Saiba como arrumar os móveis tendo uma sala pequena

Para muitas pessoas com sala pequena o problema não é apenas fazer o layout da mobília ficar encantador na decoração, mas sim deixar a área funcional, evitando espaços muito estreitos e apertados.

A boa notícia é que dá para ter uma pequena sala de estar linda, funcional e espaçosa, sem ficar aparecendo aqueles montes de fios e cabos no meio cômodo. Isto você perceberá durante as indicações a seguir sobre este assunto, informadas conforme manuais profissionais de decoração e arquitetura.

Arrumação de móveis em sala pequena: Manual prático

Observe as indicações abaixo e coloque pelo menos a maioria em prática para obter resultados favoráveis na organização da saleta.

Uma regra é certa, quanto menos coisas jogadas ao redor dos cômodos mais funcional se torna a sua sala pequena. Enfeites, roupas, eletrônicos, enfim, procure deixar no espaço apenas aquilo que é essencial.

Provavelmente você pensa em comprar mobília pequena para o seu apartamento pequeno, certo? Mas, tome cuidado uma vez que móveis pequeninos podem gerar uma aparência de casa de brinquedo.

Móveis no tamanho certo

Móveis na medida (fonte: westwing)

Existe um truque interessante para elevar os níveis de profundidade – colocar espelhos em pontos estratégicos para criar um efeito que tornam mais próximas as posições dos móveis.

Nas sua sala pequena você trabalha em home office? Aproveite para ser funcional ao usar a mesma mesa do trabalho para as refeições. Também é válido usar um sofá grande, seja para receber convidados ou descansar um pouco entre as atividades laborais.

O quê? Você quase sempre está em viagens para trabalhar? Então reduza o tamanho do sofá e da mesa de sua saleta.

Valorizar os cantinhos da sala pode ser uma excelente medida! Por exemplo, você pode comprar uma pequena mesa de café para colocar os seus produtos tecnológicos, desde smartphones ou tablets até produções maiores como a impressora.

Armazene produtos sazonais como árvores natalinas, vestuários de inverno, cobertores, entre outros. Este armazenamento precisa ocorrer longe do centro da sala, preferencialmente nos armários, embaixo da cama ou no porão.

Armazenamento organizado

Armazenamento do jeito certo (foto: Pinterest)

Na maioria dos casos se a sala é pequena você deve evitar excessos de elementos decorativos. Preferencialmente tente alcançar efeitos calmantes com cores claras e acessórios organizados por cor nas prateleiras ou em outros pontos.

Considere os efeitos das cores dos móveis e da decoração na sala. Veja alguns exemplos:

CoresEfeitos
BrilhantesMais sensação de espaço e de móveis maiores
PasteisCaseiro e cremoso
MadeiraRelaxamento, amigável e leve
PrataModernidade
OuroRiqueza
Tons escurosDesfoca os contornos
Sala pequena usando móveis coloridos

Saleta colorida (foto: westwing)

Puffs, estes tipos de assentos são muito mais funcionais para uma saleta do que a utilização de bancos ou cadeiras grandes. Além disto estas produções servem como uma espécie de mesa para você realizar as refeições ou algumas anotações.

Uma vez que você queira favorecer a decoração opte por mesas de café transparentes, assim como pelas cadeiras sem cores, o que de certa forma torna o ambiente menos carregado aos olhares dos convidados.

Um truque interessante para ampliar a noção de espaço é usar cortinas que sugerem a existência de outros cômodos na sua propriedade.

Sala pequena luxuosa

Sala pequena que é um luxo (foto: westwing)

O quê? Os seus livros são muito pesados e grandes ao ponto de não caberem na pequena prateleira? O jeito é empilhar as publicações para formar uma pequena torre capaz até de enobrecer o lado intelectual da decoração.

As áreas embaixo da cama ou do sofá são úteis para guardar livros grandes, roupas de cama ou vestuários de inverno. Use também as escadas, a inclinação do teto, entre outros locais.

Muitas coisas no pequeno espaço

Aproveitando o pouco espaço (foto: westwing)

A sala fica com a aparência de que possui mais um nível quando a tonalidade dos pisos é semelhante ao tom do sofá ou dos puffs. Se a cadeira representa algo indispensável à sua vida compre apenas uma unidade, a peça pode servir como complemento decorativo.

Caso a sala seja tubular você pode aproveitar para mover o maior móvel direto para a parede mais larga do ambiente.

Você pode manter as paredes longas com cores mais claras e às pequenas em tons escuros ao fim de ampliar a área visualmente. Outro conselho para a geração de profundidade é utilizar prateleiras iluminadas.

Combinação de preto com branco

Linda combinação preta e branca (foto: westwing)

De fato, luminárias de teto são melhores soluções para a iluminação se não há espaço para usar um abajur grande. Na prática até uma prateleira pode ser usada como mesa, ou, também é possível realizar o investimento no famoso criado-mudo.

Cuidado ao usar murais com muitas fotos, o que pode resultar na imagem menos confortável ao ambiente. Melhor é selecionar imagens grandes para paredes, ampliando a noção de espaço livre.

O vídeo a seguir mostra alguns conselhos extras:

Encerramos as dicas de arrumação e decorações para salas pequenas de solteiros. Graças a estas regrinhas pequenas você ganha uma sensação de grandeza com funcionalidade na saleta elegante.

Fonte da imagem destacada: adidassuperstardamen

Última atualização:

Renato Duarte Plantier
Renato Duarte Plantier

Formado em jornalismo. Publicitário. Redator de blogs informativos, entre outros. Busco sempre trazer o melhor conteúdo para o meu leitor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *