Guia dos Solteiros

Sedentarismo: por que ficar parado pode ser fatal?

Com o dia a dia cada vez mais corrido, um antigo problema da humanidade está de volta, o sedentarismo. As máquinas avançadas fazem de tudo, então as pessoas acabam sem realizar atividades físicas, contribuindo para este problema. O sedentarismo pode causar sérios danos para o corpo, e aqui você vai conhecer tudo sobre ele.

Acúmulo de gordura

Quanto mais uma pessoa ficar parada, menos ela vai consumir a gordura que ingeriu. Para manter o corpo em funcionamento pleno, é necessário “gastar” tudo aquilo que foi acumulando ao longo do dia. A gordura pode causar diversos problemas para a sua saúde, aumentando o peso ou então dificultando a circulação do sangue. Praticamente todos os alimentos industrializados possuem gordura, além disso, alguns produtos orgânicos também contam com este ingrediente pouco desejado. Quem não prática atividades físicas fica com os níveis de gordura muito acima do ideal, prejudicando todo o organismo.

Sedentarismo: por que ficar parado pode ser fatal
Cuidado com lanches e comidas industrializadas

Como reduzir o sedentarismo?

Se você não tem tempo para praticar atividades físicas, saiba que algumas mudanças na sua rotina vão ajudar a acabar com o sedentarismo, ou pelo menos diminuir. Se costuma pegar o elevador ou a escada rolante, passe a optar pela escada clássica. Quem não mora longe do emprego deve ir de bicicleta e evitar o carro. Outra opção é diminuir as atividades de lazer interna, e preferir passeios ao ar livre. Realizando essas mudanças no seu cotidiano os resultados logo vão aparecer. Aumentar o consumo de água também ajuda a melhorar o condicionamento físico.

Falta de vontade e o sedentarismo

Com o passar do tempo a pessoa sedentária vai perdendo cada vez mais a vontade de realizar algum exercício. O condicionamento físico também fica prejudicado. Pessoas sedentárias dificilmente conseguem andar por um período razoável de tempo sem apresentar cansaço. Pequenas tarefas feitas em casa tornam-se grandes dificuldades para serem vencidas, como lavar ou secar a louça. Para acabar com esse problema a pessoa deve ter a consciência que isso está fazendo mal, e então procurar formas de vencer a dificuldade.

Sedentarismo: por que ficar parado pode ser fatal
Sedentarismo por faixa etária

Doenças causadas pelo sedentarismo

Um dos primeiros problemas a aparecer é a obesidade, devido ao acúmulo de gordura no corpo. Outra doença causada pelo sedentarismo é a diabetes, principalmente para maiores de 20 anos, idade que o corpo se torna mais resistente a insulina. A falta de movimentação gera osteoporose, que será ainda mais prejudicial quando envelhecer.  Os sedentários também podem adquirir problemas na coluna ou respiratório.

Problemas paralelos ao sedentarismo

O sedentarismo faz mal para todo o organismo, além das doenças já citadas, pode gerar alguns tipos de câncer, hipertensão arterial, infarto e até mesmo asma. Também pode causar depressão, se a pessoa ficar muito tempo em casa.

Como acabar com o sedentarismo? 

O sedentarismo não traz benefício algum para a saúde, então se quer viver melhor, comece a mudar sua rotina. É fundamental não ficar parado, então começar com uma caminhada, nem que seja nos fins de semana vai ajudar. Iniciar a prática de atividades físicas pode ser complicado, mas com o passar do tempo você se adapta. Outra dica é realizar atividades domesticas, que ajudam contra o sedentarismo.

5.0
05

Adicionar comentário