4 maneiras de tirar mancha de ferrugem da roupa

Agora você vai descobrir algumas formas de tirar o ferrugem da roupa de maneira mais alternativa e caseira e no final do artigo uma infalível que resolverá seu problema com toda certeza!

Infelizmente a presença de zíper, botões e outros elementos metálicos pode fazer as roupas terem marcas de ferrugem, o que torna os vestuários inviáveis para a utilização.

E agora, sua roupa favorita está enferrujada e você não quer jogar no lixo? Então acompanhe as dicas para tirar manchas de ferrugem do seu conjunto favorito. Se surpreenda pela facilidade da aplicação dos 4 aconselhamentos adiante.

1 – Tirar manchas de ferrugens das roupas com sal

Com o próprio sal que existe na sua cozinha para temperar os alimentos você consegue a mágica de restaurar uma roupa manchada. Reúna os seguintes ingredientes: Sal, 1 limão e 1 escova pequena.

Agora faça os procedimentos:

  • Em cima da mancha coloque 2 colheres de sopa de sal;
  • Por cima você deve despejar um caldo composto por 1 limão;
  • Aplique a escovinha encima da mancha que está com sal e suco de limão;
  • Estenda a roupa por 10 minutinhos embaixo das luzes solares;
  • Caso julgue necessário depois você pode jogar um pouco mais de suco de limão e esfregar com escovinha até as manchas de ferrugem saírem completamente.

2- Com vinagre e detergente também dá para remover manchas

Não se pode ignorar o fato de que com outros ingredientes disponíveis no seu armário de cozinha você também pode resolver seus problemas.

Interessante notar que esta fórmula além de retirar manchas de ferrugem das roupas também tem o mesmo efeito de remoção em pisos manchados.

Separe os itens:

  • 1 escova pequena;
  • 1 colher de detergente (transparente ou neutro);
  • 3 colheres de suco de limão natural;
  • 3 colheres de vinagre com álcool incolor.

Modo de aplicação: Misture o limão com as colheres de vinagre antes de aplicar direto na mancha, usando a escovinha para escovar de forma leve até as manchas saírem do vestuário.

3 – Bicarbonato de sódio também adianta

O bicarbonato de sódio pode servir como um substituto do sal para utilizar na combinação com limão para tirar marcações de ferrugem nos tecidos.

Faça a mistura de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio junto com o suco de 1 limão espremido antes de aplicar por cima da mancha.

Na sequência você deve manter a peça de roupa secando no sol por 120 minutos, aproximadamente. Para encerrar lave com água quente e depois faça a lavagem normal do tecido.

4 – Semorin: Um tira-manchas de ferrugem do balacobaco

Certo, embora estas fórmulas sejam fáceis você não quer trabalhar em composições feitas com os ingredientes da sua cozinha? Sem problemas, porque o mercado atual oferece diversas opções de tira-ferrugem disponíveis em pequenos potes baratos.

Um exemplo é o Semorin, principalmente por causa da facilidade de utilizar em qualquer lugar, até mesmo numa viagem distante da cozinha de sua casa.

Conforme informações presentes no site oficial do Semorin para aplicar realize os seguintes passos:

  • Aplique um pouco do produto na mancha;
  • Espere 5 minutos;
  • Lave a roupa com água abundantemente;
  • Prontinho!

Em caso de dúvidas você pode seguir as indicações do vídeo abaixo:

Cuidados com a aplicação de Semorin para tirar mancha de ferrugem da roupa

Embora seja muito fácil usar Semorin existem alguns cuidados necessários que você precisa considerar antes da aplicação. Um deles é aplicar apenas em tecidos, pois a fórmula do produto está testada somente ao uso nas roupas.

Na hora de utilizar Semorin procure forrar com outro tecido antigo por baixo da roupa manchada, na superfície à qual a produção será aplicada. Isto ajuda no sentido de evitar manchas acima das mesas.

Também é importante não passar ferro antes de lavar as roupas que receberam a aplicação de Semorin, assim como testar o produto em pontos não visíveis nos casos de utilizar em vestuários coloridos.

Evite a utilização em tecidos com tons cáqui ou bege. Jamais aplique sobre superfícies de:

  • Metais;
  • Esmaltes;
  • Granitos;
  • Mármores;
  • Cristais;
  • Vidros.

Precauções com o produto Semorin

Sempre ao utilizar Semorin ou outros tipos de tira-ferrugem é aconselhável vestir luvas de borrachas que devem ser descartadas após o uso. Evite o contato direto da sua pele com a produção química.

É importante ler o rótulo completo de modo a se precaver com todos os cuidados necessários para você alcançar os melhores resultados sem colocar a saúde da sua pele em risco.

Aplique com bastante cuidado, tendo em vista que para ter uma ação eficaz o produto possui ingredientes ácidos que podem prejudicar a pele. Evite a aspiração ou inalação.

Especialistas indicam que você jamais deve reutilizar o frasco. Para ter mais validade a produção deve ser mantida dentro da embalagem original e conservada em locais arejados, distantes do sol.

Com estas 4 dicas de como tirar mancha de ferrugem você pode restaurar as suas roupas sem encaminhar aos serviços especializados e economizar bastante dinheiro.

Antes de ir, saiba também como evitar manchas amareladas em suas roupas.

(Fonte da imagem em destaque: ets)

Última atualização:

Renato Duarte Plantier
Renato Duarte Plantier

Formado em jornalismo. Publicitário. Redator de blogs informativos, entre outros. Busco sempre trazer o melhor conteúdo para o meu leitor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *