Limpeza de Final de Ano: 5 dicas práticas para organização

No final de ano é comum que as pessoas façam uma faxina completa na casa, seja pela previsão de receber convidados para o Natal ou apenas para que as coisas estejam organizadas para a volta das férias. A boa notícia é que essa tarefa pode ser muito mais fácil com algumas dicas práticas de limpeza e organização. Vamos começar?

O que vou precisar para esse Natal?

Limpeza de Final de Ano: Algumas dicas para organização

Festas de final de ano (foto: pixabay)

Antes de colocar a mão na massa e começar a organização é importante pensar no seu objetivo. Para quem pretende deixar a casa vazia nas férias, aromatizadores podem ser incluídos na lista de compras para manter a sensação de ambiente limpo por mais tempo. Agora, se você pretende receber convidados para o Natal, é possível que você queira comprar itens de decoração, alimentos e lembranças para cada pessoa.

Para economizar tempo e dinheiro, uma boa dica é consultar plataformas de catálogos online, para conhecer descontos mesmo sem um folheto impresso. Assim, você encontra preços mais baratos, seja de itens de supermercado ou nas lembranças para a família. Em catálogos de presentes da Natura (www.kimbino.com.br/natura), por exemplo, o consumidor encontra uma grande variedade de itens de cuidados pessoais, com os mais variados valores e promoções em que na compra de dois produtos, o segundo sai pela metade do preço.

Devolvendo cada coisa para seu lugar

Depois de passar no mercado e comprar tudo o que você precisa para as festas de final de ano, está na hora de arrumar a casa. Um dos itens que mais causam a impressão de sujeira em um ambiente é a desorganização. No meio da rotina é comum espalhar os objetos pelos cantos e essa atitude é a principal causadora da desordem.

Por isso, comece a separar os itens que não estão em seus lugares em cada ambiente para devolvê-los. Vale usar uma caixa para recolher todos os objetos. Por exemplo, em uma passagem pela sala e pelo banheiro recolha os itens que pertencem ao quarto e leve-os até o cômodo, e assim sucessivamente, até concluir todos os ambientes.

Limpeza pesada x limpeza leve

Nem todos os ambientes da casa vão exigir uma limpeza pesada. A dica anterior é interessante justamente por causa disso, pois com os objetos organizados fica mais fácil enxergar onde é necessário investir mais tempo e aplicar produtos mais fortes para higienização. Você vai perceber que, em locais como a sala e o quarto, uma limpeza leve já é suficiente. Na prática, isso significa que um bom aspirador e panos para tirar o pó já resolvem a situação.

E se só a organização do ambiente não for motivo suficiente para você limpar a casa, saiba que o pó e a poeira doméstica são responsáveis por reações alérgicas em 30% da população do planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados pelo portal Metrópoles (https://www.metropoles.com/saude/confira-cinco-dicas-para-evitar-alergias-no-periodo-da-seca). Para quem vai receber convidados em casa, esse cuidado à mais pode significar conforto durante a estadia.

Uma boa dica é limpar um cômodo da casa por dia, para que o processo não seja tão cansativo ou desgastante à ponto de gerar desânimo. Ainda que limpar a casa não seja a atividade mais divertida do mundo, ela pode ser menos incômoda quando dividida em etapas.

Outros reparos na casa

Tão comum quanto não manter a organização em meio à rotina é deixar reparos para serem feitos ao longo dos meses. Quando você estiver limpando os cômodos, certamente vai reparar em pequenos ajustes que precisam ser realizados, seja trocar uma lâmpada, arrumar um quadro que não está bem posicionado, trocar um interruptor, etc. Felizmente, não é difícil economizar na organização e na reforma da casa, como mostra o Portal Super Ela (https://superela.com/como-organizar-a-casa-sem-gastar-muito).

Importante: não faça reparos elétricos complexos em casa por conta própria. Caso você não saiba realizar alguma troca, especialmente quando falamos de fiação elétrica, contrate mão-de-obra especializada para não ter problemas.

Hora de enfeitar a casa

Depois que os cômodos estiverem limpos e os reparos forem concluídos, começa a etapa de enfeitar a casa com os artigos de Natal que você adquiriu na primeira fase das dicas de limpeza de final de ano.

Você pode montar um pinheirinho, colocar guirlandas na porta, enfeitar a casa com pisca-pisca ou outros elementos. A decoração não importa! Importante mesmo é estar em um ambiente agradável para celebrar este momento. Vale até colocar uma boa playlist com músicas natalinas para deixar tudo mais divertido. E claro, se esforçar para que essa faxina dure muito tempo.

Confira outras curiosidades sobre o Natal ao redor do mundo!

Infográfico = Kimbino.com.br

Última atualização:

Share
Wellington
Wellington

Responsável pelo blog, pela publicidade e estatísticas. Empresário, problogger, entre outras coisas. Nas horas vagas toca violão e administra seus 3 mil outros blogs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *