Chega uma hora na vida de quem mora sozinho, que os lençóis já estão todos rasgados, manchados e só servem como pano de chão. É chegada a fatídica hora de comprar lençóis novos. Mas, para quem é solteiro e não tem quem possa ajudar, essa é uma tarefa um pouco complicada. Afinal, você está escolhendo algo que fará parte de uma das melhores horas do dia: a hora de dormir, hehehe.
Veja bem no que você deve prestar atenção antes de comprar seu novo lençol:
Número de fios
Um bom lençol deve ser 100% algodão. Mas e o número de fios por polegadas? Qual a importância e o benefício na prática?
A quantidade de fios tecidos por polegada define a maciez e a durabilidade do seu lençol. Para garantir o seu conforto, os melhores produtos tem no mínimo 200 fios por polegada. Um lençol com 200 a 220 fios por polegada é considerado muito bom e se tornou símbolo de elegância e bem viver. Com 230 a 300 fios por polegada temos um produto excelente, com toque extremamente macio e especial. Lençóis com 600 fios têm uma inigualável textura acetinada e nobre. Logicamente, quanto mais fios, maior o preço. Mas aí chega a hora de você avaliar o quanto pode pagar por este conforto.
Tamanho
O tamanho do lençol está relacionado às medidas da cama. São eles:
1,40m – Lençol tamanho Standard
1,60m – Lençol tamanho Queen Size (também conhecido como “cama de viúva”)
1,80m – Lençol tamanho King Size
2,00m – Lençol tamanho Super King Size
Tecidos
Lençóis especiais podem ser confeccionados de muitas maneiras, mas as principais e mais usuais resultam em tecidos como percal, acetinado, adamascado e jacquard.
Percal
A trama do percal é plana, simples, extremamente durável e a base perfeita para lençóis com bordados ou com desenhos. No percal os desenhos ficam mais nítidos e claros.
Acetinado
Na trama do acetinado os fios flutuam na superfície do tecido. Os acetinados são sempre confeccionados com o nobre algodão egípcio, tem uma textura muito macia, são encorpados e luxuosos.
Adamascados e Jacquard
A trama do Jacquard é feita em um tear especial. O tear de jacquard foi inventado no século XVI, permitindo que o desenho fosse incorporado ao tecido e não impresso. Hoje, máquinas especiais computadorizadas geram belas tramas e desenhos.
E aí? Curtiu a dica? Espero ter ajudado a você ter um sono mais tranquilo! Comenta aí como foram suas compras!
Fonte: Mundo do Enxoval