Guia dos Solteiros

Infiltração em casa: como lidar?

 

Infiltrações, vazamentos e goteiras são coisas que tiram a paciência de qualquer um, não é mesmo? Morando sozinho é ainda pior, pois você não pode deixar o problema pra outra pessoa resolver, tem que correr atrás e perder um precioso tempo atrás de pedreiro, síndico, etc. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de como evitar futuros transtornos para os moradores, como quebradeiras ou gastos exorbitantes, garantindo o perfeito estado das estruturas do seu edifício.

Infiltração em casa: como lidar?

Essencialmente, a água poderá ocasionar a infiltração através de três caminhos distintos: por meio de trincas e rachaduras, pelos poros do material e ainda por falhas que este material possua como, por exemplo, brocas, ninhos no concreto e fendas junto às armaduras. Os principais vilões dessas infiltrações são os vícios construtivos, ou seja, defeitos originados no próprio processo construtivo (erro de projeto ou de execução) ou adquiridos ao longo do tempo (desgastes naturais, utilização, manutenção ineficiente, agressões).

E se já ocorreu?

O primeiro passo é chamar um pedreiro de confiança. Ele pode dar uma olhada e dizer se o vazamento está vindo do apartamento de alguém, ou do seu próprio. É entendido em convenção, e inclusive juridicamente, enquanto o problema for originado do seu próprio apartamento, a responsabilidade é toda sua com os custos da obra. Uma vez que o problema detectado for no apartamento de alguém e está sendo repassado ao seu, o custo é do outro. Agora, se o problema for na transmissão, nas paredes internas, aí o custo passa a ser do condomínio.

Infiltração em casa: como lidar?

 

É de extrema mportância que o pedreiro saiba repassar as informações aos moradores e envolvidos, uma vez que nem sempre os moradores concordam entre si com este custo inesperado.

Dicas

– Se a inflitração aparecer, não fique enrolando para resolver o problema, se for protelado, este problema pode até danificar a estrutura do prédio.
– Não contrate o pedreiro por dia, prefira pagar logo pela conclusão total do serviço e jamais pague tudo antes. Infelizmente, existem muitos pedreiros enrolados por aí.
– Sempre deixe claro com os moradores tudo que está sendo feito, para evitar problemas.
– Participe das reuniões do condomínio.
– Sempre peça garantia do servíço, o pedreiro tem que garantir no mínimo 3 meses.


Se tiver mais alguma dica, deixa nos comentários 🙂

Fonte: Dig Now

3 comentários