10 Dicas de como Desentupir um Vaso Sanitário

O seu vaso sanitário entupiu e você não sabe o que fazer? Então olha só as nossas dicas!

Entupimento no vaso
1 vote

Existem alguns imprevistos que podem acontecer em qualquer residência e um deles está relacionado ao entupimento do vaso sanitário.

Uma situação desagradável, mas que infelizmente todos estão propensos a ter em casa. E na verdade, quando isso acontece as chances de você ficar sem saber o que fazer são grandes.

Por isso vamos compartilhar 10 dicas infalíveis de como desentupir o vaso sanitário neste texto. As técnicas vão desde chamar uma desentupidora e até mesmo formas de se fazer o serviço em casa.

1. Use um desentupidor caseiro

Desentupidor de vaso sanitário

Desentupidor caseiro (fonte: odditymall)

A primeira coisa a qual recorremos quando vemos nosso vaso sanitário entupido é usar um desentupidor caseiro. Muitas vezes este item básico já é o suficiente para resolver o problema.

2. Bata atrás do vaso sanitário

Quando você não tiver sucesso na primeira tentativa recorra a esse truque que funciona quando o que entupiu o vaso não está preso.

Com um tênis bata na parte traseira do vaso sanitário algumas vezes. Assim, caso o item que está entupindo o vaso esteja naquela região, o item vai se deslocar e o problema será facilmente resolvido.

3. Água sanitária

Outra medida que geralmente temos em casa e usamos para limpar o banheiro é a água sanitária ou o cloro, por isso jogue pelo menos um copo do produto no vaso.

Nesse caso você vai precisar esperar de três a quatro horas para puxar a descarga, que pode resolver o problema e causar o desentupimento.

4. Vinagre e bicarbonato de sódio

Muitas pessoas recorrem a soluções bem caseiras e uma delas é diluir em um copo de água duas colheres de sopa de vinagre para duas colheres de café de bicarbonato de sódio.

Aqui também é necessário que se espere pelo menos duas horas antes de puxar a descarga e ver se o problema foi resolvido com a solução caseira.

5. Água fervente com detergente

Uma outra solução encontrada e usada como desentupimento de vaso é ferver 1 copo de água e diluir quatro colheres de sopa de detergente.

O detergente ajuda fazendo com que aquilo que está obstruindo o vaso escorregue e a água fervente ajuda a desmanchar, principalmente se o motivo do entupimento for papel higiênico.

6. Coca-Cola

Usando Coca-cola para desentupir o vaso

Desentupindo o vaso com Coca-cola (fonte: Youtube / DoUknow)

Você possivelmente já ouviu dizer que a Coca-Cola desentope o vaso sanitário e na maioria dos casos realmente a questão é resolvida.

Por isso caso você não consiga utilizar os outros produtos que mencionamos acima, uma outr a opção é jogar dois litros de Coca-Cola diretamente no vaso. O resultado será a diluição dos detritos que estão causando o entupimento.

7. Vede o ar

Muitas vezes uma desentupidora de vasos sanitários funciona de uma maneira bastante simples: puxar várias vezes a descarga cobrindo a entrada de ar do vaso.

Para isso você pode usar plástico filme, esses usados em alimentos mesmo, e cobrir todo o vaso sanitário, não deixe nenhum espaço sem cobrir.

Agora sente em cima da tampa e dê a descarga por aproximadamente 40 segundos, o ar preso vai fazer com que o desentupimento do vaso aconteça.

8. Pano de chão

Outra forma de desentupir o vaso sanitário é usando um pano de chão bem grosso. Para isso coloque uma luva e empurre o pano de chão no vaso com bastante força.

A função do pano é empurrar aquilo que está obstruindo a passagem da água e fazendo com que o vaso entupa.

9. Soda Cáustica

Deixamos essa dica em penúltimo porque deve ser feita somente se necessário e se os outros métodos não funcionaram. Afinal a soda cáustica é um produto químico que gera riscos para as pessoas.

Caso opte por usar a soda cáustica, faça uso de luvas e óculos de proteção e em hipótese alguma tenha contato direto com a mesma para evitar queimaduras.

Para usar o produto encha um balde de água e coloque duas colheres da soda. Em seguida despeje o conteúdo no vaso sanitário, deixe agir de 5 a 10 minutos e dê a descarga.

10. Chame uma desentupidora

Ligando para desentupidora

Chame uma desentupidora quando não encontrar uma solução (fonte: nearsay)

Se nenhuma das dicas acima deu certo será necessário que você chame um profissional para resolver o problema. As desentupidoras de vaso são empresas especializadas no assunto que podem facilmente ajudar você a resolver o problema.

Dicas de prevenção

Embora o entupimento de vasos aconteça com uma certa frequência, existem algumas precauções que podem ajudar a evitar que o seu vaso sanitário entupa, como por exemplo:

  • Não jogue objetos e produtos que possam causar o entupimento do vaso;
  • Absorventes íntimos devem ser descartados no lixo;
  • Nunca jogue lenços umedecidos no vaso sanitário;
  • Papel higiênico também entope o vaso, por isso deve ser jogado no lixo.

E para que o problema seja resolvido pense em colocar uma placa no vaso lembrando as pessoas de que não devem em hipótese nenhuma jogar esses objetos no vaso.

Principalmente se você recebe muitas visitas ou possui um comércio, essas medidas são necessárias para resolver o problema e não precisar desentupir o vaso com tanta frequência.

(Fonte da imagem em destaque: superterry)

Editor do blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *