Guia dos Solteiros

Como fazer o ar condicionado durar mais? Aprenda aqui!

Conheça algumas dica para fazer seu ar condicionado durar mais e você não ter de trocar o seu tão cedo!

Pinga-pinga, mau odor, filtros escuros, baixo resfriamento e aumento no consumo de energia são sinais de que seu aparelho de ar-condicionado precisa de uma manutenção urgente. De toda forma, é recomendável não deixar que esses sintomas apareçam para entrar em ação.Todo mundo sabe que achar promoção de ar condicionado não é fácil por isso, cuidar bem dele é primordial.

Para fazer o ar condicionado durar mais, a limpeza e os cuidados com o aparelho são primordiais e essenciais.

As manutenções preventivas são limpezas realizadas periodicamente nos aparelhos de ar condicionado. Como o nome já nos diz, elas têm o objetivo de prevenir futuros problemas com sua máquina, como vazamentos, quebra de peças e panes em geral. É importante dizer que mesmo sendo possível lavar o filtro do ar condicionado a qualquer horas é muito importante fazer uma limpeza profunda no aparelho no máximo de seis em seis meses.

Por que fazer?

ar durar mais

O ar condicionado não é um eletrodoméstico qualquer. Ele requer um cuidado especial. Quanto maior seu uso diário maior deve ser sua atenção com ele. Ao funcionar, seu aparelho de ar está juntando a poeira do ambiente dentro dele. O processo de formação de sujeira dentro da máquina é normal e por isso a importância da limpeza. Quando o aparelho passa muito tempo sem nenhum tipo de manutenção preventiva a sujeira tende a se acumular e entupir alguns tubos da sua máquina. Isso produz vazamento de água e diminuição da capacidade de refrigeração, além de fazer mal a saúde dos que estão no ambiente, pois a poeira será jogada de volta no ar.

Outros problemas de aparelhos sem manutenção é o enferrujamento e corrosão das peças. Vale lembrar que um ar condicionado sujo acaba forçando mais seu compressor para esfriar o ambiente e consequentemente apresenta um maior consumo de energia. Fazer a manutenção preventiva é cuidar da saúde do seu ar condicionado e da sua família ou funcionários.

Benefícios de fazer a limpeza do ar condicionado

  • Maior tempo de vida para o ar condicionado;
  • Prevenção de possíveis panes futuras;
  • Qualidade de vida para sua família ou funcionários;
  • Manutenção da capacidade de refrigeração;
  • Economia de energia.

Maior durabilidade, uso adequado

ar_condicionado.jpg

Além da rotina de limpeza, alguns cuidados fazem toda a diferença na eficiência e durabilidade do ar-condicionado.

  • Só faça a manutenção anual para limpeza completa – ou pontual em caso de defeito – com assistência autorizada da marca, pois os técnicos recebem treinamento específico.
  • Enquanto o equipamento estiver em uso, mantenha janelas fechadas e evite ao máximo a abertura de portas. Essas precauções poupam a sobrecarga do aparelho.  
  • Opte por deixar persianas ou cortinas fechadas durante o uso, para evitar entrada da luz direta do sol no ambiente e o consequente aquecimento do espaço.
  • Na praia, o cuidado deve ser redobrado: devido à maresia, o processo de corrosão do equipamento pode ser acelerado. Por isso, a manutenção periódica deve ser rigidamente seguida, bem como a frequência de limpeza.
  • Para o conforto térmico ideal, a regulagem recomendada da temperatura é de 23º C. Temperaturas mais frias exigem esforço extra do condicionador de ar e tendem a sobrecarregá-lo.    
  • Não use sprays odorizadores dentro das unidades, os produtos podem causar danos e corrosão das peças.
  • Instale aparelhos compatíveis com as dimensões do espaço a ser refrigerado. Um ar-condicionado que não seja compatível ao tamanho do ambiente pode não ter rendimento adequado e, até mesmo, ter sua vida útil reduzida.

Bom pessoal, espero que tenham curtido essas dicas ok? Se você quiser mesmo comprar um novo ar, já escrevemos um artigo aqui sobre como escolher ar condicionado que será bem útil!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

4 comentários

  • Essas Dicas são Muito importante (a Manutenção e todos os Cuidados com o Aparelho Ar-condicionado) vai Refletir no Cuidado com sua Família e evitar Problemas Respiratório pela Falta de Limpeza no Filtro e com todos esses cuidados você vai Economizar Dinheiro Excelente Conteúdo parabéns pelo site.

  • Muito obrigada pela Dica parabéns pelo site com todos esses cuidados com Ar-condicionado evitar vários Problemas como respiratório etc…
    Excelente Conteúdo parabéns pelo site.

  • Bem, a dica que eu dou é a seguinte: não usar a temperatura mais fria do que o necessário. Muitas pessoas deixam o ar condicionado na mesma temperatura porque tem preguiça de mudar. Isso gasta mais energia e desgasta o aparelho mais rápido. Eu sempre ajusto a temperatura de acordo com o clima no meu escritório.

Receba nossos artigos por e-mail:

Digite seu email:


Política de Privacidade