etiqueta do vestuário. Repita o processo se for preciso.

Café

  1. Creme dental: O famoso creme dental tem um efeito esfoliante e pode ser usado para se tirar as manchas de café do tecido. Use uma escova de dentes velha para escovar o creme dental levemente na roupa e depois enxaguar bem. Apenas certifique-se de que a pasta de dentes que você usa seja da cor branca.
  2. Bicarbonato de sódio: Semelhante ao creme dental, o bicarbonato de sódio é abrasivo e remove facilmente as manchas. recomendamos misturar água e bicarbonato de sódio. Se mancha estiver muito ruim, esfregue detergente na mancha, lave e depois repita o processo com bicarbonato de sódio. Esfregar até que a mancha saia.
Mancha de café na roupa
Camiseta manchada (Fonte: Thenie per Jeten / Google)

Ferro de passar

É comum a roupa ficar amarelada devido a alta temperatura do ferro de passar. Para resolver esse tipo de problema, aplique água oxigenada sob a mancha amarela e lave bastante em seguida com água corrente.

Caneta esferográfica

Esfregue a roupa ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita o processo várias vezes. Se for uma caneta dessas Bic, não costuma dar muito trabalho, canetas de marca é que costumam grudar mais.

Camisa manchada com caneta
Camisa social manchada com caneta azul (Fonte: The Spruce / Google)

Carvão

Fez aquele churrasco? A visita foi embora e o que sobrou foi aquela mancha indesejada de carvão em sua roupa. Não se desespere, pois basta esfregar o miolo do pão na sujeira que ela sumirá.

Frutas

Essa é fácil! Basta colocar leite fervente sob a mancha criada pela fruta. Deixe agir até o dia seguinte e depois lave com bastante água.

Coca-cola

Se por acaso cair algum refrigerante em sua roupa, retire rapidamente com água fria corrente. Muita atenção: Não use água morna nesse caso, pois ela irá fixar a manha no tecido.

Mancha de coca cola
Refrigerante cola (Fonte: buzzcateringsupplies)

Manchas secas

  1. Despeje três colheres de sopa de vinagre branco e duas colheres de detergente líquido em um borrifador (caso não tenha o borrifador, pode usar qualquer recipiente). Coloque um pouco de água morna.
  2. Agite o conteúdo para misturar o produto de limpeza e pulverize / derrame sob a mancha.
  3. Esfregue a solução na mancha com um pano limpo e, em seguida, seque.
  4. Lave o item como faria normalmente. Verifique para ver se a mancha foi removida antes de secar o item. Se a mancha não saiu completamente, repita os passos até remover completamente a mancha.
Mancha seca na roupa
Várias manchas na roupa (Fonte: steppesoffaith)

Mofo

Basta ferver o tecido em uma mistura de água e bicarbonato de sódio (fermento). A mistura é feito com 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água que for utilizar.

Se não souber a procedência da mancha

Quando isso acontece, as regras para remoção de manchas mudam um pouco, porque normalmente as instruções são para quando se sabe qual substância causou a mancha.

Calma, não vamos te deixar na mão. Siga nossas dicas finais para saber o que fazer nesse caso:

  1. Cubra a mancha com uma compressa de álcool. Deixá-lo permanecer na mancha por alguns minutos, em seguida, limpe com um pano umedecido com amônia. Se a mancha persistir, limpe a área com um solvente de limpeza a seco.
  2. Aplique um removedor a seco. Limpe ou raspe para ajudar a soltar a mancha. Lave com um dos solventes líquidos de limpeza a seco. Se a mancha permanecer, aplique acetato de amila e tampe novamente.

Chegamos ao final do post, espero que as informações tenham ajudado a remover as tão indesejadas manchas.  Volte sempre!

Fonte da imagem destacada: Cleanipedia

13 comentários