Alguma vez, em meio a esta pandemia, você já se fez esta pergunta: como anda o mercado de trabalho? Pois saiba que, deveria!
Isso porque, desde que a pandemia começou, as coisas mudaram bastante.
Principalmente na parte digital. As pessoas passaram a comprar e buscar ainda mais possibilidades virtuais e, em meio a isso, quem ainda não tinha se atualizado, acabou se obrigando a fazer isso. Afinal, a concorrência tomaria conta de todas as vendas caso isso não acontecesse.
esta mudança foi ruim ou repentina? De forma alguma. Todas as pessoas já sabiam que se atualizar era uma opção que precisava ser escolhida e quem ainda não o tinha feito, foi por opção. Muitos por acreditarem ainda que os negócios estavam indo bem e que não se deve mexer no que tem funcionado. Porém, a pandemia trouxe com ela a crise para algumas áreas. Menos para a digital.
Outro ponto que ficou bem claro em meio a como anda o mercado de trabalho na pandemia, foi que o home office passou a ser escolhido por muitas empresas. Estas, viram na possibilidade uma forma de economia em muitos sentidos e também, facilidade. Tanto para a instituição, como para quem nela atua. Sim, muitas já voltaram ao seu horário e expediente normal, sem o home office. Porém, algumas permanecem no sistema e pretendem continuar com a prática.
Mais sobre como anda o mercado de trabalho
Ainda com relação ao tema: como anda o mercado de trabalho, um ponto bem importante e que precisa ser destacado é o quanto alguns trabalhos digitais, como o de freelancer, por exemplo, ficaram mais conhecidos. Inclusive, ainda, plataformas que permitem este tipo de trabalho. Seja para redatores, assistentes virtuais, designers, enfim. Um leque de opções.
Muitas pessoas optaram ainda por criarem seus próprios conteúdos e se jogarem no meio do mundo do marketing digital. Vendendo seus cursos e/ou divulgando suas ideias. Sempre entendendo que, na verdade, é preciso sempre se adequar e atualizar de acordo com como as coisas vão acontecendo. Afinal, diferente disso, o retorno financeiro não ocorre.
Em alguns pontos, no quesito como anda o mercado de trabalho, as coisas pioraram um pouco. Um exemplo envolve os concursos públicos. O número de provas diminuiu em meio à pandemia, praticamente em todos os sentidos. Com algumas exceções. Assim, a esperança de saída de alguns editais ainda existe para muitos.
Pessoas que trabalham com objetos para casa e reforma, como móveis, se deram muito bem em meio à pandemia. Afinal, as pessoas ficaram mais em casa, então, sobrou o dinheiro que gastavam em viagens e saídas. Automaticamente, optaram por fazerem muitas mudanças/reformas no lar. Resultado: muito trabalho para quem trabalha com isso.
E, para quem ainda está trabalhando em casa, que tal aprender a fazer aquele café? Leia Café: Aprenda Aqui Como Fazer De Uma Vez Por Todas!