Guia dos Solteiros

Como evitar a bagunça morando sozinho? É possível?

Será que todo mundo que mora sozinho é bagunceiro? Veja como mudar isso!

Todo mundo sabe que pessoas solteiras morando sozinhas e casa limpa e organizada, não são coisas que costumam estarem presentes na mesma frase. E com certeza se você é uma dessas pessoas, sabe como é difícil deixar tudo ajeitado, até porque, quem mora sozinho não tem ninguém no ouvido reclamando da roupa jogada ou do lixo que não foi jogado fora quando deveria. Por isso, nada mais legal do que darmos algumas dicas e mostrarmos que não é bem assim e que com certeza dá pra termos tudo organizado em nossas casas, sem sofrimento. Vamos à elas? Hey ho, let’s go!

Estabeleça uma Rotina


É importante estabelecer uma rotina. É de grande ajuda definir quais tarefas serão executadas diariamente, e semanalmente. Ser metódico (a) quanto a esse planejamento vai simplificar a rotina e estabilizar a ordem geral da casa. Tenha um lugar onde sempre ficam os chinelos, um local que ficam as chaves, enfim, ter uma rotina de onde fica cada coisa facilita e muito sua organização.

Atenção com as estantes

Deixe as estantes em ordem! Equipamentos eletrônicos como TV, DVD e som não são estantes. Então, nada de colocar toalhas (molhadas principalmente) e vasinhos em cima deles diminui sua vida útil. Fora que como eles não tem pontos de apoio (já que NÃO são estantes) os objetos costumam cair deles e ficarem no chão. E como todos nós sabemos, podem ficar lá por dias, só aumentando a bagunça, hehehe.

Além disso, descarte alguns enfeites delas. Você não precisa expor todos os enfeites que ganha, selecione só aqueles de que mais gosta. O excesso de miudezas acumula pó e dificulta a limpeza.

Diga adeus a objetos que estão sobrando

Pois é. Ter espaço sobrando não implica em ter que manter o objeto, sim? Além disso, quanto mais objetos mais há necessidade de se preocupar com limpeza e arrumação. Você está mesmo disposto a investir tanto tempo de sua vida apenas nisso? Venda, faça um bazar, ou siga a próxima dica.

Pratique o desapego e doe!

Livros, roupas, objetos que estão desatualizados, desbotados, quebrado ou de outra forma inutilizáveis, muitas vezes podem ser objetos de doação. Se você não quiser mais essas peças, e não conhece ninguém que queira, doe. Você estará liberando o seu espaço, e ainda fazendo o bem!

Abra sua correspondência perto da lixeira

Algo simples e fácil de fazer. Não deixe sua correspondência na mesa da sala de jantar ou do escritório, onde logicamente ela vai ficar amontoada. Abra suas cartas, assim que recebê-las, e livre-se das propagandas, envelopes, e malas-direta imediatamente.

E para finalizar….

Sua casa não ficou bagunçada assim da noite para o dia. Vá aos poucos. Não adianta pirar na organização e depois “voltar ao normal”. Tudo faz parte de um processo que vira hábito. Não sabe por onde começar? Marque 15 minutos no timer (você pode usar o alarme do celular ou um despertador também), pegue uma sacola de plástico e ande pela casa, recolhendo o que for lixo: embalagens vazias, propagandas, papéis espalhados, folhetos, enfim, tralha no geral. É assim que você deve começar e esse hábito deve ser mantido diariamente, pois a tralha nunca acaba. Sempre compramos coisas novas que geram embalagens vazias e mais lixo. Comprar
menos ajuda também, é claro.


E você? Como organiza sua casa? Conta pra gente nos comentários!

Fonte: Nina, Estrutural Brasil e Vida Organizada.

Como evitar a bagunça morando sozinho? É possível?
5 (100%) 3 votes

2 comentários