Guia dos Solteiros

Cuidados Importantes na Hora de Reformar o Apartamento

reformar apartamento

Na hora de reformar o apartamento é muito importante que você tome alguns cuidados básicos. Até mesmo para garantir que tudo ocorra conforme o projeto, e que no final você tenha um imóvel incrível e valorizado.

Nesse post você verá quais são os cuidados que são necessários tomar ao fazer uma reforma. Além disso, você também irá conferir como evitar problemas recorrentes em obras do gênero, como atrasos na entrega e resultados que não são os esperados.

Confira!!!

Cuidados ao reformar o apartamento: Planeje-se

Geralmente, as pessoas resolvem reformar o apartamento, mas esquecem de se planejar. É logo aí que começam a nascer os problemas. Falta dinheiro, a obra parece nunca ter fim, algum item que precisa ser reformado acaba sendo esquecido.

reformar apartamento

Sempre que você for realizar uma reforma, planeje-se com bastante antecedência. Faça um levantamento completo do que precisa ser arrumado, qual é o orçamento disponível o que será necessário para a obra. Isso evitará que você acabe gastando dinheiro a mais, porque alguma coisa que não estava no planejamento acabou surgindo e consumiu boa parte do orçamento.

Veja as normas do condomínio

Essa é uma recomendação de Amanda Sender. É muito comum que quem mora em edifícios, residenciais e condomínios em geral se esqueça de verificar as normas para obras.

Existem várias regras, desde o horário que é permitido fazer a obra (geralmente durante o período comercial), até a utilização de elevadores para transportar os materiais até o apartamento. Normalmente é necessário usar o elevador de serviço, ou, o condômino precisa providenciar uma proteção interna para o equipamento.

Amanda salienta que todo o cuidado é pouco ao reformar o apartamento. Isso porque, se você não seguir as normas, pode ter que pagar multas altíssimas.

Escolha da mão de obra

Uma das coisas mais importantes ao reformar o apartamento é a mão de obra. Ela representa pelo menos 40% do orçamento total do projeto, e é ela uma das responsáveis por manter tudo dentro do cronograma.

reforma apto

O ideal é que você pesquise com cuidado profissionais qualificados para trabalharem no seu projeto. Muita gente usa apenas o preço como fator de decisão, ou seja, procura sempre as pessoas que cobram mais barato.

Esse é um grande erro, principalmente se você vai fazer algum serviço específico ao reformar o apartamento como, por exemplo, colocar porcelanato líquido. Tenha em mente que preços muito abaixo do mercado normalmente indicam falta de experiência e qualidade no trabalho.

A verdade é que, se você quiser um serviço de qualidade, terá que desembolsar um pouco mais. Mas, no final das contas valerá muito à pena, pois você não terá problemas no futuro, com trabalhos malfeitos que precisarão ser refeitos.

Normas ABNT

Provavelmente muita gente nunca ouviu falar de que existem normas ABNT para reformar o apartamento. Essas regras foram estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas com o objetivo de evitar acidentes em edifícios.

Se você for fazer uma reforma que mexa com questões estruturais do imóvel, será necessário ter um laudo técnico em mãos. Ele precisa ser elaborado por um profissional formado, e pode ser tanto um engenheiro civil como um arquiteto.

Em teoria, a Associação Brasileira de Normas Técnicas não pode aplicar multas pelo descumprimento das regras. Elas servem apenas como parâmetro, mas, Amanda Sender, sócia do escritório Sender Advogados Associados, especializada em direito imobiliário, ressalta que o proprietário do imóvel poderá sofrer punições sim, caso os órgãos municipais da região tenham regras específicas determinadas por lei sobre reformas.

Sempre tenha uma reserva para imprevistos

Ao reformar o apartamento, o ideal é que você sempre tenha uma reserva extra para imprevisto. Por mais que você planeje cada etapa da obra, calcule com precisão todos os materiais que serão utilizados, e escolha uma mão de obra especializada, sempre haverá o risco de algum problema extra aparecer.

Um encanamento que está vazando, a fiação que está velha ou mal instalada, um Drywall que precisa ser trocado entre outras situações. Principalmente se o seu imóvel já tiver algumas décadas de existência. Quanto mais antigo, mais chances de imprevistos surgirem. Para evitar ter que parar a obra no meio, você precisa da reserva extra. Ela irá te ajudar a pagar justamente esses problemas que podem surgir do nada.

Esteja preparado

Por mais que você tente, sempre haverá aquelas situações típicas de obras. Sujeira, bagunça, barulho e muito mais. Então, esteja preparado para tudo isso.

Tem alergia a poeira ou algum agente químico dos materiais? Então é melhor arranjar um local para ficar enquanto a reforma é feita.

Se você tem bichos de estimação ou crianças em casa, o ideal também é ficar na casa de um parente, amigo ou até mesmo hotel até que tudo esteja pronto. Assim, você conseguirá reformar o apartamento com tranquilidade.

Se você gostou desse post sobre os cuidados a se tomar na hora de reformar o apartamento, compartilhe-o nas redes sociais ou deixe o seu comentário!!!

Adicionar comentário