Guia dos Solteiros

Saiba como fazer puff com pneus usados

Descubra agora quais são as melhores dicas para fazer um puff profissional e confortável sem precisar ter muitos gastos financeiros.

Poucas sensações no mundo são confortáveis como chegar na casa arrumada, ativar o aromatizador de ambientes, se jogar no puff e relaxar.

Mas, já parou na frente das vitrines de lojas para ver o preço de um puff novo? Custa uma verdadeira fortuna que no final das contas pode gerar desconforto para a nossa conta bancária.

Talvez você não saiba, alguns itens esquecidos em sua área de serviço, prestes a serem jogados no lixo, podem servir para desenvolver uma linda almofada decorada e confortável.

Fazendo puff com pneus
Puff sendo feito com pneu usado (Fonte: Pinterest – Amany El-Sayed)

Ao reutilizar os materiais para fazer puff você colabora para um mundo melhor ecologicamente, além de ter uma sala com mais aconchego a fim de receber as pessoas. Continue na leitura para aprender mais sobre o assunto.

Para que serve um puff/pufe?

A humanidade tem diversas utilidades para um puff (produto conhecido como “beanbag” nos Estados Unidos). Por exemplo, este pequeno objeto leve e macio pode servir também como mesa de apoio para jantar na sala pequena sem mesa grande.

De certa maneira, diversas pessoas solteiras que moram em apartamentos pequenos deixam de usar uma mesa que ocupa muito espaço para utilizar o puff (alguns chamam de pufe), pequeno e fácil de armazenar em qualquer cantinho. Agora vamos descobrir técnicas para produzir este acessório do lar.

Reúna os materiais necessários para produzir puff caseiro
Reúna os materiais necessários para produzir puff caseiro (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Lista de materiais para fazer puff com pneus

Fique de olhos atentos na listinha e use os mesmos itens que vamos apresentar abaixo:

  • Furadeira
  • Nylon de pesca
  • Cola universal
  • Parafusos
  • Porcas
  • Arruelas
  • Grampeador
  • Grampos
  • Tecido para cobrir o assento (cor e tipo você escolhe de acordo com sua preferência)
  • Espuma para enchimento
  • 1 compensado de madeira MDF em forma círculo (com as mesmas medidas dos pneus)
  • 2 pneus usados e limpos

Onde comprar os itens?

O item mais caro é a furadeira. Se você não tem uma solicite emprestado para alguém ou compre alguma em qualquer loja de construção.

Use apenas pneus usados, porque versões novas custam mais caro do que puffs de shopping. Se você quiser uma almofada grande escolha um pneu de carro ou caminhão, já para produções menores opte por opções pequenas.

O nylon de pesca e a cola universal você acha em papelarias ou lojas especialistas de pescaria. Visite uma tecidaria, este é o nome do lugar que vende tecido, como alternativa para economizar dinheiro use algo que esteja sobrando na sua casa.

Você pode fazer até os famosos puffs temáticos, desde que utilize um tecido que tenha personalização. Existem diversos exemplos de temas: Futebol, Copa do Mundo, Barbie, estrelas, entre outros.

Em lojas que vendem fantasias de carnaval você não encontrará dificuldades para achar a espuma de enchimento responsável por fornecer o conforto que todos os puffs precisam para serem considerados de qualidade 5 estrelas.

O tamanho do pneu usado determina os diâmetros do puff
O tamanho do pneu usado determina os diâmetros dos puffs (Fonte: Pexels / Pixabay)

Passo a passo para fazer puff com uso de pneus

Com todos ingredientes da lista nas suas mãos você já pode dobrar as mangas da camisa e seguir os seguintes procedimentos:

A: Coloque um pneu em cima do outro e prenda com três furos de furadeira. As distâncias entre os buracos devem ter os mesmos diâmetros.

B: Em cada um dos furos coloque um parafuso de tamanho correspondente. Depois prenda com porcas e arruelas.

C: Na sequência os pneus devem ser preenchidos por espuma. Evite pressionar em excesso ao puff não estourar no uso do dia a dia.

D: Você não deve colocar a espuma nos pneus inteiros com uma só aplicação direta. O correto é trabalhar em parte por parte (1/5 do pneu de cada vez), sempre cobrindo com tecido após cada pedaço ser espumado.

E:  Dobre as sobras de espumas para o centro e cole com cola universal.

F: Após as espumas estarem presas em parte do pneu você deve repetir o processo por cima com tecido de sua escolha, grampeando a parte interna dos pneus antes de passar para a próxima parte.

G: Quando todas as partes do pneu estiverem com espuma e tecido é necessário usar o fio de nylon para a costura interna, com objetivo de tornar o seu puff mais resistente. Você deve costurar por dentro, fazendo zigue-zague.

H: Agora é hora de preparar o assento do puff. Pegue o disco de madeira MDF na medida de seus pneus e forre a parte de cima com espuma de enchimento sólida no mesmo tamanho dos demais itens (pneu + madeira).

Para isto coloque a cola na madeira como se estivesse desenhando um espiral e grude na espuma.

I: Cubra o banco formado por madeira e espuma com uso de tecido e fixe.

J: Depois, com cola universal faça a fixação da parte de trás do disco de madeira direto ao redor do buraco no centro de seu puff. Fim do processo!

Pneus pequenos podem virar pequenas almofadas
Pneus pequenos podem virar pequenas almofadas (Fonte: ErikaWittlieb / Pixabay)

Detalhe: Você também pode fazer com apenas 1 pneu pequeno. Neste caso, ao invés de puff o que será originado é a linda almofada para o sofá da sala ou à cama do quarto. Também dá para produzir uma espécie de cama pequena aos seus animais de estimação.

Portando, para ver mais detalhes sobre como fazer puff com pneus usados recomendamos que você assista ao vídeo abaixo:

Qual cor usar no puff para decorar a casa?

Além de considerar a combinação dos tons do puff com a proposta decorativa econômica ou luxuosa da casa, você também precisa fazer uma escolha que gera certa sensação favorável ao seu estilo de vida.

Por exemplo, a cor azul acalma e pode até diminuir a depressão de morar sozinho (a). Já os tons mais vivos são energizantes, eles funcionam para você manter o vigor enquanto trabalha em home office.

Na tabela abaixo você pode aprender o significado das sensações de cada cor e assim escolher uma tonalidade ideal aos seus puffs caseiros:

CorProposta decorativa e sensação
PretoSofisticação
BrancoPaz, calma e limpeza
VioletaEspiritualidade e sofisticação
VerdeHarmonia e tranquilidade
VermelhoRomance, fortuna, poder e fama
LaranjaEnergia e calor
AmareloEnergia e estimulação
AzulCalmante e relaxante

Pronto! Agora você sabe não apenas as técnicas para produzir um puff como também a forma de escolher uma cor perfeita para a sua obra de arte reciclada. Mãos à obra porque é hora de produzir.

Fonte da imagem destacada: Hallmarkchannel / Google

Adicionar comentário