Dica: Como economizar energia em casa

Veja essas dicas simples que podem levar a uma boa redução na conta no fim do mês.

Como economizar energia em casa
0 votes

Uma conta de energia cara é algo que ninguém curte, não é mesmo? Em tempos de aquecimento global e desenvolvimento sustentável desperdiçar energia ou não aproveitá-la corretamente chega a ser um crime.

Vamos então ensinar algumas dicas para economizar energia elétrica em uma residência, sem perder o conforto:

1 – Banho

Banho

Tomando banho (foto: medicalnewstoday)

Não demore no banho, o tempo recomendado no Brasil é de no máximo 8 minutos. Na Austrália (que é um país quase todo seco), por exemplo, existe um limite de 4 minutos por banho, e 1 banho por dia. Ligue a água, se molhe, desligue.

Só depois de se ensaboar é que você deve ligar novamente e se enxaguar, nada de ficar os 8 minutos com a água caindo sem parar, ok? Outra coisa, posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.

Você sabia que usando um chuveiro durante 30 horas por mês gastaria 135 kWh, onde a potência é 4.500 whatts? É por isso que o recomendado é utilizar sistema de aquecimento solar, pois a economia será bem maior.

A ONG Sociedade do Sol traz em seu site o download do manual ensinando como fazer o seu próprio sistema de aquecimento em casa… e tudo isso utilizando materiais com valores acessíveis.

2 – Eletrodomésticos

Eletrodomésticos

Vários eletrodomésticos (foto: greydstaging-tricor)

Geladeira

Ao contrário do que muitos pensam, a geladeira é um aparelho doméstico que consome bastante energia, assim com o ferro de passar roupas. Entretanto, para obter mais economia, procure fazer o degelo, mantenha ela limpa, evite colocar alimentos quentes, quando abrir pegue tudo que vai precisar e feche logo em seguida para evitar manter ela aberta por muito tempo.

Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio. Cheque sempre se a borracha da porta esta vedando adequadamente.

Ferro de passar roupas

Quando for passar as roupas, Junte o máximo de roupa que conseguir de uma vez. A gente recomenda que você bata a roupa ou passe a mão antes de passar o ferro, assim a utilização dele será menor.

Máquina de lavar roupas

Acumule o maior número de peças de roupa para colocar na máquina de lavar. Use a capacidade máxima determinada pelo fabricante da lavadora. Utilize a quantidade adequada de sabão, para não repetir a operação de enxague. Se lavadora de roupas tiver 1.500 W, e ficar ligada durante 15 horas, gastará, em um mês, 22,5 kWh.

Resolveu lavar as roupas na máquina? Junte o muitas roupas de uma vez (claro que é preciso sempre usar máximo de quilos recomendado pelo fabricante da lavadora de roupas). Coloque a quantidade correta de sabão, assim não vai ser preciso repetir todo o processo. Sabia que se uma máquina de lavar ficar ligada por 15 horas, suponto que ele tem 1.500 Watts, gastará no mês incríveis 22.5 kWh?

Forno de Microondas

Quando  o assunto é forno microondas, sugerimos sempre fogão a gás, pois um microondas comum gasta em média 19,5 kWh, supondo que você use 15 horas por mês.

3 – Aparelhos eletrônicos

Aparelhos eletrônicos

Ar condicionado (foto: snapdeal)

Os transformadores de tensão são aparelhos que consomem energia mesmo sem estarem sendo usados. Portanto retire-os das tomadas logo após utilizar.

Standby

Os aparelhos em modo standby também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso. Não é somente a “luzinha” do relógio que gasta a energia. Se alguém falar que você é pão duro, pergunte se ele (a) quer pagar sua conta.

Aparelho de TV

Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir. Use o modo Sleep se você costuma dormir assistindo.

Se quiser gastar menos energia, a nossa dica é usar televisores de LCD. A média de potência para uma TV de 20 polegadas é de 55 Watts. Caso utilize uma média de 90 horas/mês, gastará 4,9 kWh apenas.

Ar condicionado

Se você deseja realmente economizar, evite utilizar o ar condicionado quando não for realmente necessário. Uma boa opção é usar o ventilador de vez em quando, além do mais, aproveite o vento natural das janelas.

O ar condicionado é um dos aparelhos que mais gastam energia, portanto fique longe dele se quiser ter economizar de verdade. Outro detalhe importante: Quanto mais BTUs ele tiver, mais ele irá consumir energia elétrica.

Secador de cabelo

Não parece, mas o secador de cabelo pode ter um consumo de energia bastante elevado. Para você ter ideia, usando ele durante 15 horas mensais, consumirá 15 kWh, caso ele seja um secador tradicional com potência de 1.000 W.

4 – Lâmpada fluorescente

Lâmpada fluorescente

Tipos de lâmpadas mais econômicas (foto: solarpanelfresno)

Lâmpadas fluorescentes menores (compactadas) representa uma média de economia de 80%, em relação as lâmpadas incandescentes maiores. Apesar das lâmpadas mais compactas serem mais caras, elas duram uma média de 10 mil horas, enquanto as lâmpadas normais duram em média apenas mil horas de uso.


E aí, gente? Curtiram as dicas de economia? Conhece mais alguma? Divide com a gente aí nos comentários a seguir!

Foto destacada: sydenergy

Editor do blog.

6 Comments

  1. Barbara Lassance Réplica

    Para conferir se a borracha da geladeira está ok, coloque uma folha de papel entre a porta e feche-a. Puxe a folha, se ela sair facilmente é sinal de que a borracha não está vedando corretamente e deve ser trocada.

    Outra dica é usar lâmpadas de led. Elas iluminam mais, gastam menos energia e tem duração superior às fluorescentes.

  2. dj Will Réplica

    E o Computador queria saber se gasta muitos kWh. por mes pois meus pais me enchem o saco falando que o pc tá ligado e blablabla… e que a conta vai vir super alta implicam pra caramba com um hometheater que tenho ligado no PC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *