Guia dos Solteiros

Cuidados a se tomar antes da pelada do final de semana

Se você é um dos milhares atletas de fim de semana, é melhor tomar certos cuidados antes de praticar a boa e velha pelada!

 

Todo bom esportista amador sabe que no final de semana a pelada com os amigos é algo quase que sagrado, não é verdade? A pelada é de longe o preferido dos jogos do brasileiro. E você, caro(a) leitor(a), que joga no time dos(as) solteiros(as), tem que tomar certos cuidados para que essa prazerosa diversão possa acontecer sem problemas. Normalmente, pessoas que estão desacostumadas ao exercício constante podem ter problemas em uma pelada ocasional.
“O maior risco à saúde do atleta de fim de semana é o cardiovascular”, explica o médico do Corinthians, Joaquim Grava, especialista em medicina esportiva. Atividade aeróbica, o futebol acelera os batimentos cardíacos, o que pode gerar arritmia – que, na verdade, é um problema na velocidade ou ritmo dos batimentos cardíacos – na realização de esforços físicos não habituais.
“É importante fazer um eletrocardiograma ao menos uma vez por ano, assim como teste ergométrico. Isso vale para todos, atletas profissionais ou não”, completa o médico.

Separamos aqui algumas dicas para que você possa entrar nessa numa boa, sem arriscar sua saúde:

Antes do jogo

• Para que você jogador(a) chegue ao campo bem preparado, seus músculos devem ter muito carboidrato. Algumas sugestões de alimentos ricos deste nutriente e que têm fácil digestão são: frutas, suco de frutas, biscoitos e pães. A água também deve ser consumida durante o período que antecede o treino ou a partida.
• É muito importante que um nutricionista sempre lhe acompanhe para ter certeza que sua dieta está condizente com este tipo de atividade.

• De acordo com os médicos, a refeição de véspera “deve ser composta por até 70% de carboidrato das calorias totais de nutrientes ingeridos. E no pré-jogo a grande refeição deve ser realizada cerca de 4 horas antes do jogo, pobre em fibras e gorduras, que retardam a digestão e o fluxo sanguíneo deve estar disponível para os músculos.”
• O corpo precisa ser preparado para esse tipo de recreação. O que fazer durante os outros dias da semana já que o jogo é somente em um dia na semana? O ideal é focar em exercícios para a parte inferior do corpo e de forma específica; e para parte superior com atividades que proporcionem ganhos de força. Para quem não vai à academia, o ideal seria pelo menos duas vezes na semana realizar uma corrida de 30 a 40 minutos, na rua ou em um parque.

Durante

• Para os jogadores terem sucesso em campo, a hidratação deve ser feita periodicamente durante a partida. Além disto, em muitos casos é recomendado o uso de suplementos ou complementos alimentares, como por exemplo, a maltodextrina, que é um tipo de carboidrato (açúcar) solúvel em água e de fácil consumo. Mas lembre-se, para fazer uso destes suplementos é necessário acompanhamento médico, sempre.

Depois

• Logo após a pelada, os estoques de carboidratos devem ser repostos, para que o glicogênio – energia que se deposita nos músculos – seja recuperado. Os minerais e as vitaminas também precisam ser consumidos; para isto, frutas e suco de frutas são ótimas opções.

• O jogador também deve ofertar alimentos fontes de proteínas, para que o tecido muscular seja mantido. E para finalizar, mais uma vez, a água não pode faltar, para isto, ele deve se esbaldar de líquidos após a partida!
• Para não correr o risco e nem ficar preocupado com os últimos casos de parada cardíaca em atletas de alto nível, não se esqueça de passar no seu médico periodicamente.


E então, pessoal? Curtiram as dicas? Possuem outras? Mandem aí nos comentários!

Fontes: Essa, essa e essa.

Cuidados a se tomar antes da pelada do final de semana
5 (100%) 12 votes

Adicionar comentário