Guia dos Solteiros

Como saber se já é hora de morar sozinho?

Entenda os custos e aprenda a se planejar antes de começar a morar sozinho.

Como saber se já é hora de morar sozinho?

Chega uma hora que bate aquele desejo de morar sozinho, ter seu canto, cuidar das suas coisas, poder dormir e acordar na hora que bem quiser. Deixar a casa desarrumada (ou numa desordem que só você entenda), viajar de uma hora para outra, sem dar qualquer tipo de satisfação a ninguém. Para muita gente, essas são algumas das vantagens da tão sonhada independência.
Porém, para conquistá-la é necessário um esforço extra e muito planejamento. Antes de pensar nesta alternativa como única saída para garantir seu próprio espaço, você deve avaliar bem os prós e os contras. O objetivo deste texto não é convencer ninguém a desistir desta idéia, mas fazer com que você reflita bastante em todas as questões que cercam esta decisão.

Como saber se já é hora de morar sozinho?

O preço da Independência

Se você pensa em conquistar seu espaço e tomar suas próprias decisões, deve estar pronto para encarar este novo passo também no aspecto financeiro. Afinal, se você quer ser independente, isso também significa pagar suas próprias contas sem a ajuda dos pais.

Por conta disso, é necessário colocar tudo na ponta do lápis. Você terá condições de bancar tudo sozinho? Já parou para pensar nos custos envolvidos?

Como saber se já é hora de morar sozinho?

Antes de declarar sua independência, você terá de reservar uma quantia para isso. Afinal, além das despesas com o imóvel (seja ele comprado ou alugado), você terá os gastos com reforma (em alguns casos), móveis e eletrodomésticos. Já morando em seu novo lar, virão os custos mensais de condomínio (caso opte por apartamento), luz, água, telefone, gás, entre outros. Isso sem falar da contratação de alguém para lhe ajudar na limpeza da casa e nos cuidados com sua roupa.

Como você pode perceber, a decisão envolve planejamento. Para conseguir êxito no desafio, são necessários alguns requisitos mínimos: criatividade (para driblar as dificuldades e improvisar na economia), determinação (para seguir em frente nestes objetivos), organização (para manter sua casa e seus compromissos em ordem) e muito trabalho (afinal, é com ele que você deverá cobrir suas despesas).

Morando em república

Uma alternativa que os jovens costumam usar é a república, o meio termo entre morar sozinho e morar com os pais, onde você tem a liberdade de não ter os pais por perto, mas ao mesmo tempo, tem de dividir a casa com amigos/conhecidos, e saber administrar as contas e os relacionamentos com eles.

Como saber se já é hora de morar sozinho?

A vantagem é a divisão das contas, mas morar junto é sempre uma experiência complicada, pois cada pessoa tem suas manias e suas individualidades. Lembre-se de escolher bem as pessoas que você irá dividir o teto, senão pode acabar com um problema muito maior do que morar com os pais e ter hora pra dormir.

A importância do planejamento

No seu caso, qual a melhor opção? Cabe a você refletir sobre a melhor maneira de alcançar esta meta: morar sozinho agora ou daqui a um tempo, viajar, investir na carreira, comprar carro ou imóvel etc.

Como saber se já é hora de morar sozinho?

Antes de tudo é preciso planejamento para colocar seu objetivo no papel e traçar meios para alcançá-lo, verificando os custos, as vantagens e as desvantagens.
É importante ter a consciência de que, por mais sorte que tenha em sua vida profissional e, conseqüentemente, na financeira, você precisará se programar para isso, o que leva certo tempo. Lembre-se: uma mudança deste tipo dificilmente acontece de um dia para o outro. Boa sorte!

Como saber se já é hora de morar sozinho?


E aí? Acha que já da conta de morar sozinho(a)? Já teve alguma experiência em república? Deixa suas impressões aí nos comentários!

Fonte: Finanças Práticas

6 comentários

  • Oras, é simples xará….

    Vai até o mercado mais próximo, e na seção produtos de limpeza, achar o produto referente a limpeza de fogao!!

    kkk

  • Rógério,

    Use Veja desengordurante com esponja. Para evitar que ele suje mais, tente usar forro de alumínio. São umas folhas que cabem certinho em cada boca do fogão… http://www.zonasulatende.com.br/Produto/Forro_de_Fogao_Boreda_27cm_x_27cm_–39929

    Outra dica p’ra quem quer morar sozinho, é passar os primeiros meses sem telefone, tv por assinatura, internet, etc… É uma porcaria, mas por mais planejamento que se faça, o dinheiro nunca dá.

    Faltou no post falar sobre alimentação. Morar perto de um restaurante é sempre bom, inclusive, pode até ser mais vantajoso almoçar e jantar na rua do que fazer sua própria comida. Primeiro porque economiza tempo e segundo porque não produz lixo e louças para lavar.

  • Meninos, tenho 27 anos e moro sozinha há um ano. Já tinha morado em repúblicas quando fiz um pouco de Letras na Federal do Pará, mas ainda não é a mesma coisa porque vc ainda tem companhia todos os dias (mesmo que queira ficar só!rsrs).
    Hoje moro em um ap e sou solteira. Sou concursada numa universidade e garanto que essa vida não é fácil, mas a gente sobrevive… não ganho um real dos meus pais desde os meus 20 anos e isso me dá muito orgulho! rsrs… Tipo, posso bater no peito e dizer “eu me sustento nessa budega de mundo”! 🙂