Morar sozinho é desejo de muitas pessoas. Mas, um dos motivos que faz com que muitas acabem não realizando isso tão cedo, se encontra nos valores que isso pode custar. Mas, afinal, quanto custa morar sozinho? Que tal descobrir com essa leitura?
O primeiro passo a ser pensado/entendido é se você vai morar sozinho em um lugar alugado ou comprará um imóvel. Sim, essa é sem dúvidas a parte mais relevante e você entenderá agora o motivo. Quando a pessoa decide sair da casa dos pais, por exemplo, para morar sozinho(a), ela passa a ter despesas que não estava habituado(a). Por isso, caso comece a pagar aluguel, as chances de conseguir guardar dinheiro para futuramente comprar o seu próprio imóvel, são menores. Pois, as despesas cresceram.
Uma dica é encontrar um apartamento/casa para alugar, que não seja tão caro(a). Pode ser por ser menor ou não tão centralizada. Lembre-se que o dinheiro do aluguel é um dinheiro que não voltará para você, por isso, pagar tão caro não compensa. Pense que, além do aluguel, outras despesas acabam vindo junto. Como, por exemplo, internet, alimentação, se for prédio, tem condomínio. Enfim, gastos não faltam em meio à mudança. Dessa forma, quanto mais conseguir economizar no aluguel, melhor.
Leia também dicas para comprar um carro: conheça todas!
Já se o seu objetivo for comprar um imóvel e não tiver todo o valor, uma possibilidade bem interessante é comprar na planta. A entrada pode ser parcelada e depois, o resto, financiado. E pronto. Vai pagar parcela? Vai. Mas, de algo que depois, será seu. Então, quando o assunto é: quanto custa morar sozinha, há variações.
Mais sobre quanto custa morar sozinho?
Ainda sobre quanto custa morar sozinho, há mais detalhes a serem pensados quando o assunto é a preparação. Isso porque, os valores podem variar bastante se o imóvel já for mobiliado ou ainda, se você tiver que mobiliá-lo. Inclusive, os aluguéis costumam ser bem mais caros para apartamentos que ja se encontram prontos para morar. É preciso colocar esses valores na ponta do lápis também. Por exemplo: digamos que você pense em ficar no espaço por dois anos, 24 meses. E o aluguel do local mobiliado é trezentos reais mais caro. Em dois anos, serão sete mil e duzentos reais a mais. Com esse valor, talvez você conseguisse comprar os utensílios e depois, eles seriam seus, não é mesmo? Mas, é claro que, são apenas suposições, uma vez que, cada pessoa possui a sua realidade e só ela poderia comentar como seria.
Lembre-se ainda que tudo inclui custos. Desde o caminhão da mudança, até comprar tudo que faltará para o espaço. Por isso, a dica é se organizar financeiramente primeiro e ter uma reserva, caso precise. Lembre ainda que alguns lugares podem exigir um avalista ou algo do tipo. Por isso, ter alguém que possa fazer esse favor para você, será bem importante. Mas, o nome da pessoa estará envolvido na ideia, então, nada de deixar de cumprir os pagamentos e afins.