Guia dos Solteiros

Como escolher faqueiro e talheres

Uma coisa que os solteiros não costumam pensar muito é na qualidade dos seus talheres. Se você vai iniciar uma nova etapa da vida em uma nova casa, seja por causa de um casamento ou porque simplesmente você decidiu que era a hora de morar sozinho, nada melhor do que talheres novinhos, não é mesmo?

Material

Primeiramente devemos saber que o material escolhido para os seus talheres novos devem ser de qualidade. De nada adianta ter talheres novos lindos que em pouco tempo irão estragar, não é mesmo? Portanto prefira materiais como o aço inoxidável, que não gruda cheiro e nem gosto. Também conhecido como aço-cromo, tem um brilho levemente azulado e por ter em sua composição, além da liga de aço, 13%, 15% ou 17% de cromo, não mancha.

Outra opção, um pouco mais cara, é a de aço cromo-níquel. Esses costumam ter 18% de cromo e até 10% de níquel em sua composição. Por causa do níquel presente, esse talher constuma ter um brilho levemente amarelado e é extremamente resistente à corrosão, portanto perfeito para quem quer usar o lava-louças regularmente.

Peso e detalhes

Talheres mais pesados costumam ter desenhos e firulas bonitas, mas na maioria das vezes um talher leve é muito melhor para a praticidade do dia a dia. Imagine, além de comer com aqueles talheres super pesados, você ainda vai precisar lavá-los. É importante sempre pensar na hora de lavá-los, principalmente para que você não cometa o erro de escolher algum talher tão rebuscado que seja difícil remover a sujeira dele.

colher

Formato

É importante pensar que o seu talher precisa ser prático e útil, encaixar na sua mão de forma que não fique deslizando e nem que fique te incomodando.

Corte da faca

De nada adianta uma faca maravilhosa, se você não consegue cortar nada com ela. A não ser que ela tenha um uso específico (faca de manteiga ou faca de peixe, por exemplo), o ideal é que a sua faca nova corte carne muito bem. Mas se ainda assim você quer um faqueiro que tenha aquelas facas que não são de nada, uma outra opção é comprar facas específicas para corte de carne, e assim você terá a opção quando for fazer um bife, por exemplo, e pode deixar a faca sem corte para comer algo que não precise cortar, como um risotto.
Veja aqui alguns exemplos de talheres que são bons ou ruins para o uso diário:

talheres_230709

Repare no formato do cabo: provavelmente uma mão grande terá dificuldade de segurar o cabo desse garfo, não acha?

 

talheres-natural-low

O cabo feito de madeira pode vir a estragar rápido, caso a madeira não seja muito bem selada.

 

Talheres-Dourados

Cuidado com os talheres dourados: se não forem de ouro podem corroer mais fácil e aí além de ficarem feios, podem deixar gosto na comida.

 

conjunto-2-talheres-para-servir-epoxy-prestige-10141-1

Nada menos chique que diamantes com resto de feijão grudado neles.

 

talheres-de-porcelana-de-meissssesn-cerca-1880

Que formato horrível para comer. Além disso, talheres de porcelana correm um risco enorme de quebrarem.

 

talheres

Imagina cortar um filé com isso, gente.

 

talheres-de-ouro-06

Se você quer muito um talher dourado, esteja preparado para abrir o bolso e comprar um de ouro. Também não vejo como uma opção ideal, pois ouro arranha facilmente.

 

324417GG

Agora sim. Cabos lisos e leves, garfos com pontas decentes e… poxa vida, só a faca que poderia ter uma lâmina de corte um pouco maior, né? Mas já está muito melhor do que as opções anteriores.

 

1030_-_faqueiro_em_a_o_inox_cabo_frio_talheres_de_mesa_e_sobremesa_

Essa faca não parece ter um corte muito bom, mas viram como linhas simples podem dar um efeito nos talheres?

 

talheres-de-ouro-6

 

Muitas vezes, detalhes delicados são muito melhores do que talheres muito rebuscados. Menos é mais, gente.
Deixa para rebuscar no ambiente, certo?

 


Espero que tenha ajudado você a definir melhor os talheres ideais para sua casa nova. Tem outras dicas? Deixe nos comentários!

 

0/5 (0 Reviews)

1 comentário