Guia dos Solteiros

Como fazer café na cafeteira?

Aprenda os procedimentos necessário para preparar o seu café em cafeteiras elétricas tradicionais ou nos modelos italianos.

Hoje em dia existem cafeteiras para os mais diversos públicos, desde pessoas que preferem algo mais rápido até ao público que não dispensa o uso do filtro para fazer a bebida quente e forte.

De fato, na vida de solteiro às vezes a gente fica um pouco só e triste. Mas, basta você preparar aquele cafezinho saboroso para ganhar uma nova energia que vai fazer o corpo ficar animado.

No texto de hoje vamos ensinar os dois métodos mais populares para você realizar o café na cafeteira. Leia com atenção e perceba como é fácil deixar no ponto.

Aprendendo como fazer café na cafeteira
Cafeteira no balcão da cozinha (foto: kitchenarena)

Como fazer café na cafeteira elétrica tradicional?

Embora funciona com eletricidade, os modelos do tipo possuem o espaço para colocar filtro. Esta máquina trabalha a base do pó de café que você pode comprar em qualquer supermercado facilmente (até algumas cafeterias usam esse modelo). Veja o passo a passo:

  1. Escolha um filtro de papel que tenha qualidade e coloque no local específico da máquina. Em alguns modelos o filtro já está incluso, de modo que é preciso apenas retirar, limpar e reutilizar quando você desejar.
  2. Na sequência dentro do filtro você deve adicionar um pó de café qualitativo de sua preferência. Lembrando que as marcas podem ter diferenças no sabor. A medida de pó certa é de 1 colher de sopa para cada 100 ml de água. As máquinas podem ter bastante diferença no espaço de compartimento da água, portanto você deve verificar este ponto antes de colocar café.
  3. Depois é o momento de inserir a água de acordo com quantidade de pó existente dentro da máquina de fazer café, conforme a quantia especificada no passo “2”. Atenção, não despeje a água no filtro, mas sim na parte específica para este fim.
  4. Ligue o aparelho. No caso de cafeteiras normais o preparo é rápido sem nenhuma preocupação com configurações, já nas edições mais avançadas você configura de acordo com as suas preferência. Vale destacar que configurar não é uma tarefa difícil. Você precisa apenas escolher o tipo de café que deseja e apertar um botão.
  5. Aguarde o trabalho do aparelho, jogue no lixo o filtro de papel e adoce a gosto.

VOCÊ VAI GOSTAR: Como fazer café no coado e ficar uma delícia

Como fazer café na cafeteira italiana?

Um dos diferenciais nas mais modernas cafeteiras italianas é que você não precisa de gastos com filtros ou pó para o preparo. Em geral a composição vem em cápsulas que devem ser inseridas no aparelho, à venda também nos supermercados.

Uma das vantagens está nos mais diferentes sabores e tipos de café disponíveis. Você pode até preparar chás ou outras bebidas quentes / frias. Algumas versões são pequenas, simples de levar para diferentes locais, inclusive na viagem de férias.

A desvantagem é que as cápsulas custam preços superiores na comparação com o pó. Veja os procedimentos de preparação:

  1. Ligue a cafeteira e aguarde o sistema ficar pronto para trabalhar, o que pode demorar alguns segundos, dependendo do aparelho. As versões emitem sinais sonoros ou visuais para alertar que tudo está preparado para começar.
  2. Retire da máquina o compartimento específico e coloque água até o limite antes de reinstalar. Jamais coloque este produto elétrico para funcionar sem a água porque isto pode danificar o motor.
  3. Escolha uma cápsula de preferência e insira na máquina.
  4. Seleciona uma opção de temperatura da água (geralmente as cápsulas possuem na embalagem a escolha que você deve selecionar na cafeteira italiana).
  5. Inicie o preparo. A bebida já vem adocicada, normalmente.

O vídeo ensina mais dicas do assunto:

Agora é com você! Siga as lições aprendidas e logo terá feito o melhor café instantâneo do fim da tarde.

5/5 (1 Review)

Adicionar comentário