Café: aprenda aqui como fazer de uma vez por todas!

O café já faz parte da cultura brasileira, porém, ainda tem gente que não sabe fazer. Veja até o final, tenho certeza que você não vai se arrepender!

Se até hoje você não sabe fazer café, o Guia dos Solteiros vai te ensinar como preparar aquele cafezinho delicioso de forma super simples.

Como fazer café

Café pronto (Fonte: patch)

Quem mora sozinho, já tem o café como uma excelente companhia naqueles dias frios, ou quando simplesmente precisamos ficar acordados até mais tarde. Porém, muita gente acha que preparar um café é difícil, complicado ou que não vai saber fazer.

Você é uma dessas pessoas? Então este artigo é para você, pois vamos ensinar como fazer um excelente café, para você apreciar em sua casa em menos de 10 minutos. Vamos lá?

Como fazer café

Ingredientes

  • 1 caneca ou bule
  • 1 garrafa térmica
  • 1 colher (sopa)
  • 1 coador de café (eu prefiro de pano, mas pode ser de papel se quiser)
  • Açúcar
  • Pó de café

Modo de preparo

  1. Coloque 1 litro de água na caneca, e coloque pra ferver;
  2. Enquanto isso, coloque 4 colheres de sopa, cheias de pó de café, no coador;
  3. Adicione 5 colheres de sopa de açúcar na água, bem cheias;
  4. Prepare a garrafa térmica para receber a água fervendo, que passará pelo coador;
  5. Quando a água ferver, passe a mesma pelo coador, caindo direto dentro da garrafa;
  6. Feche a garrafa e pronto! Seu delicioso café está pronto! Viu que fácil.

Se você quiser, também existe esse vídeo, onde são dadas algumas dicas de como preparar um bom café:


Mas se você ainda assim tem preguiça, separamos umas dicas infalíveis de como preparar o seu café na cafeteira, por que aí não tem erro. Confira no botão abaixo:

Aprender como fazer café na cafeteira de maneira fácil

Vale a pena fazer café na cafeteira?

Para quem tem preguiça de aprender, as cafeteiras são mesmo uma boa pedida. O café sai tradicional e o sabor vai depender do tipo de pó ou capsula que você optar.

Há muitos modelos para escolher, uma dica são as cafeteiras elétricas com jarra de inox que preservam a sua bebida como uma garrafa térmica.

E para quem adora praticidade, opte por uma cafeteira  com corta-pingo e com timer, assim você pode programar seu café gostoso à noite para ficar pronto quando acordar. O que tem andado na moda são as de capsula estilo Dolce Gusto e Nespresso.

cafeteiras comprar

Pois é pessoal, viram que não tem nada de complicado e que fazer aquele cafezinho é muito fácil? Portanto, agora que você já aprendeu, compartilhe com a gente como você se saiu na sua receita, ok?

Origem da imagem destacada: cafecomconto

4.3/5 (4 Reviews)

Última atualização:

Wellington
Wellington

Responsável pelo blog, pela publicidade e estatísticas. Empresário, problogger, entre outras coisas. Nas horas vagas toca violão e administra seus 3 mil outros blogs.

38 Comments

  1. AvatarGuilherme Reply

    Como moro sozinho e fico em casa pouco tempo do dia 1 litro de café só pra mim eh muito e vai ser desperdiçado gostaria de uma receita reduzida pro café. Tipo pra 2 ou 3 xícaras de café. Obrigado

    1. AvatarMélani Rodrigues Reply

      Se a xícara a que você se refere, Guilherme, for de chá, cada uma tem capacidade para 250 ml, então 2 a 3 xícaras dão quase 1 litro. Compensa você fazer um litro mesmo.

          1. AvatarGabriel

            Óbvio que não, digamos que vou fazer 1 litro de café. Usando a regra de café normal, seria 1 litro dividido por 250 ml, o que dariam 4. Portanto 4 colheres de café. Usando a regra do café forte, seria 1 litro dividido por 200 ml, o que daria 5. Portanto 5 colheres de café. Ou seja, é válido considerar que pra cada 200 ml, 1 colher de café, de o café mais forte. Pois 5 colheres de café ( 1 colher a cada 200 ml) da um café mais forte do que 4 colheres de café (1 colher a cada 250 ml).

    2. AvatarLeonardo Machado Reply

      A receita é bem legal, pra facilitar o entendimento.
      4 colheres de sopa de pó de café pra 1 litro dá uma média aproximada de 80g de pó para 1 litro, eu gosto de 10% para 1 litro de água.
      ou seja se vai fazer 200ml use 16g de pó

    3. AvatarEliane Reply

      500 ml de agua, 3 colheres de sopa de pó de café bem cheia, 3 colheres de sopa de açucar não muito cheia.
      Coloque a água para ferver com açucar e o pó no quador de papel e coe diretamente na garrafa. Foi assim que ensinei meu filho fazer café.

    4. AvatarRafael Coutinho Reply

      Olha sempre faço café a noite uso 600ml de água, qdo tiver fazendo bolinhas adiciono 1 colher e 1/2 d café juntamente com 4 colheres bem cheias de açúcar.. espero até ferver e coou direto na garrafa térmica com coador de pano..

    5. AvatarInês Reply

      Eu fiz a metade foi ótimo
      500ml de água
      3 colheres de sopa de açúcar
      2 colheres de sopa de pó de café
      Ficou ótimo mesmo meu gosto. ..

  2. AvatarAnonymous Reply

    Acho que deveriam mencionar que o café ferve que nem leite (acabei de sujar a cozinha toda.)

    1. AvatarGustavo Reply

      Gênio… leia a receita, o café vai no coador, e não na água que está fervendo no fogão…

      1. AvatarAlexandre Reply

        Gênio…. quem disse que ele estava preparando o café? Por interpretação de texto podemos concluir que ele estava esquentando o café.

  3. AvatarGustavo Silva Reply

    Só uma nota: Não se deve ferver a água do café, só se espera LEVANTAR fervura. Mais precisamente 80°. Motivo: A fervura altera o sabor do água que altera o sabor do café. Você já bebeu água fervida e percebeu que o gosto é diferente? Pois é, isso ocorre devido a baixa oxigenação da água.

  4. AvatarHilda Reply

    Eu gosto do café forte e um pouco amargo,.uso um copo americano de medida..uma colher de sopa bem cheia de café e uma colher de sopa rasa de açúcar para um copo de água. .

  5. AvatarLuis Henrique Reply

    Vocês assistiram o video que VOCÊS MESMO indicaram? Pois no vídeo a moça fala que 1 litro de café são de 6 a 8 colheres de sopa, enquanto aqui no site fala que são 4 colheres. Não entendi.

  6. AvatarNão sei fazer café Reply

    Fiz, mas ficou parecendo agua suja, fora o sabor que ficou parecendo pipoca kkkkkkkk

  7. AvatarBruno Reply

    FERVEU a água, fo-deu o café… Nao se joga água fervendo no café. Esquenta ela até começar a formar gotas no fundo. A água começa a emitir um barulho de quente, desliga o fogo e passa no pó… Mas ferver, NUNCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *