Guia dos Solteiros

Primeiro imóvel: mostramos aqui os cuidados a se tomar antes de comprar o seu!

Guia dos Solteiros dá dicas valiosas para quem vai comprar o primeiro imóvel, confira com a gente!

primeiro imovel

Todos nós sabemos que a compra de um imóvel, é algo que envolve não somente a questão monetária, mas também toda uma realizaçào de um projeto de vida. Assim, é natural que as pessoas tenham receio ao comprar seu imóvel, que pesquisem e que procurem o melhor jeito de fazer isso.Como muita gente fica perdida nessa hora tão importante da vida, nós do Guia dos Solteiros, resolvemos dar uma mãozinha e reunir algumas dicas que podem te ajudar bastante. Vamos mostrar então os cuidados que é preciso tomar antes de comprar o primeiro imóvel:

Barulho
Consulte os moradores vizinhos ao imóvel, para saber como é o barulho aos fins de semana ou se há eventos por perto. Além disso procure saber como é o trânsito de madrugada no entorno do imóvel, muitas vezes um local calmo durante o dia pode ser a rota de bares durante a noite, com motoristas bêbados passando a noite buzinando, cantando pneu e atrapalhando seu sono.

Conservação
Verifique todos os detalhes do apartamento, procurando por infiltrações e mofos escondidos. É necessário constatar se há algum dano, além de identificar o estado de conservação e os tipos de material utilizados no imóvel. É preciso deixar tudo por escrito, para não correr o risco de o proprietário dizer no futuro, que você alterou algo na residência.

Saiba com quem está fazendo negócio
Pesquise e informe-se acerca do histórico e reputação da imobiliária, construtora ou incorporadora com a qual está negociando a aquisição de um imóvel. Se conseguir visitar um empreendimento já entregue por ela, melhor ainda. Peça cópia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar qualquer contrato. Consultar a Lei 4.591/64 (Condomínios e Incorporações) e caso reste alguma dúvida, peça para que um advogado avalie toda a documentação. Acompanhe a obra em todos os seus estágios, fazendo visitas periódicas. Algumas empresas oferecem, inclusive, serviços de acompanhamento pela internet.

dicas primeiro imovel

Essa parte é pra lá de importante e deve-se tomar cuidado. Não saia confiando na palavra de ninguém: perante um documento a palavra de alguém não vale nada.
• Exija a apresentação da documentação do imóvel: escritura, carnê de IPTU e a certidão negativa de inteiro teor do RGI;
• Verifique as certidões negativas do(s) proprietário(s): Estadual, Federal e Justiça Federal;
• Verifique a situação fiscal do imóvel: débitos municipais – IPTU, taxa condominial, taxas de foro (se for imóvel em área de Marinha), conta de energia e água;
• Se o pagamento total for à vista, faça-o no ato da assinatura da escritura no cartório de notas;
• Se houver pagamento de sinal e princípio de fechamento do negócio, faça-o com o proprietário do imóvel e mediante a assinatura da promessa particular de compra e venda;
• Submeta a análise da minuta da promessa a um advogado.

Precauções pós-compra
Depois que o financiamento estiver liberado e a chave chegar à mão do novo proprietário, é preciso pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) à Prefeitura local e todas as taxas de registro cartorário. Segundo números fornecidos pelo Secovi-SP, tais taxas correspondem a 4% do valor de compra do imóvel. Portanto, programe-se: faça uma reserva financeira para arcar com despesas burocráticas. E nunca deixe de registrar a escritura, mesmo que tenha comprado o imóvel sem financiamento. Atente para o que preza o Manual do Proprietário, leia com atenção e verifique todas as garantias e prazos legais para cada componente descrito.


Bom, caros leitores, espero que nossas dicas tenham ajudado, afinal você não quer qu seu primeiro imóvel, aquele ao quel você juntou uma bela grana, seja um investimento ruim, não é verdade?

Fonte: Abril e Zap.

3 comentários

  • Uma dica para os desenvolvedores desta página: Apresentação do texto comprometida devido cor da fonte imperceptível neste pano de fundo. Seria o objetivo principal comunicar ou enfeitar? Por que não colocar os dois em armonia?

    • Ei Kalysca, tudo bem?

      O fundo é bege e a letra é preta. Acredito que tenha acontecido do fundo não ter carregado inteiro, e por isso ficou o fundo da madeirinha sozinho. Se for isso, basta atualizar que ele carrega.
      De qualquer forma, pedimos desculpas pelo inconveniente.

      Um abraço!

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade